terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Notícias Ocds Grupo Elisabete da Trindade Patos de Minas/MG



Nos dias 16 e 17 de dezembro de 2017, realizou-se o primeiro retiro . Este grupo teve seu aceite oficializado no dia 05 de novembro de 2017, durante o XXXIII Congresso OCDS, realizado no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque - SP.



O nosso retiro foi pregado por nossa conselheira provincial Liz Lelis, que conduziu-nos a momentos de meditação e deserto. Liz levou-nos a adentrar no “Livro da Vida”, quando Santa Teresa de Jesus apresenta-nos o desenvolvimento da oração em quatro graus ascendentes.

“Todos gostaríamos de ter um jardim; aliás, que bonito é este mundo quando o imaginamos como um jardim! Não se diz de alguns campos, bosques, montanhas, vales ou até cidades que são um jardim autêntico? E aí descansa a nossa vista, goza o nosso olhar; a nossa mente e o nosso coração sente-se sossegado. Mas para podermos gozar de um jardim, foi preciso cuidar dele; retirar as ervas daninhas, fazer podas; é necessário regar o espaço ajardinado... Santa Teresa nos exorta que essa é a nossa vocação, a nossa missão: cuidar do jardim, ou seja, ser verdadeiros orantes”
Santa Teresa apresenta-nos o desenvolvimento da oração em quatro graus ascendentes.

O primeiro grau: Poço

Corresponde à primeira maneira de regar o jardim que é tirando a água do poço com muito trabalho, porque é custoso e bastante pouco rentável, pois quando se acaba de regar uma parte, necessitamos voltar ao princípio e os resultados não são muito visíveis.

O segundo grau: Nora

Corresponde à segunda maneira de regar o jardim da alma que é como tirar a água com uma nora de alcatruzes. Rega-se com menos trabalho, mas ainda está presente a ascese. Como vemos já há algumas flores e começam a aparecer alguns frutos, o que nos dá ânimo para prosseguir e não parar, embora seja necessário ainda estar alerta.

O terceiro grau: Regato

Corresponde à terceira maneira de regar o jardim que é como a água do rio ou de uma nascente, e requer um trabalho mínimo, praticamente é só dirigir a água porque ela brota sozinha.


O quarto grau: Chuva

Corresponde à quarta maneira de regar o jardim que é como chover muito; quer dizer, a água cai por si só, sem qualquer trabalho ou esforço da nossa parte, e as plantas e árvores regam-se todas ao mesmo tempo e todas por igual, e a rega é altamente duradoura. Já é verdadeira oração mística; rega-o o Senhor, sem qualquer trabalho nosso.
 
Grupo Ocds Elisabete da Trindade ,Patos de Minas/MG

No dia 22/12/2017 o mesmo  Grupo OCDS Santa Elisabeth da Trindade de Patos de Minas se reúne para fazer jantar e distribuir aos irmãos moradores de rua, vivendo assim uma das obras de misericórdia : “tive fome e me deste de comer. 


Jantar para os moradores de rua




E no dia 28 de Dezembro encerramento das atividades de 2017 com Jantar Natalino .


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...