terça-feira, 5 de maio de 2015

Capítulo Geral - Informe do Frei Savério Cannistrà



Novamente com vocês para compartilhar a jornada capitulada do dia de hoje.
A Eucaristia, a oração das laudes e toda a parte litúrgica foi confiada ao grupo latinoamericano. Celebramos a missa votiva a São João da Cruz, presidida por Fr. Marcos Juchem (Brasil) e concelebrada pelos Freis Gonzalo Zapata (Colômbia) e Ricardo Pérez (México).
Frei Ricardo, em suas palavras que nos dirigiu durante a homilia, nos recordou o valor que necessita hoje todo cristão para viver como tal e saber transmitir com a vida os valores do Evangelho. É certo que nem sempre é fácil e ainda mais em nossos tempos, porém a mensagem de São João da Cruz é essa luz que nos ensina a travessar com valentia as noites de nossa vida, de nossa fé e de nossa sociedade, para não cessar de avançar para esse encontro com Aquele que nos chamou.
No começo da jornada, e também ao final da refeição, festejamos com carinho o aniversário de nosso irmão Fr. Josep Flamparayil, provincial da Província de Malabar ( Índia).
Ás dez da manha, em uma aula capitular, foi iniciada a primeira sessão do capítulo, com o informe do Padre Geral Frei Savério Cannistrà, sobre o estado da Ordem, que ocupou praticamente toda a manhã e que foi estruturada em três partes: 1) a primeira parte apresentou o caminho percorrido durante estes anos pelo governo central da Ordem; 2) na segunda centralizou na situação na qual nos encontramos deste nossa experiência e 3) por fim, deu algumas indicações e perspectivas sobre as quais se convém caminhar, também à luz do que os frades capitulares abordarão nestes dias.
Frei Savério agradeceu a confiança que a Ordem lhe depositou durante estes seis anos em cujo cargo lhe fez experimentar o sentido de família, com a possibilidade de viver em todo momento a vida fraterna, as alegrias, as esperanças e a ilusão, como também naturalmente compartilhando penas, tristezas e sofrimentos próprios de toda família.
Chegado o momento dos relatórios na sala, alguns capitulares agradeceram ao frei Savério seu informe, pela clareza e sinceridade em tudo o que foi exposto, e por deixar esse caminho aberto à esperança que tem que nos animar a caminhar juntos como Ordem.
Pela tarde, estava prevista, a partir das 16:00 horas a reunião por grupos geográficos-linguísticos, onde cada grupo poderia falar sobre o exposto pelo padre gera, dando também a oportunidade de ir falando de forma pormenorizada sobre a eleição do Geral no próximo dia 07 de maio.

Fonte: 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...