sábado, 12 de setembro de 2015

4º Dia (07.09) – Fórum 500 anos de Santa Teresa de Jesus – Aparecida-SP

Último dia do Fórum, começamos com as Laudes, bendizendo a Deus por tão grande evento que reavivou nossa vocação enquanto Carmelitas Descalços. Um evento que ficará marcado em nossos corações, na nossa história e na nossa caminhada com Deus.





Sabemos que nossa mãe Santa Teresa é mestra de oração. Em seguida tivemos a palestra: A Oração como relação esponsal em Santa Teresa, ministrado pela Professora Lúcia Pedrosa (Doutora em Teologia).




Lúcia Pedrosa Pádua é professora de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Graduou-se em Teologia pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, e doutorou-se pela PUC-Rio. Ela é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Estudou no Centro Internacional de Estudos Teresianos e Sanjunistas de Ávila (Espanha) e fez estudos de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana – PUG, em Roma, Itália. É organizadora, com Mônica Baptista Campos, do livro Santa Teresa: mística para o nosso tempo (PUC-Rio/Reflexão, 2011). Dentre suas outras obras, destacamos: O humano e o fenômeno religioso (Ed. PUC-Rio, 2010), Juventude, Religião e Ética: reflexões teológico-práticas sobre a pesquisa “Perfil da Juventude na PUC-Rio” – org. (Ed. PUC-Rio, 2010). É professora responsável pelo Grupo Moradas de Estudos Místicos (PUC-Rio). É assessora permanente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB. Dedica-se também ao trabalho pastoral e à formação teológica de leigos e leigas através do Centro de Espiritualidade Teresiana Ataendi, da Instituição Teresiana.



Após esta magnífica palestra, o Carmelo Jovem subiu ao palco para rezar a milésima Ave-Maria junto com todos que estavam presentes. Esta corrente de oração começou dias antes no grupo do WhatsApp para interceder pelo Fórum. Foi um momento maravilhoso.






As considerações finais foram feitas por Frei Ari José de Souza (Provincial da Província Nossa Senhora do Carmo – Sul) e Luciano Dídimo (Provincial dos Carmelitas Seculares da Província São José).





Também tivemos um momento de agradecimentos, pois uma grande equipe esteve a frente deste evento, mas em especial uma pessoa pôde concretizar em atos, com seu tempo e com sua vida, o sonho da província e a vontade de Deus. Daniel Roza, nossa imensa gratidão pelo seu sim a Deus.





Encerramos o Fórum 500 anos STJ com a Santa Missa na Arena – Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida presidida por Frei Cleber da Trindade, OCD (Provincial Sudeste).
Na procissão de entrada tivemos a presença de todas as Comissões de trabalhos da OCDS e no final rezamos a Salve Regina com a Presença da Imagens de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.























Foi um dia em que a saudade começou a invadir os corações. Foram dias de muito aprendizado, de conhecimento, bem como de maravilhosa convivência e partilha fraternas.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...