quarta-feira, 23 de setembro de 2015

II Retiro do Grupo São José - Petrópolis/RJ


"Para Vós nasci"
"A oração é um trato de amizade,estando muitas vezes a sós,
com Aquele que sabemos que nos ama".
 (Santa Teresa 8,5)
  II RETIRO DO SILÊNCIO
   Grupo São José, de Petrópolis

 

    O Grupo São José, do Carmelo de Petrópolis – RJ, celebrou os 500STJ no último Domingo 16 de agosto de 2015 - 3° Domingo do mês vocacional, dia de oração pelas vocações Religiosas, Consagradas e Seculares. O Grupo dedicou esse dia para servir à Paróquia de Nossa Imaculada Conceição de Raiz da Serra, e Paróquias vizinhas, com o seu II Retiro do Silêncio, favorecendo aos participantes experiências de oração silenciosa, O Retiro teve início às 7h da manhã com a Santa Missa na Comunidade de Santana, na mesma paróquia, e encerrou ao final da tarde (às 18h). O mesmo contou com a participação de lideranças jovens e adultos das respectivas Paróquias, às quais se entusiasmaram com a vida e a obra de Santa Teresa. 


    A partir das Palestras sobre a "Identidade de Santa Teresa/500 Anos" e "O Jardim da Oração", os participantes puderam reconhecer a maestria de Teresa e a importância da vida interior, através dos vários momentos de deserto e reflexão, propostas. Em cada meditação e dinâmica o carisma carmelitano lhes permitiu compreender a grandeza da "Amizade com Aquele que sabemos que nos ama”.

     O Carmelo Jovem dinamizou situações da vida da Santa Madre, através de um musical, um dos êxtases de Teresa - “Encontro de Santa Teresa com o Menino Jesus” – fato que se deu no Carmelo da Encarnação. Fez o “Caminho das Moradas no Castelo Interior” – ponto alto do Retiro, onde a Adoração ao Santíssimo foi o ápice do Encontro com o Senhor.

    Agradecemos a Deus por mais esta experiência de Amor e Fé com os ensinamentos de Santa Teresa. E consagramos à Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Formosura do Carmelo, a vida de todos que trabalharam e fizeram esta rica experiência. E pedimos a São José com Santa Teresa, nossa Mãe, ao São João da Cruz, nosso Pai, e Santa Teresinha, que permaneçam a interceder por nós.

    Salve Santa Teresa de Jesus!

por Estela Márcia da Paz, Ocds
Formadora do Grupo São José/Petrópolis – RJ


   A Comunidade Paroquial de Senhora Sant’Anna homenageia
os religiosos, especialmente, Santa Teresa e os santos do Carmelo

Momento de Formação – Estela Márcia da Paz

O Silêncio – Na busca do Encontro com o Amado

            “Para Vós nasci” – Música tema (com Vaguinnho)

“O êxtase de Santa Teresa” (Com Edison)

“Eu sou Teresa de Jesus. Eu sou Jesus de Teresa”


 “Moradas”



Padre Guilherme Silva – Teólogo Espanhol
(Diretor Espiritual do Retiro)


“Ápice do Retiro”



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...