quarta-feira, 25 de novembro de 2015

COMUNIDADE SANTA TERESINHA DE PASSOS COMEMORA 30/ANOS

A comunidade Santa Teresinha  celebrou seus 30 anos de vida com a presença de frei Pierino ,das monjas do Carmelo São José e dos membros fundadores e e os que hoje fazem sua história. Uma linda festa que recebeu mensagem de um de seus fundadores frei Patricio Sciadini, ocd.
As fotos falam mais que muitas palavras sobre nossa história.


Marina e Marcelo lendo poema de frei Pierino




Primeira página de assinaturas na primeira reuniao



MENSAGEM PARA OS 30 ANOS DA OCDS DE PASSOS

Dizer “NÃO” quando somos convidados a falar de Deus, do Carmelo e a agradecer pelos 30 anos da fundação da OCDS de Passos, seria um grande pecado. Agradeço antes de tudo à Rose por esta delicadeza de fazer o convite, e aí  está a presença do amigo frei Pierino, que pode fazer poesias. Ele é o poeta “oficial” do Carmelo do Brasil. Está a comunidade  das  irmãs do Carmelo e da irmã Elizabeth, que sabe  corrigir os meus erros e torná-los ate bonitos.  
É claro que gostaria de estar presente nesta festa, para louvar a Deus e aí, silencioso num cantinho da capela, cantar as misericórdias do Senhor. Trinta anos são  muito e pouco.  Toda celebração nos ensinam três coisas que não podemos nunca esquecer. 

Agradecer pelo passado
Seria bom fazer uma memória histórica destes trinta anos. Quantos acontecimentos bonitos, cheios de alegria e esperança. Quantas pessoas passaram entre nós! Algumas partiram para a Casa do Pai, como Dom Reis, ao qual eu coloquei o escapulário, e tantos outros. Outros decidiram  deixar o Carmelo, outros e outras pegaram diferentes caminhos. Mas, como diz Teresinha, “tudo é graça”. Porém muitos estão aí fieis ao primeiro chamado. Sempre agradecer com amor e sermos semeadores de esperança e de vida. Sinto-me feliz, orgulhoso do Carmelo de Passos. Tenho só que agradecer,  e com muito amor, por todos e a cada um.

Viver com entusiasmo  o nosso presente
Carmelita agradece e vive com entusiasmo o momento presente: “agora começamos e estamos sempre começando!” A Ordem Secular no Carmelo e na Igreja é sal que dá sabor, é fermento que  gera nova vida, é luz que ilumina caminhos. E tudo isto vem da oração. Devemos ser “orantes”, não de aparência, mas de fato. Afundar as nossas raízes no terreno fértil da oração para que tudo seja em nós oração e  vida. O Carmelo necessita de, onde estiver,  gerar uma escola de oração viva, feita de  vida, de amor e de esperança.  Quem sabe falar menos e rezar mais. Ser oração  na vida, na família, na Igreja,  revelar que somos carmelitas...

Vinho novo  em odres novos. O Carmelo é chamado a criar uma nova  teologia da espiritualidade, uma nova pastoral, uma nova “humanização”, que passa pela oração. Falta-nos criatividade.  Dar atenção  a todas as faixas da sociedade, jovens, famílias, universidades,  operários...  Deus nos chama a ser  fermento  novo  na Igreja.  Chegou o momento  de difundir o Carmelo entre os “PADRES: a cada Padre dar  um Livro da Vida da Santa Madre Teresa, o Cântico de João da Cruz,  História de uma Alma... Elisabeth da Trindade, Edith Stein... colocar estes santos no coração da Igreja. É  o nosso momento, a nossa hora.
Convidar os Padres para nossas festas. E daqui a três anos um encontro com “Padres amigos do Carmelo”. 

Minha mensagem é “fogo na roupa”. Coragem! Sempre avante! A todos o meu abraço. Não digo nenhum nome para não esquecer nenhum, mas no meu coração estão  todos presentes... parabéns! 

Carmelo, que és tu?

O Carmelo não é uma instituição
Mas uma pessoa: 
EU-VOCÊ- NÓS.
FRADES, MONJAS, OCDS, AMIGOS ANÔNIMOS DO CARMELO.
 De mãos dadas anunciando todos juntos uma pessoa:
JESUS, 
E MARIA, TERESA, JOÃO DA CRUZ, 
ELISABETH, EDITH, E TODAS E TODOS OS SANTOS E 
SANTAS  DE ONTEM...DE HOJE ...

CARMELO, QUE ÉS TU?
PALAVRA  VIVA DO DEUS VIVENTE,
QUE INCENDEIA OS CORAÇÕES
E NOS FAZ MISSIONÁRIOS 
E CANTORES DA MISERICÓRDIA...






Frei Patrício Sciadini, ocd.
Cairo, Egito, 21 de novembro de 2015

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...