sexta-feira, 4 de março de 2016

RETIRO E FORMAÇÃO NA COMUNIDADE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E SANTO ELISEU DE BRASILIA



A Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e Santo Eliseu, de Brasilia-DF, recebeu a visita do Delegado Provincial Frei Pierino, ocd e da conselheira da comunidade Rose Lemos Piotto , ocds.

Foram dias de retiro (sábado) e formação (domingo).

Tivemos momento de oração no qual foi admitida a jovem Ana, com a imposição do escapulário. Foram momentos de muita emoção.


Desta Comunidade estão saindo como fundadoras nossas irmãs Zarifa e Angela Ruth para a fundação de um novo grupo OCDS em Taguatinga, cidade satélite de Brasília.

Também participou do encontro a "Aspirante - fundadora"  do Grupo da OCDS de Cuiabá, Allysen.


O tema abordado durante o encontro foi a misericórdia  na vida comunitária.


A carmelita é uma alma doada,
Uma imolada à glória de Deus
Com seu Cristo ela está crucificada
Mas seu Calvário, ah, como é luminoso!
Olhando a divina Vítima
Uma luz em sua alma brota
E, compreendendo sua missão sublime,

Seu coração ferido grita: "Eis me aqui!"
(Elisabete da Trindade)

Vias de Misericórdia

"Que Deus te abençoe com a incomodação".
Agradecer mesmo se não precisar fazê-lo. Discípulo de jesus é alguém que caminha. A vida é uma quaresma - preparação para a páscoa definitiva: vitória de Cristo em seu reino. Que o Senhor não nos deixe esquecer qual a meta de nossa caminhada. Não ao caminho dos bens temporários, nem dos espirituais - mas o caminho do despojamento, do nada. É uma subida que se faz com descida ao nada. De acordo com São João da Cruz, precisamos mais de coragem para descer do que para subir.Deus desceu. Deus quis sair de si mesmo. Desde a criação até a Encarnação e o Sacrifício na Cruz. Deus desce até nós - esta é a MISERICÓRDIA; maior manifestação da misericórdia é a cruz. Deus ama os humildes porque neles Deus pode ser aquilo que Ele é: pode amar e perdoar. Os humildes se deixam amar - os orgulhosos não.- Deixar-se perdoar é dar prazer a Deus. (Santa Teresinha)Sem humildade não há santidade porque sem humildade Deus não pode agir em nós. Deus não rejeita, mas o orgulhoso não permite Deus agir - não deixa Deus ser Deus. A Virgem Maria, modelo de quem deixou Deus agir na história da salvação. Subir exige esforço; descer exige entrega. O amor se alimenta de sacrifícios. nada acontece sem sacrifício, renúncia; cada um no seu estado de vida, na sua história. Cardeal Walter Casper - A misericórdia como resposta aos sinais dos tempos - vídeo no youtube.

SINAIS DOS TEMPOS

1-  Violência - o remédio é a misericórdia; muda-se o mundo com a misericórdia porque muda o coração. O pai não castiga o filho, mas o espera.

2 - Indiferença - "meu", "eu", auto referência. "Eu sou o VOSSO Deus". Parábola do bom samaritano.

3- Injustiça

4- Secularização - o esquecimento de Deus. Tanto faz a existência de Deus.Tem que haver um sinal visível que diferencia os que creem e não creem para que cause desejo de conversão de quem vê."Vejam como eles se amam". O sinal é o amor. O amor, se existe, ele aparece. Música de Pe. Zezinho sobre as obras de misericórdia. Caridade fraterna - proximidade. Profecia - falar em nome de Deus - ser representante de Deus. Não podemos dar asa a sentimentos de distanciamento. Ex.: santa Teresinha se aproxima da monja antipática.

5- O esquecimento do sentido do pecado - perda da consciência do pecado.

Alem do retiro, da formação sobre os documentos OCDS e celebrações tivemos momentos de recreio muito agradáveis e alegres, bem típicos de nossa vida de Carmelitas Teresianos!






























Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...