quarta-feira, 1 de julho de 2015

Escultura de Santa Teresa em Assunção no Paraguai.


30 de junho 2015 (Communicationes).- Como recordação das celebrações do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, a família teresiana em Paraguai realizou e segue realizando numerosas atividades para celebrar o dom de Teresa de Jesus para a nossa Igreja Católica e para toda a humanidade.
A Equipe de planificação dos festejos do V Centenário em Paraguai teve a ideia de embelezar o passeio central da Avenida Santa Teresa da nossa cidade Capital, que leva precisamente o nome da nossa Santa, com um monumento comemorativo dos 500 anos do seu Nascimento, e que também possa demonstrar o carinho e admiração que o povo de Paraguai tem por Santa Teresa, conhecida e reconhecida em todo o mundo como uma mulher extraordinária.
Com estes desejos foram iniciados diálogos com a Municipalidade de Assunção; desde o princípio o nosso Município propiciou esta iniciativa e com o seu beneplácito encomendou-se tarefa de elaborar uma escultura às filhas de Santa Teresa de Jesus: as Carmelitas Descalças e mais concretamente à comunidade de Madres Carmelitas de Encarnação – Paraguai.
A imagem de Santa Teresa, que em princípio tardaria aproximadamente em 2 meses a realizar-se, foi terminada em apenas 15 árduos dias de trabalho artesanal. Com efeito, esta Escultura está feita à mão por uma irmã carmelita descalça. Pesa cerca de 600 quilos e mede 2, 04 metros de altura por 1,0 metro de largura. A sua estrutura é de ferro e cimento, e finamente acabada com uma pintura branca para exteriores.
Esta imagem mostra o amor de Teresa por Jesus ao suster na sua mão esquerda a Cruz Redentora do Senhor, e esta muito perto do seu coração. Na sua mão direita possui um bastão ou báculo em referencia às caminhadas da Santa de Ávila pelos caminhos de Castela e Andaluzia fundando mosteiros, mas também em sinal de uma autêntica fé cristã que nunca se fecha em si mesma mas que é partilhada e contagiada aos outros.
Trata-se pois de uma obra que apresenta a Teresa enamorada, missionária e andarilha. A Escultura também denota um certo sorriso, porque só em Deus se encontra a plena alegria e desta alegria Teresa de Jesus também foi testemunha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...