segunda-feira, 4 de abril de 2016

Semana Santa em Missão no Vale do Jequitinhonha


" Igreja santa e missionária, os teus caminhos eu antes palmilhei..."

Em resposta ao chamado de Deus na necessidade das comunidades, fomos novamente ao Vale do Jequitinhonha- Diocese de Araçuaí  ,( comunidades do Dutra e da Vila São João), celebrar  a semana santa.
Como Igreja, reunimos um grupo Ana Maria, José Paulo, Sidnei, Márcia, ( leigos consagrados no Carmelo Descalço) ,Frei Wilson( Padre , religioso no Carmelo Descalço), Irmã Zilda( da Congregação das Hospitaleiras). Unidos a nós amigos e parentes , ( Leôncio, Silméia , Julião e Lúcio).
Sem contar aqueles que não foram fisicamente , mas que muito contribuíram pelo êxito da missão.
Foram dias marcados pela fé e vivência de um povo que mesmo em sofrimento , diz com alegria seu sim a Deus através da partilha e oração na história pessoal e da comunidade.
Tivemos a oportunidade de partilhar com eles da Via Sacra na quarta feira, do Tríduo Pascal, e do Domingo da Ressurreição. Ainda momentos marcantes nas visitas aos doentes e aos idosos.
Também   a confraternização no Sábado Santo, com a tradicional farofa,  podendo vivenciar as brincadeiras culturais após a maravilhosa celebração da Vigília  tão bem participada na Vila São João. Momento ímpar que faz aumentar nossa fé.
É importante lembrar que em algumas casas de doentes e idosos, ao perguntar se queriam confessar e comungar, eles diziam:- Queremos tudo, a Palavra de Deus, a confissão, a  hóstia consagrada, tudo, tudo... Assim lembramos Santa Teresinha que também escolheu tudo, escolheu ser santa. Esse é também o desejo daquele povo que tem de fato sede de Deus. Deve ser também nosso desejo.
Queremos lembrar que na Diocese de Araçuaí estavam presentes além de nós, tantos outros missionários de diversas congregações presentes na  CRB de Belo Horizonte. Encontrá-los foi fato de gratidão. 
Ficou marcado também a partilha dos missionários e Irmãs  da Congregação da Missão. No qual  nos presentearam com uma confraternização.
Agradecemos a Deus por esta rica oportunidade de serviço enriquecido de tantas graças, ao Bispo Dom Marcello, amigo e irmão que abre sua diocese à missão. Ao padre Raimundo,  e Padre Vander Lazaristas, amigos no caminho de fé, e  que tão bem nos acolhem em sua Paróquia e casa, dando total abertura ao trabalho missionário.  Ao povo das comunidades que visitamos que partilharam conosco suas vidas, sua fé. Ao Renato da Vila São João, que se coloca a disposição para nos levar em tantos lugares afim de vivenciar o amor e a bondade de Deus com as famílias .
A você que através da oração  e apoio esteve presente na missão.
Em tudo demos graças ao Senhor rico em misericórdia!

Ana Maria Eymard Pereira Scarabelli- OCDS

























Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...