quinta-feira, 13 de outubro de 2016

OCDS ESTEVE PRESENTE EM REUNIÃO DO CNLB








A OCDS se fez presente,  na reunião do  Colegiado Deliberativo do CNLB, realizada entre os dias08 e 09.10.2016, em São Paulo.



Marilza José Lopes Schuina presidente da CNLB- e Laudelino assessor do setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato (CEP) da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Rose Lemos Piotto,ocds😍
O Documento 105 foi abordado Por Laudelino Augusto Azevedo: O Documento 105 segue a metodologia Ver, Julgar e Agir e divide-se em três capítulos. O primeiro apresenta o marco histórico-eclesial da caminhada da vida dos cristãos leigos e leigas. O segundo trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja. Já o terceiro e último capítulo aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato. Confira nesta seção documentos exclusivos à respeito deste tão rico e importante material publicado em maio de 2016 pela CNBB
 Dando máxima importância de nossa vivencia como sujeitos desse momento na igreja:" “Ser sujeito eclesial significa ser maduro na fé, testemunhar o amor à Igreja, servir os irmãos e irmãos, permanecer no seguimento de Jesus, na escuta obediente à inspiração do Espírito Santo e ter coragem, criatividade e ousadia, para dar testemunho de Cristo”

Foi apresentado o livro de Carlos Signorelli: 



 O VATICANO II E A POLÍTICA . Discorre sobre a atualidade do Concilio Vaticano II:"O Vaticano II não foi somente um evento do passado, mas constitui, de fato, o hoje da Igreja católica, a fonte da qual a Igreja retira o sentido fundamental para sua caminhada histórica e para o diálogo com a realidade atual. Esse “Concílio em curso” completa cinquenta anos com uma história e um saldo que merecem ser visitados por todos os que estão atentos a sua importância para a Igreja em permanente sintonia com o mundo, que avança rapidamente em suas conquistas científicas e tecnológicas. Se a modernidade perscrutada pelos padres conciliares já não existe mais, ela deixou, entretanto, suas consequências positivas e negativas para nossos dias; consequências que exigem de novo o olhar atento da fé cristã que busca distinguir os sinais dos tempos e lançar os cristãos como sujeitos ativos no mundo..."

Palestra de Daniel Seidel : Desordens e Golpes Crise Mundial


Daniel Seidel

A pauta discorreu sobre :
1. Avaliação dos seminários realizados no primeiro semestre; 
2. Seminários 2017; 
3. Avaliação do AGO 2016 - Aracaju; 
4. Agenda 2017; 
5. Assembleia 2017; 
6. Estatuto; 
7. Apresentação das Comissões do CNLB; 
8. Vivência do Documento 105; 
9. Ano do Laicato; 
10. Tesouraria; 
11.Informes.

A missa de sabado a noite foi celebrada lindamente pelo Bispo  Dom Antônio Celso de Queiroz, que Foi secretário-geral (1987-1994) e vice-presidente da CNBB (2003-2007). Em 2009 o papa Bento XVI aceitou sua renuncia por idade.



Dom Antônio Celso de Queiroz


"Os cristãos têm a obrigação de inserir-se politicamente em suas realidades em nome dessa fé e na esperança de que o Reino de justiça e paz se faça cada vez mais presente na história humana."(Signorelli, Carlos)

Agradeço a oportunidade de participar em nome de nossa OCDS, e rezando que a luz do Espirito Santo ilumine a cada Cristão para que se disponha com responsabilidade na contrução de um mundo mais humano e mais cheio de fé, espérança e caridade.

Rose Lemos Piotto,ocds




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...