quarta-feira, 20 de maio de 2015

Capítulo Geral da Ordem. Visita do Secretário da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Lema: "Rumo ao futuro, com esperança".


Na jornada de hoje, o Capítulo Geral contou com a presença do Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Dom José Rodríguez Carballo, que apresentou em primeiro lugar um panorama geral sobre a situação da vida religiosa.
Neste sentido, detalhou os principais desafios da vida religiosa à luz do magistério de São João Paulo II, do Papa Emérito Bento XVI e do Papa Francisco. Ademais, expôs as problemáticas comuns que tem as distintas congregações religiosas e detalhou algumas possíveis soluções.
Dom José Rodríguez Carballo insistiu na importância do discernimento da vocação e na formação inicial e contínua. Também indicou alguns problemas que provoca a diminuição das vocações.
Mudando o assunto para outra direção, Dom Carballo animou aos capitulares e às irmãs presentes a olhar o futuro com otimismo, senão com esperança.
Ao mesmo tempo, ele ressaltou a necessidade e a importância da vida comunitária e a fraternidade entre os frades e freiras da ordem.
Finalmente, Dom José Rodríguez Carballo recordou que a vida religiosa segue fazendo testemunhos de santidade e martírio que são a maior prova de sua vitalidade.

Após a intervenção do Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, abriu-se um diálogo na sala capitular no qual participaram os frades e as monjas presentes. 



Santa Missa presidida pelo ilustre visitante e palestrante: Dom José Rodríguez Carballo. 











Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...