domingo, 1 de julho de 2018

                 MÊS DE JULHO NA OCDS

O mês de julho carmelitano é rico de graças, pois celebramos a Rainha do Carmelo, a Santíssima Virgem Maria do Monte que é Cristo. A celebramos com sua grandiosa Solenidade no dia 16. Aqui é festa na família CARMELITANA em todos os seus ramos e seguimentos.
(A partir do dia 07 de julho iniciamos a novena)
Porém, agora a alegria se completa,pois celebramos nossas origens familiares com a Família Martin - Santos Luís e Zélia Martín, celebrados em 12 de Julho.

Partilhamos com o leitor o PROJETO MISSIONÁRIO COM AS FAMÍLIAS - OCDS, adotado como missão no Ano do Laicato neste ano de 2018, visitando às famílias, levando o Amor de Deus, tendo como base o testemunho de nossos Santos Luís e Zélia Martín.

Convidamos a essa experiência de oração por todas as famílias, a começar pelas nossas famílias.


"Na Escola da Família Martin"

“A Bíblia aparece cheia de famílias, gerações, histórias de amor e de crises familiares, desde as primeiras páginas onde entra em cena a família de Adão e Eva, como seu peso de violência, mas também com a força da vida que continua (cf. Gn 4), até às últimas páginas onde aparecem as núpcias da Esposa e do Cordeiro (cf. Ap 21, 2.9). As duas casas de que fala Jesus, construídas ora sobre a rocha ora sobre a areia (cf. Mt 7, 24-27), representam muitas situações familiares, criadas pela liberdade de quantos habitam (...) O casal que ama e gera a vida é a verdadeira «escultura» viva (não a de pedra ou de ouro, que o Decálogo proíbe), capaz de manifestar Deus criador e salvador. Por isso, o amor fecundo chega a ser o símbolo das realidades íntimas de Deus (cf. Gn 1, 28; 9, 7; 17, 2-5.16; 28, 3; 35, 11; 48, 3-4).” (Amoris Laetitia, 8.11.)

Assim, “Os Santos esposos Luís Martin (1823-1894) e Maria Zélia Guérin (1831-1877) viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus.” (Papa Francisco)

Testemunho que nos apresentam o verdadeiro encontro com o Amor de Deus, levando as nossas famílias a reconhecerem suas fragilidades (pecados), buscando em Jesus Cristo pela Fé, traçando um caminho de mudança, inspirada no Espírito Santo, e santidade familiar.

Meditações, a Luz da Palavra de Deus e da Igreja, com o Carmelo.

1) FAMÍLIA, EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS:
"Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança."
 (Ef 4,4)

"Da sua união de Luís e Zélia Martín nascem nove filhos..."

O encontro entre os dois acontece em 1858 na ponte de São Leonardo em Alençon. Ao ver Luís, Zélia percebeu distintamente que ele seria o homem da sua vida. Após poucos meses de noivado, casam. Conduzem uma vida conjugal no seguimento do Evangelho, ritmada pela Missa quotidiana, pela oração pessoal e comunitária, pela confissão frequente, pela participação na vida paroquial. Da sua união nascem nove filhos, quatro dos quais morrem prematuramente. Entre as cinco filhas que sobreviveram, está Teresa, a futura santa, que nasceu em 1873. As recordações da carmelita sobre os seus pais são uma fonte preciosa para compreender a sua santidade. A família Martin educou as suas filhas a tornar-se não só boas cristãs mas também honestas cidadãs.

》O amor dos esposos gera o amor na família.
1. Como o casal expressa o amor entre si?
2. Quais os reflexos desse amor na vida dos filhos?
》Rezemos pelo amor na família: Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

2) NA FAMÍLIA, O ENCONTRO COM CRISTO:
"Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Vinde e vede, respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima."
(São João 1,38-39)

 "Ambos nutrem desde a adolescência o desejo de entrar numa comunidade religiosa."

Ambos nutriram desde a adolescência o desejo de entrar numa comunidade religiosa. Ele experimentou pedir para ser admitido entre os cônegos regulares de Santo Agostinho do hospício do Grande São Bernardo nos Alpes suíços, mas não foi aceite porque não conhecia o latim. Também ela tenta entrar nas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, mas compreende que não é a sua estrada.

Durante três anos Luís vive em Paris, hóspede de parentes, para aperfeiçoar a sua formação de relojoeiro. Naquele período foi submetido a muitas solicitações por parte do ambiente parisiense impregnado de impulsos revolucionários. Aproximou-se até de uma associação secreta, mas afastou-se imediatamente. Insatisfeito com o clima que se respirava na capital, transferiu-se para Alençon, onde iniciou a sua atividade, conduzindo até à idade de 32 anos um estilo de vida quase ascético.
Entretanto, Zélia, com a receita da sua empresa, manteve toda a família, vendendo rendas para a alta sociedade parisiense.

》Na caminhada cristã temos dons a serem colocados à disposição de Deus e do mundo.
1. Conheço qual é a minha vocação diante de Deus? (Pessoal)
2. Como temos vivido nossa vocação? (Na religião. Na profissão...)
》Rezemos pela vocação cristã na família: Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

3) COM A FAMÍLIA, TESTEMUNHO DE CRUZ:
"Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á."
(Mt 16,24-25)

"Viveu a doença com firme esperança cristã..."

Aos 45 anos Zélia recebe a terrível notícia de que tinha um tumor no seio. Viveu a doença com firme esperança cristã até à morte ocorrida em Agosto de 1877.
Com 54 anos, Luís teve que se ocupar sozinho da família. A primogênita tem 17 anos e a última, Teresa, tem 4 e meio. Então, transferiu-se para Lisieux, onde morava o irmão de Zélia. Deste modo, as filhas receberam os cuidados da tia Celina. Entre os anos de 1882 e 1887 Luís acompanhou as três filhas ao Carmelo. O sacrifício maior para ele foi afastar-se de Teresa que entra para as carmelitas com apenas 15 anos. Luís foi atingido por uma enfermidade que o tornou inválido e que o levou à perda das faculdades mentais. Foi internado no sanatório de Caen. Morreu em Julho de 1894.

》As dificuldades, traduzem a Cruz de Cristo, e santificam a vida da família.
1. Como o casal e a família resolvem os seus problemas e dificuldades?
2. A oração tem guiado os passos da família, como esposos, como pais e como filhos?
》Rezemos pelo testemunho de esperança na família: Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

4) FAMÍLIA, EDUCAÇÃO PARA A FÉ:
"Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele, e nele mesmo se gloriará entre seus amigos."
 (Eclesiástico 30,2)

"Os dois receberam uma educação de cunho religioso..."

Luís e Zélia Martim eram filhos de militares e foram educados num ambiente disciplinado, severo, muito rigoroso e marcado por um certo *jansenismo ainda rastejante na França da época. Os dois receberam uma educação de cunho religioso: nos Irmãos das escolas cristãs, Luís; nas Irmãs da adoração perpétua, Zélia. Ao terminar os estudos, no momento de escolher o próprio futuro, Luís orientou-se para a aprendizagem do ofício de relojoeiro, não obstante o exemplo do pai, conhecido oficial do exército napoleônico. Zélia, inicialmente, ajudava a mãe na administração da loja de família. Depois, especializou-se no "ponto de Alençon" na escola que ensina a tecer rendas. Em poucos anos os seus esforços foram premiados: abriu uma modesta fábrica para a produção de rendas e obteve um discreto sucesso.

》 O casal Martin nos mostra que, a boa escolha nos leva à santidade.
1. Onde pautamos a nossa vida familiar?
2. Em que lugar está a religião na vida de nossas famílias? (Cada membro da família)
》Rezemos pelo crescimento da fé na família: Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

5) CHAMADO À SANTIDADE:
"A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: 16. Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44)."
(I São Pedro 1,1)

"Santos por eleição"

Os santos Luís e Zélia Martin, nos ensinam a vida de um casal que alcançou a santidade a partir de uma vida de fé e amor a Deus, e entre si, estendendo aos filhos recebidos do próprio Deus. Eles "nos ensinam que os planos de Deus são diferentes dos nossos, e como tudo aquilo que é designado por Ele é capaz de render bons frutos. Um exemplo de união naqueles dias e para os dias de hoje", nos diz Frei Patrício Sciadini, OCD.

》 A história de Luís e Zélia Martin, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, nos mostram que podemos ser Santos no ordinário do dia-a-dia.
1. O que significa ser Santo?
2. O que precisamos fazer para ser santo hoje?
》Rezemos pelo chamado à santidade na família: Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.

Que a vida dos santos Luís Martin e Zélia Guérin, tornem-se um eloqüente testemunho de evangelização para as nossas famílias. Que o testemunho luminoso destes santos possam nos conduzir a perseverar no caminho dum serviço alegre aos irmãos, confiando na ajuda de Deus e na proteção materna de Maria. Que eles, do Céu, velem por nós e nos apóiem com a sua poderosa intercessão.

Bibliografia:
Sciadini, Ocd Frei Patrício. Um casal especial.
http://casaiscarmelitas.blogspot.com.br/2009/05/oracao-santa-teresinha-pela-familia.html
w2.vatican.va/.../papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia.html


Ele era um simples relojoeiro; e ela, uma primorosa rendeira: de origem burguesa, santos por eleição.

Estela Maria Teresa de Jesus, OCDS/Petrópolis
Comissão de Espiritualidade

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...