NOVENA DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE - 2021
(Meditando com algumas de suas cartas)
Tema: “Sou Elisabete da Trindade. Quer dizer,
Elisabete que desaparece, se perde, se deixa invadir pelos Três”.
(Carta 148)
ORAÇÃO INICIAL (Todos os dias):
Pai-Nosso.
Ave-Maria.
Vinde, Espírito Santo.
Glória ao Pai...
Intenções: (...)
Oração:
Ó Deus, rico em misericórdia, que revelastes à Irmã Elisabete da Trindade o mistério da vossa presença na alma dos justos e fizestes dela uma adoradora em espírito e verdade, concedei-nos por sua intercessão que, permanecendo no amor de Cristo, mereçamos ser transformados em templos vivos do Espírito Santo de amor, para o Vosso louvor e glória infinita. Amém.
SANTA ELISABETE DA TRINDADE,
rogai por nós!
++++++++++++++++++++++++++++
2º Dia – 31/10/2021.
Tema: Identificar-se com Cristo.
“Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Doutrina Católica:
Em toda a sua vida, Jesus mostra-Se como nosso modelo: é «o homem perfeito», que nos convida a tornarmo-nos seus discípulos e a segui-Lo; com a sua humilhação, deu-nos um exemplo a imitar; com a sua oração, convida-nos à oração; com a sua pobreza, incita--nos a aceitar livremente o despojamento e as perseguições. Tudo o que Cristo viveu, Ele próprio faz com que o possamos viver n'Ele e Ele vivê-lo em nós. «Pela sua Encarnação, o Filho de Deus uniu-Se, de certo modo, a cada homem». Nós somos chamados a ser um só com Ele; Ele faz-nos comungar, enquanto membros do seu corpo, em tudo o que Ele próprio viveu na sua carne por nós, e como nosso modelo: «Devemos continuar a completar em nós os estados e mistérios da vida de Jesus e pedir-Lhe continuamente que Se digne consumá-los perfeitamente em nós e em toda a sua Igreja [...]. Na verdade, o Filho de Deus deseja comunicar e prolongar, de certo modo, os seus mistérios em nós e em toda a sua Igreja, [...] quer pelas graças que decidiu conceder-nos, quer pelos efeitos que deseja produzir em nós, por meio destes mistérios. É neste sentido que Ele quer completá-los em nós» (S. J. Eudes)”. (CEC 520-521)
Meditando com Santa Elisabete da Trindade:
“Esmagada sob o peso de tanto amor”
Em carta dirigida ao Cônego Angles que conhecia “suficientemente” sua alma, a Irmã Elisabete trata a respeito de sua profissão religiosa, fala de seus sentimentos e de sua felicidade, demonstrando sua profunda identificação com Cristo: “Como o senhor tem sido sempre bom para comigo! Quanto se interessou por minha vocação! Por isso, esta noite a minha alma sente a necessidade de confidenciar-lhe sua imensa felicidade. O Esposo me dirigiu o seu “Veni”. Pronunciarei os Votos que me unirão para sempre com Cristo no dia onze de janeiro, nesta bela Epifania plena de luz e de adoração. O senhor que me acompanhou desde minha infância e recebeu minhas primeiras confidências, poderá compreender esta felicidade tão grande que inunda a minha alma. Esta noite eu pedi as orações da minha querida Comunidade e amanhã começo o meu retiro espiritual de dez dias. Parece um sonho. Eu esperei e desejei tanto... Quer recomendar-me de um modo especial todas as manhãs na santa Missa? É um acontecimento tão grande o que se vai realizar... Vejo-me envolta no mistério da caridade de Cristo. Quando contemplo a minha vida passada, descubro como que uma espécie de divina perseguição sobre minha alma. Oh! Quanto amor! Sinto-me como que esmagada sob o peso do amor. Diante d’Ele eu me calo e adoro. Nessa manhã da Epifania, a mais bela da minha vida, embora o divino Mestre me tenha já concedido dias realmente divinos, semelhantes aos do céu, nesse dia em que finalmente me será concedido realizar todos os meus desejos e serei enfim esposa de Cristo, quer, Sr. Cônego, celebrar o Santo Sacrifício por sua Carmelita? Depois, ofereça-a também ao Senhor para que seja totalmente possuída, invadida e possa dizer com São Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Ao final, promete-lhe suas orações: “Preciso dizer-lhe o quanto pedirei pelo senhor? Já conhece suficientemente minha alma e meu coração”. Pedindo-lhe suas orações: “Deixo-o para entrar com o Esposo num profundo recolhimento. Reze e abençoe a sua feliz Carmelita”. (Carta 132. 31 de dezembro de 1902)
Propósito pessoal:
Oração Final: ELEVAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE.
++++++++++++++++++++++++++++++
ORAÇÃO FINAL (Todos os dias):
ELEVAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE
“TRINDADE QUE ADORO”
Rezemos esta oração que foi composta por Santa Elisabete da Trindade, em 21 de novembro de 1904, que é sem dúvida uma das mais belas e profundas orações dedicadas à Santíssima Trindade, sendo uma espécie de síntese de sua vida espiritual.
“Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente para me estabelecer em Vós, imóvel e pacífica, como se minha alma já estivera na eternidade; que nada me possa perturbar a paz nem arrancar-me de Vós, ó meu Imutável, mas que cada minuto me transporte mais profundamente em Vosso Mistério!
Pacificai minha alma; fazei dela o Vosso Céu, Vossa morada querida e o lugar de Vosso repouso; que eu não Vos deixe jamais só; mas fique toda inteira Convosco, toda atenta em minha fé, em atitude de adoração e entregue inteiramente a Vossa ação criadora.
Ó meu Cristo amado, crucificado por amor, quanto desejaria ser uma esposa para Vosso coração; quanto desejaria cobrir-Vos de glória, quanto desejaria amar-Vos... Até morrer!... Mas sinto minha impotência e, por isso, peço-Vos revesti-me de Vós mesmo, identificai minha alma com todos os movimentos da Vossa. Submergi-me, penetrai-me, substitui-Vos a mim, a fim de que minha vida não seja senão uma irradiação da Vossa. Vinde a mim como Adorador, como Reparador, como Salvador.
Ó Verbo Eterno, Palavra de meu Deus, quero passar minha vida a escutar-Vos, quero ser inteiramente dócil, para aprender tudo de Vós; e depois, através de todas as noites, de todos os vácuos, de todas as impotências, quero ter sempre os olhos fitos em Vós e ficar sob Vossa grande Luz. Ó meu Astro querido, fascinai-me a fim de que eu não possa mais sair dos Vossos raios.
Ó fogo devorador, Espírito de Amor, vinde a mim para que em mim se opere uma como encarnação do Verbo; que eu seja para Ele uma humanidade de acréscimo na qual Ele renove o seu Mistério.
E Vós, ó Pai, inclinai-Vos sobre vossa pobre criatura, cobri-a com Vossa sombra, vede nela somente o Vosso Bem-Amado no qual pusestes todas as vossas complacências.
Ó meus “Três”, meu Tudo, minha Beatitude, Solidão Infinita, Imensidade em que me perco, eu me entrego a Vós qual uma presa, sepultai-Vos em mim, para que eu me sepulte em Vós, na esperança de ir contemplar em Vossa Luz o abismo de Vossa grandeza.”
Glória ao Pai... Amém.
Salve-Regina.
SANTA ELISABETE DA TRINDADE,
rogai por nós!
Estela da Paz, OCDS.
(Comunidade São José, Petrópolis/RJ).
Comissão de Espiritualidade
Referência:
TRINDADE, Elisabete. Obras Completas. Ed. Vozes, 1993.
PHILIPON, M. M. A Doutrina Espiritual da Irmã Elisabeth da Trindade. Livraria Agir, 1957.
REIS, Manuel Fernandes. Isabel da Trindade: Interioridade Teologal Unificada (I).
Catecismo da Igreja Católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário