segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

II Encontro de Espiritualidade Carmelitana atrai 93 participantes "No coração da Igreja serei o amor."


Cartaz-convite ao I Retiro Paroquial e II Encontro
de Espiritualidade Carmelitana

     

    O II Encontro de Espiritualidade Carmelitana e I Retiro da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus  promovido pelo pároco Pe. Luciano em parceria com o Grupo Santa Teresinha, Alma Missionária, no último dia 17 de dezembro de 2017, na cidade de Quixadá, no sertão do Estado do Ceará. O evento atraiu um público de 93 paroquianos, entre fiéis, agentes de pastorais e membros de alguns movimentos, inclusive, de espiritualidade não carmelitana.






Ônibus com participantes, chegam ao local do evento. 


    O tema do encontro e retiro foi: “No coração da Igreja, serei o amor", famosa frase de Santa Teresinha que foi adotado como lema paroquial. O Encontro realizou-se no Centro Pastoral da Diocese de Quixadá, anexo à Cúria Diocesana e Seminário Diocesano. 
    Por volta das 8hs da manhã, todo os presentes foram acolhidos pelo Pe. Luciano bem como pelo coordenador do Grupo Santa Teresinha, Alma Missionária, nosso estimado irmão Moisés Rocha, ocds. Após as devidas apresentações e breve oração inicial, nosso irmão Giovani Carvalho Mendes, ocds, da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha, ministrou a palestra: "Santa Teresinha, uma carmelita".



       Em seguida à palestra, tivemos um lanche e momento de oração e deserto., onde todos foram convidados a meditar em seu papel como paroquiano em uma paróquia dedicada a Santa Teresinha. Às 11 horas, nos dirigimos à linda capela onde fizemos adoração ao Santíssimo Sacramento. Danielle Meirelles Cabral Mendes, ocds, presidente da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha, usando trechos do livro "História de uma alma", dirigiu brilhantemente a adoração, causando em todos profunda devoção e emoção.  "Santa Teresinha, perfeita adoradora da Encarnação do Verbo e da Santíssima Infância de Jesus, com suas palavras ricas em doutrina e unção espiritual, certamente tocou a todos os corações. Santa Teresinha nos ensina a adorar a Jesus escondido no sacrário, em sua presença real no Santíssimo Sacramento do Amor. Por fim, ela que tanto amou às almas, nos ensina a amar a nossos irmãos e a agir com caridade, suportando seus defeitos e falhas" (Danielle Cabral, ocds). 

Muitos jovens presentes demonstraram profunda emoção e fervor eucarístico. 

        Após o almoço e breve intervalo para repouso, às 14 horas retornamos ao auditório para a palestra do dia: "A espiritualidade de Santa Teresinha nossa padroeira”, ministrada por nosso irmão Artur Viana, atual formador da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha e coordenador da Escola de Formação Edith Stein. Após a palestra, seguiu-se breve momento para lanche, retornando todos mais uma vez para o auditório. Lá, em lindo altar, foi exposta a relíquia de primeiro grau da Santa, "ex ossibus", no qual, cada pessoa ali presente apresentou-se, em organizada fila, diante da imagem e relíquia, para se consagrar a Santa Teresinha, oferecendo sua vida pelo bem da Igreja e pela missão apostólica na paróquia. Foi também um momento especial, de profunda graça e emoção! 


Menina paroquiana reza devotamente perante a relíquia de Santa Teresinha


     O Encontro terminou com a celebração da Santa Missa neste III Domingo do Advento, conhecido na Sagrada Liturgia como "Domingo Gaudete", isto é, Domingo da Alegria. 
       Santa Teresa do Menino Jesus, a Doutora da Pequena Via, nos ensinou mais uma vez, a tornar os pequenos sacrifícios da vida meios de santificação, a “grandeza de sua pequenez” e nos estimula a amar a Deus com sinceridade e simplicidade. Ela que em sua franqueza chegou a confessar sua dificuldade em fazer grandes penitências, aceitou todos os sofrimentos enviados por Deus em sua vida com amor, alegria e paciência.



Foto oficial do evento: Santa Teresinha, rogai por nós! 






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...