quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ENCONTRO ALACAR 2015 - EL SALVADOR



O IV Encontro da ALACAR (Associação Latino Americana dos Carmelitas) aconteceu de 26 a 31/10/2015 em El Salvador. 128 participantes da família carmelitana oriundos de 17 países estiveram reunidos com os superiores gerais da Ordem Carmelita Descalça (Frei Saverio Canistrà, ocd) e da Ordem do Carmo (Frei Fernando Millan, o.carm), entre frades, monjas, seculares, institutos filiados ao Carmelo e leigos que vivem a espiritualidade carmelitana. O encontro teve como tema: "Teresa de Jesús, una ventana de esperanza  para América Latina".

As duas províncias da Ordem dos Carmelitas Descalços do Brasil estiveram presentes ao Encontro. A Província São José  foi representada por seu provincial OCD Frei Cléber dos Santos, pelo Presidente da OCDS Luciano Dídimo e por Frei Deneval Januário, residente atualmente na missão de Itabaiana-SE. 




A Província Nossa Senhora do Carmo foi representada por seu provincial Frei Ari José de Souza, bem como pelos Freis Tiago Antônio Backes, de Curitiba-PR e Marcelo Streit, de Porto Alegre-RS.



A missa de abertura do Encontro no dia 26/10 foi presidida pelo Definidor dos Carmelitas Descalços para a América Latina e Caribe, Frei Francisco Javier Mena, ocd, sendo concelebrada por Frei Savèrio Canistrà, padre geral da OCD.


Frei Savério e Frei Javier Mena
No dia 27/10, a primeira palestra foi proferida por Frei Oswaldo Escobar, Provincial OCD da América Central, com o tema: "As Conversões Teresianas".

Frei Savério Canistr|à, Frei Oswaldo Escobar e Frei Fernando Millán

As duas palestras seguintes foram proferidas pela Ir. Mariveld Bravo, cm (carmelita missionária), com os temas: "Teresa, Mestra da Humanidade" e "Teresa e a Mulher Latina". 


Ir. Mariveld Bravo, cm

À tarde houve trabalho em grupos.






No dia 28/10 o palestrante Frei Daniel de Pablo Maroto, ocd não pôde comparecer, mas enviou o texto de sua palestra que foi lida para a plateia, com o tema: Teresa e os movimentos espirituais de seu tempo".

Frei Alfredo Guillén, o.carm.
Nessa mesma manhã, o Delegado Geral da Argentina Frei Pablo Ureta, ocd proferiu sua palestra com o tema: "Experiência Mística e Espiritual de Teresa". À tarde Frei Alfredo Guillén, o.carm. falou sobre "Teresa e os movimentos eclesiais na América Latina". 
Frei Pablo Ureta, ocd
À noite foi passado um documentário sobre a vida do beato Monsenhor Oscar Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado em 24 de março de 1980 pelo exército da ditadura salvadorenha por causa de suas denúncias a respeito das injustiças sociais e sofrimentos dos pobres e marginalizados causados pela repressão. 





Frei /Fernando Millán o.carm. 
Frei Saverio Canistrà, ocd

No dia 29/10 Frei Fernando Millán, o.carm., Superior Geral da Ordem do Carmo proferiu palestra com o tema: "O profetismo na espiritualidade do Carmelo". 


Em seguida Frei Savério Canistrà, ocd, Superior Geral da Ordem Carmelita Descalça palestrou  sobre "O profetismo desde a mística de Teresa". 





À tarde Monsenhor Sílvio José Baez, ocd, bispo em Manágua, na Nicarágua falou sobre "Evangelli Gaudium - Paralelismo e Aplicações". 


Monsenhor Sílvio Báez

À noite tivemos a festa cultural, onde foram servidas comidas típicas e apresentadas danças regionais de El Salvador, e em seguida, as delegações dos diversos países presentes fizeram apresentações artísticas com músicas e danças folclóricas de suas regiões.





No dia 30/10 houve uma peregrinação aos Mártires de UCA (Universidade Centroamericana), onde morreram seis jesuítas, e junto com eles, Elba, colaboradora da casa, e sua filha Celina. Foram assasinados pelo exército em 16 de novembro de 1989. No local, foi feita uma conferência pelo P. José María Tojeira, SJ. 




O almoço foi oferecido pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, administrada pelos frades carmelitas descalços.



À tarde, aconteceu a visita ao túmulo do Monsenhor Oscar Romero na cripta da Catedral Metropolitana de San Salvador. 





Foto oficial na entrada da Catedral de San Salvador




Em seguida, os participantres visitaram o Hospital da Divina Providência, onde Oscar Romero residia. Ali tivemos a conferencia sobre o beato Oscar Romero proferida por Mons. Silvio José Baez, que presidiu em seguida a celebração eucarística na capela onde Oscar Romero foi assassinado.








Foto oficial na capela onde foi assassinado Oscar Romero

No dia 31/10 pela manhã houve a missa de encerramento do Encontro Alacar, presidida por Frei Saverio Canistra.

**********************************************************************************************

TESTEMUNHO: Luciano Dídimo

Para mim, o Encontro Alacar foi muito importante, não tanto pelo conteúdo das palestras proferidas, que foram de altíssimo nível e profundidade, mas principalmente pela convivência fraterna com as autoridades das duas duas famílias carmelitanas (Descalços e da Antiga Observância), estando presentes os superiores das duas Ordens, provinciais de vários países da América Latina, monjas, seculares, leigos carmelitas e várias congregações carmelitanas, todos ali juntos partilhando, convivendo, confraternizando-se, rezando, recreando. A maior riqueza do encontro foi esta: a desmistificação da hierarquia das Ordens e a constatação da humanidade de cada autoridade, com um verdadeiro sentimento de pertença, de família e de unidade selada com amor fraternal.

A troca de experiências nos grupos de partilha e a contemplação das diversas culturas é sempre muito enriquecedor. Também o choque da realidade latinoamericana no que diz respeito às injustiças sociais, pobreza, violência faz com comprovemos que nossos problemas são semelhantes e nos faz sentir mais irmãos. A dor do povo salvadorenho pela martírio de seus milhares de entes queridos nos constrange e nos interpela a sair da nossa passividade diante da injustiça. A fé desse mesmo povo que desabrocha na esperança depositada na intercessão do beato Oscar Romero nos convida a voltar nosso olhar para o Alto com um imenso sentimento de gratidão por tudo o que Deus nos concede pela sua benevolência!

O Encontro Alacar proporcionou também um sentimento de alegria pelo fato de toda a família carmelitana estar reunida em volta de Santa Teresa de Jesus, celebrando e encerrando o seu V Centenário. O lema do encontro "Santa Teresa de Jesus, uma janela de esperança para a América Latina" nos faz refletir que numa casa, a função da janela é deixar passar luz e ar, luz para iluminar o que está escuro e ar para arejar e aliviar o calor. Da mesma forma Santa Teresa deve ser a janela de esperança para a América Latina e para a vida de cada um de nós, deixando passar para nós a Luz de Jesus que nos mostra a Verdade e o Sopro do Espírito Santo que nos dá a Vida!

 **********************************************************************************************

Esteve presente no Encontro ALACAR o novo Definidor para a América Latina e Caribe, Frei Javier Mena, ocd, que enviou um vídeo com uma mensagem especial aos carmelitas descalços seculares do Brasil. Veja o vídeo abaixo:



**********************************************************


Durante o Encontro Alacar tive a honra de presentear Frei Savério Canistrà com o I Livro de Formação da OCDS - Província São José, explicando-lhe um pouco sobre o nosso projeto de unificação da formação em nossa Província OCDS.


************************************************************************


Não posso deixar de ressaltar aqui a alegria da convivência fraterna nestes dias com o nosso querido Provincial Frei Cléber, ocd.

Meus sinceros agradecimentos ao Frei Luís David, ocd, frade responsável por toda a organização e logística do Encontro. Obrigado pela acolhida e por todo o empenho!

Agradeço também ao Frei Oswaldo Escobar, provincial OCD da América Central por me conceder a honra de seu autógrafo em seu novo livro "Manual de Discernimento Teresiano"

Agradeço pela partilha e convivência com os seculares e leigos carmelitas da América Latina, especialmente os bolivianos, equatorianos e colombianos.

Às queridas monjas latinoamericanas, obrigado por compartilharem um pouco de sua alegria!


Aos jovens carmelitas de El Salvador, obrigado pelo exemplo de missionariedade! 
Seque abaixo um vídeo com uma mensagem dirigida especialmente aos jovens carmelitas do Brasil:

video



Agradeço aos organizadores do Encontro pelo carinho em presentear os participantes com um artesanato típico de El Salvador, um ícone onde estão as imagens de Santa Teresa, Nossa Senhora do Carmo e o Beato Oscar Romero. 

Agradeço finalmente aos  Superiores Gerais da Ordem do Carmo (Frei Fernando Millan, e da Ordem Carmelita Descalça  (Frei Savério Canistrá) por deixarem o "intrometido" sair na foto!


Fotos e vídeos poderão ser visualisados no Facebook na página criada e administrada por Frei Petrônio de Miranda, O. Carm. intulada: "Alacar 2015": 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...