sábado, 17 de outubro de 2009

Liturgia - 18 de outubro - 29o. DOMINGO DO TEMPO COMUM






29º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária

Cor
litúrgica: Verde

Ofício dominical comum
I Semana do Saltério
Liturgia das Horas
: 579-354
Oração das Horas: 758-719


Leituras : Is 53, 10-11 – Sl 32(33) – Hb 4,14-16 – Mc 10, 35-45
“Mestre, queremos que nos conceda tudo o que te pedimos.”
É nosso dever reconhecer todo dia quanto bem Deus nos faz.


SÃO LUCAS EVANGELISTA

(festa omitida hoje)


São Lucas nasceu, provavelmente, em Antioquia da Síria. Foi amigo e companheiro de São Paulo, apóstolo, na tarefa da propagação do Evangelho de Jesus Cristo. Toda a sua ciência médica e literária colocou à disposição do grande apóstolo. Entregou-lhe a sua pessoa e seguiu-o por toda a parte. Pertencente a uma família pagã, Lucas converteu-se ao cristianismo. Segundo São Paulo, era médico: “Saúdam-vos, Lucas, o médico amado e Demas" (Colossenses 4,14). Lucas, entretanto, é mais conhecido como aquele que escreveu o terceiro Evangelho. Segundo a tradição, escreveu o seu Evangelho por volta do ano 70. É o mais teólogo dos evangelistas sinóticos (Mateus, Marcos). Ele apresenta-nos uma visão completa do mistério da vida, da morte e da ressurreição de Cristo. Embora escrevesse mais para os gregos do que para os judeus, o seu Evangelho dirige-se a todos os homens. Mostra, com isto, que a salvação que Jesus de Nazaré veio trazer dirige-se a todos os homens. É uma mensagem universal: o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19,10). De acordo com ele, Jesus é o amigo dos pecadores; é o consolador dos que sofrem. A vinda de Jesus é causa de grande alegria. O Evangelho de Lucas propõe-se como regra de vida não somente para a pessoa em si, mas para toda a comunidade. Daí o seu cunho social. Nele se cumpriu a máxima de Jesus: “bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”.
Ele é chamado pelo Apóstolo Paulo de “médico bem amado”. Foi seu fiel companheiro durante parte de suas viagens missionárias e na prisão. Escritor cultivado é o autor do terceiro Evangelho, no qual se faz arauto da misericórdia divina, assim como dos Atos dos Apóstolos, onde mostra a difusão universal da mensagem cristã.


“Fale pouco, e só se meta nas coisas em que for perguntado.”
São João da Cruz - D 139

“Sempre que me lembrar, hei de unir a oração mental à vocal, para que não vos espanteis, filhas; pois sei onde vão dar essas coisas, tendo tido minha cota de sofrimento nesse particular, razão por que não gostaria que ninguém vos deixasse desassossegadas, porque andar com medo nesse caminho pode prejudicar.”
Santa Teresa de Jesus C 22,3

Carta de Santa Teresa de Jesus em 18

1569 – C 22 – A Simon Ruiz, em Medina Del Campo – Entrada de Isabel de los Angeles nas Descalças de Medina, e outros negócios daquela casa.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...