domingo, 6 de setembro de 2015

1º Dia – Fórum 500 anos de Santa Teresa de Jesus – Aparecida-SP




Finalmente chegaram os dias de nosso tão esperado Fórum STJ 500. Estamos muito felizes e emocionados, como batem depressa os nossos corações!












Aqui estamos, viemos dos quatro cantos do Brasil, por causa de uma pessoa maravilhosa! Não há ninguém aqui que não admire e não ame a grande Teresa de Jesus, que nós carmelitas descalços chamamos de “Santa Madre”.

Essa mulher não foi esquecida. Está viva, vivíssima! Teresa vive não somente no Céu, ao lado de Jesus, de Maria e de seu amado São José, mas no coração e na vida de cada um de seus filhos e filhas aqui presentes, que estão espalhados pelo mundo inteiro! Sua mensagem é atual, atualíssima! Sua voz se faz ouvir ainda hoje e não cansamos e ouvi-la falar.







Passamos cinco anos “ouvindo” de novo a voz de nossa mãe Teresa quando lemos e estudamos o Livro da Vida, o Caminho de Perfeição, o livro das Fundações, o Castelo Interior e suas maravilhosas Cartas!

De forma concreta, a abertura oficial se deu por meio da celebração da Santa Missa presidida por Frei Patrício Sciadini, OCD.


























O evento foi apresentado pelo casal Danielle Meirelles e Giovani Mendes, membros da OCDS de Fortaleza-Ce.








Depois da Santa Missa, iniciamos o ciclo de palestras com nosso amado Frei Patrício Sciadini, ocd, cujo tema foi: Santa Teresa, fundadora e missionária.  





Frei Patrício Sciadini é italiano, mas gosta de dizer que também é brasileiro e, como é missionário no Egito há alguns anos, também já se considera “egípcio”. Gosta de “vestir a camisa” do país onde vive e onde testemunha Jesus Cristo, a Igreja e o Carmelo Teresiano.






Nasceu em Arezzo, Itália, em março de 1945. Ingressou na Ordem e fez sua Profissão foi em fevereiro de 1969. Ordenou-se Sacerdote e veio para o Brasil em 1973, onde desenvolveu seu apostolado em diversos lugares. Foi formador, Prior, Provincial, é conferencista e escritor, com dezenas de títulos publicados no Brasil e exterior. Foi diretor das “Edições Carmelitanas”, divulgando a espiritualidade carmelitana por todo o Brasil com seus artigos em diversos jornais, revistas e livros publicados por diversas editoras. Em 2010, foi convidado pelo Padre Geral da Ordem para ir em missão ao Cairo, à frente da Delegação Geral do Egito. De lá continua a colaborar com diversos jornais e revistas do Brasil e a publicar novos livros.
Entre suas publicações encontramos: preparação das edições das Obras Completas de Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz, Santa Teresinha, Beata Elisabeth da Trindade, Santa Teresa dos Andes e outros; as Obras de Santa Teresa de Jesus: Caminho de Perfeição, Livro da Vida e Fundações. Com comentários para uma leitura orante e pastoral; O Silêncio; A Pedagogia da Direção Espiritual e muitos outros títulos sobre os Santos do Carmelo, oração e espiritualidade.

Um comentário:

COMUNIC-SE disse...

Um fundamento que Teresa de Jesus rezava, dizia e vivia: "A oração é um tratar de amizade, estando muitas vezes a sós, com Aquele que sabemos que nos ama".
Muitas monjas e frades carmelitas, e cristãos leigos seculares carmelitas, espalhados pelo Brasil, estiveram muitas vezes a sós, rezando a oração em que a pessoa diz "buscando meu amor, meu amado.." Depois, alguns desses carmelitas se reuniram muitas vezes, para muitas tarefas e preparativos. Agora, em presença ou oração, de coração e pela comunicação eletrônica, milhares e milhares de amigos do Carmelo se reuniram para o Fórum.
Sei que este Blog OCDS vai ajudar-nos a contemplar o Fórum, cultivar suas diretrizes, e ajudar muitas famílias, paróquias, conventos e mosteiros, a extenderem para toda a sociedade brasileira, pela oração e testemunho, os frutos desse Fórum Santa Teresa 500 anos.
Marcelo ocds, Passos MG

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...