segunda-feira, 16 de maio de 2016

SÃO SIMÃO STOCK, Presbítero, 6º Padre Geral da Ordem, para quem a Virgem do Carmo apareceu.

     
Hoje a Ordem do Carmo (Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo), em seus Ramos da Antiga Observância (O. Carm) e Descalço (OCD), comemoram a Memória Litúrgica de São Simão Stock, 6º Padre Geral da Ordem, para quem a Virgem Maria apareceu em 16 de julho de 1251, concedendo ao Escapulário do hábito dos irmãos o privilégio de ser SINAL de sua confraternidade com Ela mesma. Sim, Maria se identifica com os irmãos e irmãs da Ordem do Carmo, fazendo-se além de sua Rainha, Mãe e Senhora, também sua Irmã e – podemos assim dizer – sua “companheira de jornada”. Daí o nome: Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

O Escapulário da Ordem do Carmo, bem como o "bentinho" (escapulário menor), são sinais de pertença à Virgem Maria, como seus filhos e filhas. O Escapulário do Carmo NÃO É um amuleto, um talismã ou um objeto mágico qualquer. Não adianta de nada usá-lo e não ser um católico praticante, que vai à Missa Dominical e frequenta devotamente os demais sacramentos.

É importantíssimo que nós, carmelitas, em nossas pastorais e divulgações sobre o Escapulário, frisemos muito bem isso, para que o povo de Deus não pense que "já está salvo" pelo simples fato de usar "mecanicamente" o Escapulário do Carmo.

Consagrar-se à Virgem Maria é muito importante e fundamental para nós, católicos, que a amamos. Mas, nada de "superstições" ou falsas devoções. Mais do que tudo, Nossa Senhora deseja, e muito, que nos convertamos, que adoremos, sirvamos e amemos a seu Filho Unigênito: Jesus Cristo, nosso Deus, Senhor e único Salvador. Em todas as suas aparições, o que Nossa Senhora mais pede é que nos convertamos, que sejamos fiéis ao Evangelho, sigamos e sirvamos a Jesus e sejamos fiéis à Igreja.

Que São Simão Stock, lá do Céu, interceda por cada um de nós e nos alcance a graça de sermos, como ele soube ser, fiéis à nossa vocação carmelitana e ao serviço a Deus, na Igreja e no Carmelo. 

                                                                       (Giovani Carvalho Mendes, ocds) 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...