sábado, 9 de maio de 2015

Capítulo Geral da Ordem - Conselhos Evangélicos e Abnegação Evangélica


Hoje, sábado, começamos nossa jornada debaixo da proteção de Maria, nossa Mãe, com a celebração da Eucaristia, presidida desta vez pelo definidor geral, o Frei Robert Paul, ocd, e animada pelo grupo de língua francesa. Concelebraram os Freis Roeland Van Meerssche, Paul de Bois (Flandes) e Makhoul Farha (Líbano).
Já na reunião capitular, após a leitura de um texto de Santa Madre, e depois de felicitar ao Frei Ariadys José Pascual, do Comissariado do Caribe, por seu aniversário, entramos nos trabalhos próprios do Capítulo, primeiro pelas mãos de Frei Daniel Chowning (que apresentou a síntese do trabalho realizado pelos grupos geográfico-linguísticos na tarde de ontem) e, depois, com apresentação do tema de hoje: “Os Conselhos Evangélicos e a Abnegação Evangélica em nossas Constituições”, a cargo do Frei Javier Mena (Caribe), membro da comissão de preparação ao Capítulo.
O Frei Javier, partindo daquela máxima que nos deixou a Santa no princípio do Caminho de Perfeição [“seguir os conselhos evangélicos com toda a perfeição que eu pudesse e procurar que estas poucas que estão aqui fizessem o mesmo” – (Caminho 1, 2)], recolhendo a mais sadia e autêntica tradição carmelitana e as indicações mais recentes do Magistério da Igreja, nos ajudou a reler e aprofundar estes elementos que afetam o núcleo de nossa identidade de religiosos carmelitas, interpelados hoje claramente por novos contextos e desafiados a dar uma resposta sempre renovada.
Depois de uma manhã intensa: a refeição (almoço) às 14h e os trabalhos de grupo a partir das 16h, nos juntamos de novo na Capela às 20h para dar graças ao Senhor pelo dia vivido através da oração das Vésperas e a oração.
Amanhã, domingo, dia do Senhor, está prevista uma excursão (opcional) a Alba de Tormes e Duruelo (para a qual já se inscreveu um bom grupo de capitulares). Será um dia de descanso para retomar com energia os trabalhos na segunda feira.
Continuem todos rezando por nós. Obrigado pelo apoio de suas preces. 

























Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...