quarta-feira, 9 de setembro de 2015

2º Dia – Fórum 500 anos de Santa Teresa de Jesus – Aparecida-SP



No sábado, dia especialmente dedicado à Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, nossa Mãe e Rainha. Começamos o dia com a oração das Laudes e em seguida com a Santa Missa presidida por Frei Ari, OCD (Provincial do Sul).




Nos reunimos para ouvir e aprender mais sobre nossa querida mãe Santa Teresa com a primeira palestra do dia, cujo tema foi: “Santa Teresa, aspectos históricos e biográficos”, ministrado por Frei Ulrich Dobhan, OCD.




Frei Ulrich Dobhan nasceu em 1944, na Alemanha. Fez sua primeira profissão no Carmelo Teresiano em 15 de outubro de 1964. Foi ordenado sacerdote em Roma em 1969 e concluiu seus estudos teológicos no Teresianum em Roma em 1970, com licenciatura. Regressado à sua Província da Alemanha, conseguiu o doutorado na Universidade de Würzburg (vírsburg), com uma tese sobre Santa Teresa, com o título: “Deus, homem e mundo na visão de Santa Teresa”. Em sua Província, desempenhou a partir de 1981 a 1993 a função de formador e de provincial. A partir de 1992 começou a ser professor no CITeS de Ávila. De 1993 a 1997 foi prior e formador no convento de Würzburg. De 1997 até 2003, foi Definidor Geral em Roma. De 2003 a 2007, Secretário Geral das monjas e, a partir de 2008, é outra vez provincial de sua Província. A partir de 1995 foi co-tradutor das Obras Completas de São João da Cruz para o alemão. A partir de 2002, junto com a Irmã Elisabeth Peeterrs, ocd, das Obras Completas de Santa Teresa de Jesus. É também colaborador das Obras Completas de Edith Stein em alemão. Desde 2004 é o diretor do Livro do Ano Edith Stein (Edith Stein Jahrbuch).




Após o intervalo, houve um momento de mesa redonda com o testemunho vocacional dos três ramos da Ordem, começando com Frei Cleber da Trindade, OCD (Provincial da Província São José - Brasil), de Irmã Laura Teresa do Menino Jesus, OCD (Monja Carmelo de Franca – SP) e de Iris Gomes da Costa, OCDS (Escritora e instrutora de dramaturgia, fluminense de São Fidelis. Pertence a Comunidade Santa Teresinha, Doutora da Igreja - Niterói, RJ).









No período da tarde, iniciamos com a leitura de uma carta enviada em comemoração ao evento pelo Superior Geral da Ordem, Padre Severio Cannistrá, no qual foi lida por Frei Cleber da Trindade.



Em seguida foi dado início as palestras, iniciando com Frei Romano Gambalunga, ocd, Postulador Geral da Ordem Carmelita Descalça, cujo tema abordado foi: “O Carmelo de Teresa, formador de Santos Evangelizadores”.



Frei Romano Gambalunga nasceu em Trento, Itália, em 25 de setembro de 1970. Fez sua Profissão Solene como Carmelita Descalço em 05 de outubro de 1996 e foi ordenado sacerdote em 15 de junho de 1997. Foi formador no Colégio Internacional dos Carmelitas Descalços, em Roma, de 1998 a 2001. Foi licenciado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da Faculdade de Teologia Teresianum de Roma em 1999 e em Filosofia e Mística no Pontifício Ateneu San Anselmo de Roma em 2002. Doutor em História da Teologia pelo Instituto Mabillon do Pontifício Ateneu San Anselmo de Roma em 2011. Desde 2004 é professor convidado na Faculdade de Teologia Teresianum de Roma onde ministra cursos de “Teologia Espiritual”, “Introdução à Teologia”, “Mística e Teologia: a experiência teologal de São João da Cruz”. Nomeado Postulador Geral da Ordem em 06 de junho de 2012, nessa função segue pessoalmente os passos de cada uma das Causas em Roma, enquanto que, para a fase diocesana, conta com a colaboração de vários vice postuladores.




Dando seguimento ao ciclo de palestras, o ilustre Frei Francisco Javier Sancho Fermin abordou o tema: “Santa Teresa e o conceito de pessoa humana”.



Frei Francisco Javier Sancho Fermín nasceu na cidade de Burgos, em 1966. É sacerdote da Ordem do Carmelo Teresiano. Cursou seus estudos superiores de filosofia em Burgos e de teologia em Roma, onde se doutorou em teologia, com especialização em espiritualidade, em 1996. Realizou estudos na Alemanha, no Instituto para a História da Europa em Mainz [maints]). Entre os anos 1998 a 2005, desempenhou seu trabalho acadêmico como professor no Teresianum de Roma, na Faculdade de Teologia do Norte da Espanha e no Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista de Ávila. Desde 1999 é diretor do CITeS – Universidade da Mística de Ávila, onde dirige o Master em Mística e Ciências Humanas (título próprio da Universidade Católica de Ávila), assim como a Escola de Crescimento Espiritual e a Escola de Acompanhamento. Também co-dirige a Cátedra Teresa de Jesus da Universidade Pontifícia de Salamanca. Dentro de suas tarefas editoriais destaca-se a direção e codireção de várias coleções em diversos editoriais: dirige a coleção “Caminhos de ‘Desclée de Brouwer’”, co-dirige as coleções Claves, Estudos Teresiano-Sanjuanistas de Monte Carmelo e CITeS; também toma parte do conselho assessor da coleção “Clássicos de la Espiritualidad”, da B.A.C. Entre suas publicações destaca-se o livro “Edith Stein, modelo e mestra de espiritualidade”, que tem quatro edições em espanhol e foi traduzido para o alemão, português e polonês. Publicou mais de 30 livros e mais de uma centena de artigos sobre temas relacionados com a espiritualidade, a mística e os místicos do Carmelo, principalmente. Tem co-dirigido a edição das Obras Completas de Edith Stein em espanhol e os cinco volumes das Atas dos Congressos Internacionais Teresianos. Tem participado de numerosos cursos e conferências, tanto na Espanha como na Itália, Alemanha, Áustria, Letônia, Finlândia, Suíça, etc., bem como em quase todos os países da América Latina. Nos últimos cinco anos, também tem ministrado palestras e cursos no Japão, Taiwan e Hong Kong.




Após as palestras, demos seguimento com o Bate Papo Musical com Frei Marcos Matsubara, OCD. Houve a participação de membros da OCDS, com a presença dos frades no palco e encerrando com um grande coro entoando o Salve Regina. Foi divulgado o livro de cânticos Cantando no Carmelo, organizado por Frei Marcos e a Comissão de Música da OCDS. Foi um grande momento, belíssimo, esplendido, inesquecível!!!







Encerramos a noite com o Recreio Carmelitano: Fiesta de La Vida. Com participação especial da cantora Kennia interpretando Santa Teresa de Jesus, entoando o canto Vossa Sou. Nos brindando com uma profunda reflexão sobre as várias faces de Teresa de Jesus, sua vida e a expansão de sua reforma.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...