segunda-feira, 16 de abril de 2018

Pascoela em Belo Horizonte/ MG, reúne cento e quarenta carmelitas.


Aconteceu hoje em Belo Horizonte, 15/04/2018, no Carmelo Santa Teresa d'Avila, a Pascoela carmelitana, organizada pela Comunidade secular de Santa Teresa de Jesus, do Planalto.
Em um clima de  grande alegria e confraternização reuniram-se cento e quarenta carmelitas, que vieram de várias comunidades. Fizeram- se presentes os frades descalços do Convento São João da Cruz, os frades da antiga observância de duas comunidades da Capital (estudantado e postulantado), as Carmelitas de Santa Teresa de dois Carmelos (Belo Horizonte e Brumadinho), as Carmelitas da Divina Providência (de três comunidades da capital), as Teresitas, as Carmelitas de Vedruna (de duas comunidades, Belo Horizonte e Engenheiro Dolabela, no norte de Minas), as Carmelitas de Madre Candelária, de Mariana, Carmelitas Missionárias do Padre Palau, de Betim e os Leigos Palautianos, além das comunidades seculares de Belo Horizonte (Planalto, João Pinheiro e Monsenhor Messias, de Sete Lagoas (as duas, a de Santa Teresinha e a de São José) e de Divinópolis (Comunidade Edith Stein), da Fraternidade de Carmelitas Leigos, ligados à Casa Geral da Antiga Observância, a Ordem Terceira de Sabará e Ordem Terceira de Diamantina.
Iniciou-se com a missa do terceiro domingo da Páscoa, presidida por Frei Márcio OCD, Prior e formador do Convento São João da Cruz, que fez bela homilia.
Concelebrou conosco, o Frei Rivadalvia OCarm, professor da Faje, biblista, mora na Comunidade Edith Stein do Planalto e pertence ao Comissariado do Paraná dos Carmelitas da Antiga Observância.  Participaram do almoço, Frei Vicente OCarm, Prior da Comunidade Edith Stein,no Planalto e frei Gilvander OCarm, que mora na mesma 
comunidade.
Fernando apresentou as diversas comunidades e explicou o lema da Pascoela:"Vinde e vede como é bom, como é suave os irmãos estarem juntos bem unidos" Salmo 132 e  a presença de Santa Teresinha, no convite, na lembrancinha da Pascoela, na recreação e nas prendas, uma vez que estamos celebrando os cem anos da Ordem Secular no Brasil e o Fórum de Santa Teresinha, a acontecer, em novembro, em Aparecida/ SP. Aproveitamos o momento para divulgarmos este evento, inclusive com distribuição de cartazes e folders e a convocação de todos para estarem presentes.
Após a missa, foi servido um mexidão, especialidade da casa, feito por membros da Comunidade Secular do Planalto, no claustro do Carmelo, que foi muito apreciado por todos. Servido o bolo, iniciamos o bingo sobre Santa Teresinha e o sorteio de muitas prendas, dentre elas várias imagens de Santa Teresinha, São José, obras completas de Santa Teresinha, abajour com imagem de Santa Teresinha, escapulários, terços, cartões franceses com pinturas da vida de Santa Teresinha, dentre outras prendas.
Mais uma vez, experimentamos a alegria de sermos uma família e este encontro serviu para estreitarmos nossos laços afetivos e  nos conhecermos.
Em 2019, a Pascoela, acontecerá em maio, no João Pinheiro, organizado pela Comunidade São João da Cruz dos Carmelitas Descalços – OCDS, posteriormente confirmaremos a data. Todos estão convidados desde já.

Fernando de Santa Teresa de Jesus OCDS














Um comentário:

Marcelo Vilela disse...

MARAVILHA parabéns aos organizadores, Show no carmelo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...