segunda-feira, 3 de abril de 2017

Retiro Comunidade Santa Teresina do Menino Jesus

O retiro da OCDS – Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares – Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus de Caratinga/MG aconteceu na Casa de Formação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças neste primeiro final de semana do mês de abril de 2017. Foi ministrado pela Márcia Aparecida da Comunidade OCDS de Itapetininga/SP com o tema: “Tu te preocupas e andas agitado (a) com muitas coisas. No entanto uma só coisa é necessária.” (Lc 10,41) Utilizou com serenidade e delicadeza os belíssimos dons que recebeu de Deus seja na palavra ou na música.  A ela nossa oração e imensa gratidão pelo zelo e testemunho.
Agradecemos às Irmãs Gracianas que com tanto zelo providenciaram para que fossemos acolhidos na casa e nos sentíssemos membros da família. E de fato somos irmãos na mesma diocese... Cada cantinho é um convite ao silêncio e meditação. Que Deus guarde este Instituto e suscite muitas vocações!
O início, no sábado pela manhã, foi através da Celebração Eucarística presidida por Frei Wilson. Este tempo forte de oração quaresmal nos ajuda a vivermos cada momento com muita piedade e abertura de coração. Seguiram palestras, desertos, oração pessoal, comunitária e partilhas...
Silêncio! Este foi o primeiro convite que aceitamos para o início do retiro. O silêncio nos aproxima intimamente do Amado. Santa Teresa nos ensina que o Senhor nos dá aquilo que convém, seja água ou secura. É no silêncio que temos força para aceitar com amor o que Ele quer nos oferecer.
Refletimos sobre um trecho do Evangelho de São Lucas. Devemos ser Marta ou Maria? Devemos ser aquela que senta aos pés do Mestre ou a que acolhe o Mestre, cansado da viagem? Ou quem sabe podemos ser um pouco das duas personagens que aparecem no texto?  Escutar o que o Mestre nos diz e O servirmos nos irmãos que sofrem e que clamam por nossa ajuda... Sendo Marta ou Maria, “lancemos em águas mais profundas” tendo como capitão do navio o nosso Hóspede Divino, Jesus Cristo.
Na celebração eucarística de hoje, presidida por Pe Franco -CSS
tivemos a oportunidade de partilhar de nossa espiritualidade com a comunidade paroquial.
Que a Virgem Maria, Rainha e Formosura do Carmelo, nos ajude a vivermos bem estes dias que precedem a grande festa da nossa Igreja.
Feliz e Santa Páscoa a vocês e suas famílias!

Por Silvana Patrícia de Jesus - OCDS







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...