segunda-feira, 13 de novembro de 2017

“Para que louvar os santos e rezar pelos defuntos?De que lhes importam as glórias terrenas”(São Bernardo)




14 de Novembro dia de Todos os Santos Carmelitas 
  

 Mês de Novembro está marcado com datas em nosso calendário Católico e Carmelitano com datas que nos fazem elevar e voltar nossos pensamentos para nossa Pátria definitiva, a Pátria celeste !A Jerusalém do alto! Estão presentes as comemorações dos beatos, beatas, bem aventurados ,santos e santas da nossa ordem que viveram o mistério da presença do Divino na alma e foram verdadeiros adoradores em Espírito e em verdade  da Santíssima Trindade ,louvor de glória do  Altíssimo e autênticos discípulos de Cristo .



Beata Josefa Naval Guirbés
6 de Novembro



Beato Francisco Palau y Quer
7 de Novembro



 Santa Elisabete da Trindade
8 de Novembro 

Celebramos no dia 1° de Novembro a Solenidade de Todos os Santos em seguida, 06 (seis ) de Novembro  o Beato Lucas de São José e mártires, Beato Eufrásio do Menino Jesus, Beata Josefa Naval Girbés , dia 07 (sete) de novembro Beato Francisco Palau y Quer,08 de novembro Santa Elisabete da Trindade 14 de novembro Festa de Todos os Santos Carmelitas 19 (dezenove) de Novembro São Rafael Kalinowiski, presbítero e 29 de novembro Beatos Dionísio da Natividade e Redento da Cruz .








Nossa Senhora do Carmo e as almas do purgatório


Celebramos também todos  os fiéis defuntos no dia 02 de Novembro e 15 de Novembros os fiéis defuntos da Nossa Ordem.

Para os Santos e defuntos de que servem as nossa glórias, louvores e orações ?Por que celebrar suas memórias?Que lhes importam as glórias terrenas ?Já indagava São Bernardo.
A memória dos nossos entes queridos ,defuntos em geral e irmãos de ordem deve ser celebrada não apenas com saudosismo mas com reverência , AMOR e sufrágio. Rezar por uma pessoa é gesto de amor assim como a saudade é um tipo de amor. A igreja militante nós hoje seremos também um dia  parte da Igreja Padecente ou Gloriosa. Lucrar as indulgências  oferecidas pela Igreja  durante essa época do ano em Sufrágio das almas também faz parte dos nossos deveres de cristãos e carmelitas.Em nossas Constituições  está previsto o “Sufrágio das almas dos fiéis defuntos carmelitas de cada comunidade ”Artigo 58 ,C.A morte no sentido ontológico da não existência nos mostra que o ser humano tem alma imortal porque tem medo do não existir .Mas fomos feitos para ser eternos. Edith Stein “A temporalidade deve ser experimentada como a maneira que o finito alcança a sua participação no Eterno.”






"Se há um corpo animal há também um espiritual.”(Corintios 15).E como irmãos da Bem- Aventurada Virgem Maria devemos rezar por nosso irmãos que nos precederam Ela é para a Igreja Padecente , a mãe de Misericórdia que passa pelo Purgatório para Consolo das Almas.Podemos ser seus colaboradores.No Catecismo da Igreja Católica N°958 " A nossa oração por eles não só os ajuda ,mas também pode tornar eficaz a sua intercessão em nosso favor.”









Quantos aos Santos para que louvá-los?A morte de Jesus Cristo como Primícia ,vitória e sacramento nos trouxe a imortalidade das  nossas almas. Nosso modo viver e pensar deve ser, portanto, voltado para o pensamento no Divino. Devemos buscar a intima união com Deus e afastarmo-nos das nódoas do pecado que mancham nosso corpo terrestre. Na Assembléia Celeste já estão aqueles que lavaram seus pecados e imperfeições no sangue do Cordeiro.





Um dia também nós gozaremos da Companhia dessa Assembléia Celeste!Seremos seus concidadãos !Em companhia dos bem aventurados, dos patriarcas,dos profetas, apóstolos, mártires, confessores e Virgens.Eles esperam e torcem por nós! Busquemos as realidades celestes tenhamos gosto pelas coisas do alto.Desejemos estar com Aqueles que nos desejam.Busquemos a companhia dos Santos  e também a sua suprema Felicidade o gozo eterno .







Desejemos por sua intercessão vencermos a nossa luta carnal contra os vícios,pecados,fraquezas e imperfeições."Como já refletimos a imagem do homem terrestre  assim também refletiremos a imagem do homem celeste.”Carta de São Paulo aos Coríntios 15,35).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...