domingo, 2 de outubro de 2016

PARA VÓS NASCI! QUE MANDAIS FAZER DE MIM?

O poema cujo primeiro verso é o tema do Primeiro Encontro Carmelitano de Sete Lagoas-MG, realizado pelo Grupo São Jose, é a expressão de uma vida que se compreende como dom do amor de Deus e oferta para Ele; essa vida é a de Santa Teresa de Jesus. A sua experiência espiritual permitiu-lhe viver as verdades reveladas em alto grau como essenciais na sua própria pessoa (cf. DV 8): em Cristo, o ser humano criado por Deus à sua imagem, é redimido; por Ele, cada pessoa é chamada e esperada; com Ele somos conduzidos à salvação; à sua semelhança a vida do ser humano realiza-se na obediência ao plano do Pai. 



Após a acolhida e um delicioso café, nosso irmão Wilson nos presenteou com uma linda explanação sobre a origem do Carmelo e sobre Santa Teresa.



O tema do nosso encontro ficou a cargo do Frei Rafael Maria de Jesus Crucificado- OCD que nos encantou com suas palavras .
O Frei Rafael começou sua palestra levando-nos a uma breve reflexão através de duas perguntas:

Para quem você nasceu?

Quem é este que diz ter nascido?

Um encontro com uma pessoa, Jesus Cristo, e abertura ao Espírito Santo: novo nascimento

O que é exigido de nós depois do nosso encontro com Jesus?

Relembrou-nos alguns encontros com Jesus na sagrada escritura tais como:

Cura da sogra de Pedro

No mesmo instante ela se levantou e começou a servi-los. (Lc 4, 39)

A Samaritana

Senhor, dá-me dessa água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la.

(Jo 4, 15)

Zaqueu

...Desse depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. (Lc 19,5)

Encontro com a mulher adúltera

Nem eu também te condeno: vai-te, e não peques mais. (Jo 8, 11)

Vocação de Mateus

Levantando-se ele o seguiu. (Mt 9, 9)

Bartimeu

Que queres que te faça? ( Mc 10, 51)

O encontro de Santa Teresa com o Cristo Chagado: sua Conversão

Andava pois já a minha alma cansada e, embora quisesse, não a deixavam descansar os ruins costumes que tinha. Aconteceu-me que, entrando eu um dia no oratório, vi uma imagem, que para ali trouxeram a guardar; tinham-na ido buscar para certa festa que se fazia na casa. Era a de Cristo muito chagado e tão devota que, ao pôr nela os olhos, toda eu me perturbei por O ver assim, porque representava bem o que passou por nós. Foi tanto o que senti por tão mal Lhe ter agradecido aquelas chagas, que o coração, me parece, se me partia e arrojei-me junto d' Ele com grandíssimo derramamento de lágrimas, suplicando-Lhe me fortalecesse de uma vez para sempre para não O ofender.  (Vida 9, 1)

Vossa sou, para Vós nasci

Que mandais fazer de mim.

Estar nas mãos de Deus é um constante dispor-se para acolher tudo o que Ele nos quiser enviar.
Em seguida tivemos o momento Mariano, conduzido também pelo Frei Rafael. Momento este que emocionou a todos ,principalmente quando ao seu convite abraçamos a virgem Maria.


Dando prosseguimento aconteceu o momento das oficinas
Seguindo os passos de Santa Teresa D’Ávila, somos chamados a ter oração na vida, fazendo dessa prática uma comunhão com Deus. A vida de oração é uma antecipação da vida bem aventurada da eternidade, onde todos viverão inseridos na intimidade do Pai.
Deus em diálogo


O encontro com Deus em nós


   Jesus, o mestre de oração 

O milagre da vida 

Frutos para a humanidade 

 Momento de oração contemplativa
Almoço


Partilha das Oficinas



 Momento vocacional
Somos uma família composta de frades, monjas e leigos presentes na Igreja há mais de 800 anos. Nossa missão é sermos fraternidade, ou seja, ser irmãos, através da oração que nos une a Deus e sendo também uma presença profética a serviço do Reino de Deus.
Neste momento tivemos :
Testemunho do Frei Rafael;
Apresentação de um slide montado pelas monjas do Carmelo da Imaculada Conceição – Sete Lagoas/MG;

E a Márcia  que nos falou da sua caminhada como membro do Carmelo secular.
Palestra: Santa Teresa um caminho, uma vida, uma meta ( Pe. Nilton)
Teresa Sanchez Cepeda D'Ávila y Ahumada viveu e ensinou a oração pessoal como sendo a busca de uma intimidade maior com Deus. Escreveu como um poeta, cantando as glórias do Senhor do Céu e da Terra, depois de ter convivido misticamente com Ele. Reformou e aperfeiçoou o estilo de vida religiosa. Foi doutora em matéria de religião e de religiosidade. Ultrapassando os limites de si mesma, ela foi mais além: foi Santa. E uma grande Santa. Por isso mesmo é que ela é chamada de Teresa, a Grande.
 Missa


 Foto Oficial
 Como são maravilhosos os encontros proporcionados por Deus em nossas vidas. Agora é deixar se tornar pelas mãos do Jardineiro Maior uma nova flor nesse jardim chamado CARMELO.

Alguns Testemunhos:
Guilherme Maciel:No último dia 25, pude vivenciar mais sobre a vida Carmelitana dos servos da Ordem Dos Carmelitas Descalços Seculares de Sete Lagoas/mg. Obtive mais informações sobre a vida de Santa Teresa de Jesus, no encontro foi passado para nós uma espiritualidade imensa. Me senti seguro naquele local, me senti como quando um filho está seguro nos braços da mãe. O encontro foi perfeito, gostaria aqui, de parabenizar todos os envolvidos na preparação do encontro, foi espetacular. Parabéns Carmelitas!
Que Santa Teresa de Jesus interceda por nós nos altos céus!


Daniela: Tive a graça de participar do primeiro encontro carmelitano, realizado na Igreja Nossa Senhora de Lourdes em Sete Lagoas. Para mim, foi um momento Divino, um momento ágape e único, um verdadeiro encontro do Pai com seus filhos. Pude entender que Deus iria naquele dia acender as chamas dos nossos corações com sua Presença!!! Foi um dia inteiro de Bênçãos, Deus se manifestando no rosto dos irmãos através da alegria, olhares serenos, palavras, lágrimas. Para mim foi um verdadeiro encontro de irmãos com o nosso Mestre JESUS o nosso REI E SALVADOR! Estou super animada para os próximos encontros. E convido a todos para os encontros que sempre acontecem no segundo e quarto sábado do mês na Igreja de São Jose. Quero com a graça de Deus me tornar uma Carmelita Secular. Ser Carmelita é bom demais!!! Venha fazer parte da família Carmelitana!!! Obrigada Andréia por ser um canal de Deus para mim e para os outros.

Vilma Campos: Meu coração se encheu de alegria por ter participado desse Encontro. Agradeço, imensamente, a Deus pela oportunidade. Foi um dia de muita graça. Pessoas reunidas com o mesmo propósito, louvar a Deus, saudar nossa Mãe Santíssima, conhecer mais sobre a vida de Santa Teresa de Jesus e sobre a vida Carmelitana.
Fomos acolhidos com muito carinho e amor pelo Grupo São José, OCDS.  Obrigada! Deus abençoe vocês. Que Jesus abençoe a vida do Padre Nilton e do Frei Rafael. Obrigada, Jesus! Louvado seja Teu Santo Nome!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...