2º dia: “Vinde, hóspede da alma!”
Orações iniciais
Sinal da Cruz
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Criador
Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos vossos fiéis;
enchei de graça celestial
os corações que vós criastes.
Vós sois chamado o Consolador,
dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, fogo, caridade
e unção espiritual.
Vós, com vossos sete dons,
sois força da destra de Deus;
Vós, o prometido pelo Pai,
Ditai-nos os gemidos da oração.
Acendei a vossa luz em nossas almas,
infundi vosso amor em nossos corações;
e a fraqueza da nossa carne,
fortalecei-a com redobrada força.
O inimigo, afugentai-o para bem longe;
dai-nos a paz o quanto antes;
abrindo-nos caminho como guia,
venceremos todos os perigos.
Que por Vós conheçamos o Pai,
conheçamos igualmente o Filho,
e em Vós, Espírito de ambos,
creiamos sempre.
Glória a Deus Pai,
e ao Filho que venceu a morte,
e ao Espírito Consolador
pelos séculos dos séculos. Amém.
V/: Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/: E renovareis a face da terra.
Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, dai-nos, pelo mesmo Espírito, amar o que é reto, e gozar sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
Intenções da novena (pessoais e comunitárias)
Oração da alma enamorada
(São João da Cruz – Ditos de luz e amor 26)
Senhor Deus, Amado meu, se ainda te recordas dos meus pecados, para não fazeres o que ando pedindo, faze neles, Deus meu, a tua vontade, pois é o que mais quero, e exerce neles a tua bondade e misericórdia e serás neles conhecido. Mas se esperas por obras minhas para, por esse meio, atenderes os meus rogos, dá-mas tu e opera-as tu por mim, assim como as penas que quiseres aceitar e faça-se. Mas se pelas minhas obras não esperas, por que esperas, clementíssimo Senhor meu? Por que tardas? Já que, enfim, há de ser graça e misericórdia o que em teu Filho te peço, toma as minhas moedinhas, pois as queres, e dá-me este bem, pois que tu também o queres. Quem se poderá libertar dos modos e termos baixos se tu não o levantas a ti em pureza de amor, Deus meu? Como se elevará a ti o homem, gerado e criado em torpezas, se não o levantares tu, Senhor, com a mão com que o fizeste? Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em teu único Filho, Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso confio que não tardarás, se espero. Com que dilações, esperas, [oh alma], se desde já podes amar a Deus em teu coração? Os céus são meus e minha a terra; minhas são as criaturas, os justos são meus e meus os pecadores; os anjos são meus e a Mãe de Deus e todas as coisas são minhas; e o próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim. Que pedes, pois, e buscas, alma minha? Tudo isto é teu e tudo para ti. Não te rebaixes, nem atentes às migalhas caídas da mesa de teu Pai. Sai de ti e gloria-te da tua glória. Esconde-te nela e goza, e alcançarás o que pede teu coração.
***
2º dia: “Vinde, hóspede da alma!”
Consolador magnífico,
doce hóspede da alma,
doce refrigério.
Súplica: Ajuda-nos, Senhor, pelo Espírito Santo, a preparar nosso interior para ser digna morada tua.
Texto bíblico
“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6, 19-20).
V/: Glorifiquemos ao Senhor com tudo o que somos.
R/: Pois o Espírito de Deus habita em nós.
Texto sanjuanista:
V/: Soprai no meu jardim para espalhar seus perfumes.
R/: E que nele entre o meu Amado para comer de seus frutos.
Meditação:
Oração final
Rainha do Céu
V/: Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia.
R/: Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
V/: Ressuscitou como disse, aleluia.
R/: Rogai a Deus por nós, aleluia.
V/: Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R/: Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
“Nesse aspirar do Espírito Santo pela alma, o Esposo, Filho de Deus, comunica-se-lhe de maneira altíssima, porque se trata de uma visita de amor. Por isso, como aos apóstolos envia primeiro o seu Espírito que é o seu aposentador, para que lhe prepare a pousada da alma esposa elevando-a em deleites, arrumando-lhe o horto, abrindo suas flores, descobrindo seus dons, enfeitando-a com a tapeçaria das suas graças e riquezas. (...) Portanto, muito é para desejar este vento divino do Espírito Santo e que cada alma peça que aspire pelo seu horto, para que sejam derramados os divinos odores de Deus.” (Cântico Espiritual 17, 8.9).
V/: Soprai no meu jardim para espalhar seus perfumes.
R/: E que nele entre o meu Amado para comer de seus frutos.
Meditação:
O Espírito Santo é invocado como hóspede da alma, porque não dispensa de nós o convite para ser o morador do nosso interior. No entanto, sabemos bem que, para aquele que deseja progredir no caminho de Deus, o Espírito Santo precisa ser, verdadeiramente, senhor e dono do castelo interior. Para o doce hóspede da alma, habitar é possuir e possuir é santificar, e assim procede o Espírito Santo nas moradas íntimas de quem se abre às suas operações. Por meio de comunicações amorosas, Ele nos visita suavemente, habita-nos permanentemente, possui-nos progressivamente e nos santifica constantemente.
***
Orações finais
Sequência do Espírito Santo
Vinde, Santo Espírito,
e enviai do céu
um raio de vossa luz.
Vinde, pai dos pobre,
vinde, doador dos dons,
vinde, luz dos corações.
Consolador magnífico,
doce hóspede da alma,
doce refrigério.
Descanso no trabalho,
no calor aragem,
consolo no pranto.
Ó luz santíssima,
enchei o íntimo dos corações
dos vossos fiéis.
Sem vosso auxílio
nada há no homem,
nada de inocente.
Lavai o que está sujo,
regai o que está seco,
curai o que está enfermo.
Dobrai o que é rígido,
aquecei o que está frio,
dirigi o que está desviado.
Dai aos vossos fiéis,
que confiam em vós,
os sete dons sagrados.
Dai o mérito da virtude,
dai o êxito da salvação,
dai a eterna alegria. Amém.
Oh Chama de amor viva, Espírito de Deus, “és a divina luz do meu entendimento, com o qual agora posso te ver, és a força da minha vontade, com a qual posso te amar e gozar, estando eu todo transformado no amor divino, és a glória de minha alma, sua delícia e ampliação, pois a meu respeito pode-se dizer o que se diz no Cântico dos cânticos: Quem é esta que sobe do deserto, encostada em seu amado (Ct 8, 5), carregada de delícias e derramando amor por todos os lados?” (Ch 1, 26). Concede-nos, Espírito Divino, a docilidade de coração para que permitamos ser guiados por ti rumo ao centro mais profundo da Santíssima Trindade, em cujo abismo de glória e amor vives e reinas com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.
Rainha do Céu
V/: Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia.
R/: Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
V/: Ressuscitou como disse, aleluia.
R/: Rogai a Deus por nós, aleluia.
V/: Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R/: Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
Oremos: Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, nós vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
***
Organização: Artur Viana, ocds

Nenhum comentário:
Postar um comentário