domingo, 13 de dezembro de 2015

Retiro de final de ano da comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, Passos-MG

Dia 12/12/2016,  fizemos nosso retiro final.
Juntamente com a sugestão do livro de formação reletimos o discernimento vocacional a começar com.uma manhã de adoração ao Santissimo, reflexão sobre o Senhorio de Jesus e sua misericórdia diante de nossas fraquezas.
Vimos um filme que partilhamos sobre nossa entrega vocacional ao serviço de Deus e da igreja.
Na parte da tarde rezamos o evangelho da ressurreição de Lazaro e a chamada a nossa vocação a partir do olhar misericordioso de Deus que nos tem como amigos e chora por nós!

"Somos chamado a contemplar e testemunhar a face de Deus como Aquele que entende as nossas fraquezas, (cf. Sl 102), para derramar o bálsamo da proximidade sobre as feridas humanas, combatendo o cinismos da indiferença”
A vocação é sustentada pela Igreja. Depois do compromisso definitivo, o caminho vocacional na Igreja não termina, mas continua na disponibilidade para o serviço, na perseverança e na formação permanente. Quem consagrou a própria vida ao Senhor, está pronto a servir a Igreja onde esta tiver necessidade. A missão de Paulo e Barnabé é um exemplo desta disponibilidade eclesial. Enviados em missão pelo Espírito Santo e pela comunidade de Antioquia (cf. Act 13, 1-4), regressaram depois à mesma comunidade e narraram aquilo que o Senhor fizera por meio deles (cf. Act 14, 27).
A chamada de Deus acontece através da mediação comunitária. Deus chama-nos a fazer parte da Igreja e, depois dum certo amadurecimento nela, dá-nos uma vocação específica. O caminho vocacional é feito juntamente com os irmãos e as irmãs que o Senhor nos dá: é uma con-vocação. O dinamismo eclesial da vocação é um antídoto contra a indiferença e o individualismo. Estabelece aquela comunhão onde a indiferença foi vencida pelo amor, porque exige que saiamos de nós mesmos, colocando a nossa existência ao serviço do desígnio de Deus e assumindo a situação histórica do seu povo santo.". (Conf.carta do papa aos consagrados )






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...