terça-feira, 19 de maio de 2015

Capítulo Geral da Ordem - O Governo da Ordem e a Formação na OCD (17º dia de Capítulo).


Após a celebração Eucarística e a oração das Laudes, a jornada na sala capitular começou com a profissão de fé do novo Vigário Geral da Ordem, Frei Agustí Borrell, ocd, que se incorporou ao capítulo no dia de hoje (ele não era frade capitular, porém, foi eleito I Definidor e, portanto, Vigário Geral, durante a eleição dos novos definidores*). Frei Agustí pertence à recém criada província Ibérica e foi durante dois triênios provincial da extinta província da Catalunha e Baleares.
Posteriormente, iniciou-se um diálogo moderado pelo Frei Daniel Chowning sobre a formação na OCD. Neste sentido, dialogou-se sobre a importância das primeiras etapas formativas, bem como da necessidade de cuidar da formação contínua. No diálogo intervieram cerca de uns vinte capitulares que também trouxeram sugestões relativas aos centros educativos dependentes da Casa Geral.
Após um intervalo de descanso, tomou a palavra o Geral da Ordem. Frei Savério Cannistrà, para realizar uma profunda análise sobre os números das Constituições que falam do Governo da Ordem. Cabe destacar que, dentro das Constituições, esses números são os mais numerosos.
Para sua intervenção, Frei Savério baseou-se nas Constituições da Ordem dos Carmelitas Descalços, OCD, nos decretos especiais de 68, no Direito Canônico e em sua própria experiência de governo durante os últimos seis anos.
Pela tarde, os capitulares reuniram-se por áreas geográficas para dialogar sobre as sugestões apresentadas pelo Frei Savério.

*Nota do tradutor

Comentário do tradutor:

É... Meus irmãos e irmãs. Aqui vemos o quanto é importante um Capítulo Geral da Ordem e como devemos rezar e suplicar ao Senhor luzes para nossos frades capitulares. Os problemas, questionamentos e sugestões são muitos e eles verdadeiramente precisam que o Espírito Santo de Deus derrame em todos, principalmente no Padre Geral e seus Definidores os dons de sabedoria, de discernimento, de fortaleza e de prudência para que as decisões sejam acertadas e de acordo com as necessidades atuais da Ordem. Continuemos em oração. 






No destaque, Frei Agustí Borrell, I Definidor Geral e Vigário Geral da Ordem. Um pouco atrás,
nosso estimado Frei Patrício Sciadini, ocd. 

Frei Agustí profere a Profissão de Fé. 




Vários frades capitulares fizeram perguntas e apresentaram sugestões ao tema: A Formação na
OCD. 

Vinde, Espírito Santo! Derramai sobre esses homens vossos Sete Dons e vossa Luz!
Por intercessão da Sempre Virgem Maria, Rainha e Formosura do Carmelo, e de Santa Madre
Teresa de Jesus e Santo Padre João da Cruz. Amém. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...