sábado, 12 de setembro de 2015

3º Dia (06.09) – Fórum 500 anos de Santa Teresa de Jesus – Aparecida-SP

Nosso 3º dia de Fórum começou com a Santa Missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida com transmissão ao vivo pela TV Aparecida. Celebração presidida por Dom Frei Rubens Sevilha, OCD – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória-ES.

 



Momentos maravilhosos vividos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Mãe, Rainha e Padroeira do Brasil, às vésperas do dia que nosso país comemorará o Dia da Independência, voltamos a nos reunir em torno de Teresa de Jesus, nossa mãe.














É possível ver e rever esta celebração, principalmente a significante da homilia proferia por Dom Rubens, OCD ao nos falar de Santa Madre Teresa de Jesus. Está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=N7hojoHo4Ow&feature=share. Depois da Santa Missa a manhã foi livre para passeios nos pontos turísticos religiosos.



As atividades na arena do evento foram retomadas no período da tarde, dando início ao ciclo de palestras com a presença do Padre Jean Marie Laurier, França (Instituto Notre Dame de Vie) ministrando a palestra sobre Santa Teresa e a Mística.





Padre Jean-Marie Laurier nasceu na França, em 1958. Fez sua profissão perpétua em 1990 no Instituto Secular Nossa Senhora da Vida, fundado pelo Venerável Servo de Deus Frei Maria Eugênio do Menino Jesus, carmelita descalço. Foi ordenado sacerdote (incardinado no Ramo Sacerdotal do Instituto Nossa Senhora da Vida) em 1991, em Notre-Dame de Vie (Vaucluse, França). Mora na cidade de Venasque, França. Possui licenciatura em filosofia hispânica em 1978; em letras francesas em junho de 1980; com pós-graduação em espanhol em outubro de 1983. Também tem licenciatura canônica em Teologia na Universidade de Friburgo, Suíça, em junho de 1992. Sua tese foi: “João da Cruz e a Teologia da Graça”. Alcançou o Doutorado em Teologia na Universidade de Friburgo, Suíça, em maio de 2001 com a tese: “Teresa de Jesus e a Teologia da Justificação”. Desde 1995 que é professor de Teologia Espiritual (mestres do Carmelo) e Teologia Moral (teologia da graça, pecado, justificação; virtudes teologais) no Studium de Notre-Dame de Vie, Instituto Teológico agregado ao Teresianum de Roma. Desempenha seu ministério sacerdotal como colaborador paroquial, na capelania de colégios e em missões diversas, através de seu Instituto, pela França, Espanha e América Latina (México, Brasil e Argentina). Atuou no exterior no ensino de algumas universidades. No Brasil, colaborou de 2009 a 2010 com a Faculdade João Paulo II, SP, na Revista Eletrônica “Contempl@ção” e com formações no Seminário interdiocesano Rainha dos Apóstolos, de Marília, São Paulo. Em 2012, Pe. Jean-Marie trabalhou na sessão “São João da Cruz” no Instituto Teológico Santa Teresinha do Menino Jesus, em São José dos Campos, SP. Colaborou na Paróquia Frei Galvão, em Vargem Grande Paulista, SP, entre 2010 e 2012. Desde 2010 até o presente ano, pregou retiros e conferiu palestras nos Carmelos. É autor de várias publicações em francês e em espanhol. Na língua portuguesa, colaborou na publicação das obras de autoria do Venerável Frei Maria-Eugênio: “Quero Ver Deus”, “Ao Sopro do Espírito” e “Virgem Maria, Mãe em Plenitude”.




Dando continuidade as palestras do dia, o Professor Moisés Rocha Farias, da Ordem Secular do Carmelo Descalço da Província São José, ministrado sobre: Santa Teresa e a missão do leigo a partir do Documento de Aparecida.




Moisés Rocha Farias, 35 anos, casado, professor, é bacharel e mestre em Filosofia, especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. É carmelita descalço secular, tendo sido admitido à Ordem no dia 20 de janeiro de 2007 e tendo proferido suas Promessas Definitivas em 13 de dezembro de 2013. Carinhosamente podemos dizer que o Professor Moisés Rocha foi espiritualmente “filiado” ao Carmelo desde o dia que nasceu, pois teve a dita de aniversariar no dia 01 de outubro, Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus. Sentiu sempre forte desejo de conhecer tanto a espiritualidade de Santa Teresinha como a do Carmelo, tendo buscado aprofundar-se no assunto através da leitura de muitos livros doutrinais e científicos, escritos por nossos santos doutores, bem como por grandes escritores e mestres de espiritualidade carmelitana-teresiana-sanjuanista. Apaixonado por essa espiritualidade e, de forma toda especial, por Santa Teresa Benedita da Cruz – a grande Edith Stein –, atua no momento como coordenador da Escola de Formação Edith Stein, cujo objetivo é formar atuais e possíveis futuros formadores de comunidades e grupos OCDS da Província São José.  É membro fundador do Grupo de Trabalho Edith Stein ligado ao CNPq e AnPOF; É coordenador dos Simpósios Internacionais Edith Stein.





Após o intervalo, ainda dentro do ciclo de palestras da tarde, retornando para continuar a falar de Santa Madre Teresa com nosso tão querido Frei Patrício Sciadini, OCD (Delegado Geral do Egito).




Ouvir Frei Patrício falar sempre dá aquela vontade de pedir “bis”. Ele, que já nos brindou com sua linda palestra de abertura do Fórum, volta para nos falar sobre: Santa Teresa e a Vida Consagrada, tema tão importante, especialmente porque 2015 é o Ano da Vida Consagrada.




Durante a noite tivemos o Show Musical: Freis Carmelitas e Convidados. Momento muito esperado do Fórum, com o lançamento do CD Para Vós Nasci. Foi um trabalho árduo, mas que hoje podemos colher os frutos, lindas e profundas interpretações dos escritos de Santa Madre Teresa de Jesus.




O CD produzido por Frei Marcus Vinícius da Crus - OCD, tendo a presença de Frei Renato Maria do Espírito Santo - OCD, Frei Marcos Matsubara - OCD, Elisa Almeida - OCDS, Márcia Andrade – OCDS, participação especial de Suely Façanha - CSh, Olívia Ferreira, Maíra Jaber, Erika Galhardi, Kennia, Nayara Santos, Ana Paula e outros cantores que também nos brindaram com suas belíssimas vozes e dedicação. Deus os pague.












Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...