terça-feira, 4 de abril de 2017

Carta Circular do Congresso de Jovens Carmelitas 2017



Carta Circular 01/2017

Fortaleza, 03 de Abril de 2017

É tempo de esperança!

Inicio esta carta circular desejando a todos os membros da OCDS, de modo muito particular aos jovens – aos quais coube-me assessorar neste triênio – uma caminhada cheia de esperança e alegrias.
Sim, caminhamos na esperança de que nossos sonhos e projetos possam partir do sonho de Deus para todos nós. Este é o meu desejo para vocês, jovens do Carmelo Descalço Secular. Sonho que todos tenham um desejo tão grande de Deus e que esse desejo seja capaz de mudar o nosso “mundinho”, nossa história. A Igreja espera de vocês que sejam aguerridos, corajosos, autênticos filhos de Teresa, a mulher que não se limitou aos desafios encontrados, mas que enxergava além. O Carmelita é chamado a ver além.
Aliás, esse é papel de todos os que desejam um caminho de intimidade com Deus, caminho trilhado pelos místicos. Um verdadeiro místico enxerga além dos horizontes, sabe que a realidade atual nem se compara com o que nos espera. O nosso coração sonha alto. No dia que pararmos de sonhar, é melhor, então, parar de viver!
Minha missão como assessor para o Carmelo Jovem é, antes de tudo, ser um entusiasta, plantar a semente da esperança no coração de nossa juventude. Somos chamados a ser na Igreja sinal da alegria e ternura de Deus, sinal de esperança em meio aos jovens. Uma juventude alegre é certeza de evangelização. Nossa missão primeira é ser sinais de entusiasmo na vida da Igreja, com nossa particularidade carmelitana.
O Carmelita é chamado a ser uma presença de oração. Ninguém é mais orante que uma pessoa alegre e realizada em sua vocação. “Quanto mais santos, mais conversáveis”.
Santa Madre Teresa, tinha razão. A alegria é o que dá sabor às relações, às amizades, à nossa maneira de nos relacionar com Deus.
Portanto, jovens carmelitas seculares, conclamo todos vocês a assumir a alegria do carisma que receberam. Exalem-no nas escolas, nos locais de trabalho, nas famílias, nas pastorais, nas diversas atividades que teremos ao longo destes três anos. Exalem a alegria do legado de Teresa e João da Cruz na realidade onde Deus os plantou!
O que nos move? O que nos motiva? São perguntas que deveriam nortear nossa caminhada neste triênio. Esperamos encontrar em todos vocês sinais de esperança, sinais de entusiasmo. Peço a intercessão da Santa Madre Teresa de Jesus por todos nós, para que tenhamos um espirito aguerrido e corajoso.




Abraço fraterno,


Frei Henrique de Jesus e da Imaculada, ocd
Assistente Espiritual do Carmelo Jovem OCDS – Província São José


**** 

Queridos irmãos e irmãs em Cristo e no Carmelo Descalço,


Motivados pelas palavras de Frei Henrique, nosso assistente espiritual, desejamos primeiramente que essas belas palavras possam gerar raízes em nossos corações. A partir disso, é com muita alegria e gratidão a Deus que escrevemos a todos vocês para convidá-los a participar do 2º Congresso de Jovens Carmelitas da Província São José. Esse congresso tem como público alvo os jovens que já vivem a espiritualidade do Carmelo, seja como carmelitas seculares, seja como aspirantes, postulantes, noviços e estudantes dos frades, seja como vocacionadas das monjas, ou membros de quaisquer outros movimentos, institutos ou comunidades que bebam da espiritualidade carmelitana.
Visando aprofundar este Ano Nacional Mariano, em unidade com a Santa Mãe Igreja, o congresso terá como tema: EIS AÍ TUA MÃE(João 19,26), e lema: Seja tudo para glória e louvor da gloriosa Virgem Maria, cujo Hábito trazemos(V 36.28).
O congresso se realizará de 28 a 30 de julho, no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque – SP. Visando proporcionar uma grande participação dos jovens de nossa província, o valor da taxa de inscrição é de R$ 220,00, podendo haver parcelamento em 4 x 55,00 para os dias 10/04, 10/05, 10/06 e 10/07, depósito em conta: CEF / Ag: 0668 / OP: 013 (poupança) / Conta: 58003-6 / Titular: Wilderlânia Lima do Vale / CPF: 011.059.343-06. As inscrições serão on-line através do link a seguir: https://goo.gl/forms/KsCCqIdlXO8aeTZ22. Para facilitar a organização do evento, as inscrições somente serão confirmadas após o envio do comprovante de pagamento para o e-mail: carmelojovemprovinciasaojose@gmail.com (com assunto: Comprovante do Congresso 2017).
São 120 vagas, portanto, as inscrições para os jovens da OCDS e OCD estarão abertas até o dia 15 de maio. Após esta data, as inscrições estarão abertas aos demais membros da OCDS e aos amigos do Carmelo que bebem da espiritualidade carmelitana.
Para maiores informações gerais, podem entrar em contato com Wilderlânia Lima (85 9 9618.3412 / 85 9 8752.9352 e por e-mail: carmelojovemprovinciasaojose@gmail.com (com assunto: Informações do Congresso 2017).
Forte e fraterno abraço,
Comissão de Jovens da OCDS



É de suma importância que cada Comunidade/Grupo OCDS envie pelo menos um jovem para o Congresso, caso não tenha jovens para enviar, serão convidados a adotar um jovem de outra Comunidade/Grupo que deseje i​r, ajudando​-nos assim a fazer com que esses jovens se reúnam para honrar Nossa Mãe e Rainha do Carmelo. Contamos com a ajuda, a divulgação e as orações de todos.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...