sexta-feira, 10 de julho de 2015

I Congresso dos Colégios dos Carmelitas Descalços.


I Congresso de Educadores de Colégios dos Carmelitas Descalços na Espanha no CITES, em Ávila.


9/07/2015 (Communicationes) – No marco do V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, os cinco centros educativos regidos pelos Carmelitas Descalços da Espanha celebraram em Ávila, de 29/06 a 02/07, um Congresso educativo e pastoral sob o tema “Ya es tiempo de caminar”.
O Congresso tinha como objetivos conhecer a espiritualidade teresiana, aprofundar o caminho da interioridade à luz de Santa Teresa e da espiritualidade do Carmelo, compartilhar experiências em inovação educativa e convocar todos os docentes dos cinco colégios para estreitar laços de comunhão e fraternidade a partir do Proyecto Educativo Institucional, elaborado pelos diretores e equipes dirigentes dos centros educativos.

As conferências que marcaram o Congresso foram:
1.    “A escola de Teresa, uma escola com coração” (Carmen Pellicer),
2.    “Teresa de Jesus, comunicadora e mestra” (Salvador Ros),
3.    “O estilo teresiano de educar” (Fernando Donaire),
4.    “Não façamos torres sem fundamento: transmitir a fé a partir da vida” (María Ángeles López Romera),
5.    “Como criar uma cultura de interioridade em nossos centros” (Juan Manuel Alarcón) e
6.    “A bússola da interioridade” (Joseph Otón)


     A partir desses temas abordados, esboçaram-se os caminhos da interioridade e da espiritualidade teresiana.
As comunicações do Congresso, preparadas pelos próprios educadores dos colégios, ajudaram a intercambiam boas práticas educativas no caminho da inovação educativa e pastoral.
Durante os dias do Congresso não faltaram a oração e a Eucaristia como lugares de encontro com o Deus da Vida, que nos convida a ser cada dia mais autênticos, fiéis e doados. E a presença dos superiores provinciais, que alentaram e apoiaram essa iniciativa do Carmelo Descalço Ibérico: Padres Miguel Márquez, Juan Aristondo, Pedro Tomás Navajas e Agustí Borrell (vigário-geral da Ordem).
Cento e oitenta educadores tiveram a oportunidade de conviver por três dias no CITES de Ávila, em um encontro histórico por ser o primeiro dessa magnitude. Um Congresso que consolidou as bases de uma renovação educativa e pastoral necessária para responder às demandas que a sociedade pede à escola católica.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...