quarta-feira, 1 de julho de 2015

"O Carmelo Descalço em Imagens" - Exposição Fotográfica que percorrerá a Espanha.


30 de junho 2015 (Communicationes).- “O Carmelo Descalço em imagens” é uma exposição composta por 60 imagens que abarcam desde finais do século XIX até meados do século XX e combinam lugares e momentos chave da história desta ordem religiosa.
A amostra divide-se em quatro pontos nos quais se narra a história da Ordem desde o seu início no Monte Carmelo, Santa Teresa de Jesus e a sua reforma, a vida quotidiana de frades e monjas da Ordem e os trabalhos nas missões.
A exposição tem como finalidade apresentar à sociedade o trabalho dos carmelitas descalços em particular, através da fotografia como garantia da memória.
As fotografias escolhidas provêm do Arquivo da Ordem na Casa Generalícia de Roma. Estas fotografias foram digitalizadas e restauradas por Matias García Posadas, professor de retoque fotográfico no Centro de Estudos Superiores de Madrid.
Entre elas, destaca uma fotografia de princípios do século da célebre escultura do Êxtase de Bernini, assim como uma imagem de uma procissão marítima na Índia.
Todas as fotografias são originais e foram tratadas e protegidas para assegurar a conservação das peças durante o itinerário.
A fotografia eleita para o cartaz é um retrato realizado na Índia no ano 1922 do Padre Serápio da Ressurreição. Foi um padre carmelita de Álava que desde que se ordenou sacerdote trabalhou nas missões na Índia. A imagem foi escolhida como cartaz em homenagem ao trabalho das missões carmelitas em todo o mundo.

Como recordação da atividade, ficará um livro catálogo que conta com uma cronologia e uma biografia realizadas pelo comissário da exposição e arquivista da Ordem, o P. Óscar Aparício.


Pequena amostra das fotos da exposição:

Frei Serápio da Ressurreição, missionário na Índia, em 1922. 

Monjas fundando (e construindo) um mosteiro. 

Belos sinos a serem colocados na capela de uma fundação. 

Missionários carmelitanos chegaram a lugares ermos e até mesmo inóspitos.
"Levar o Evangelho a todas as nações e pregá-lo a todas as criaturas". 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...