quinta-feira, 11 de junho de 2009

Liturgia - 12 de junho - BEATO AFONSO MARIA MAZUREK


Bv. AFONSO MARIA MAZUREK,
Presbítero e Márttir de nossa Ordem

Cor litúrgica: Vermelho

Ofício próprio da memória facultatia na OCD ou
Liturgia das Horas: 1762-1057-1765
Oração das Horas: 1509-919-1510

Leituras próprias: Ap 7,9-17 – Sl 33(34) – Jo 15,18-21
“Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós.”
Cristo não enganou seus discípulos, nem lhes prometeu feitos e triunfos. Mostrou-lhes, com clareza, o mesmo caminho percorrido por ele.


Jósef Mazurek nasceu em 1º de março de 1891 em Baranówka, diocese de Lublin, na Polônia. Em 1908 recebeu o hábito carmelitano em Wadowice, com o nome de Afonso Maria do Espírito Santo. Em Viena (Austria) recebeu a ordenação sacerdotal em 16 de julho de 1916.Conhecido por seus dotes de organização e estimado como educador da juventude, foi, até 1930, prefeito e professor no Seminário Menor de Wadowice.Eleito, em 1930, Prior do convento de Czerna, cumpriu este oficio até a morte, com exceção do triênio 1936-1939, durante o qual foi ecônomo do mesmo convento.Organizou devoções particulares conforme o carisma do Carmelo e se dedicou à direção do coro do Carmelo Secular. Ao chegar o fim da segunda guerra mundial, aumentaram-se notavelmente a hostilidade dos nazistas e suas represálias na Polônia.Em 28 de agosto de 1944, aos 53 anos, foi martirizado. Em 13 de junho de 1999, o papa João Paulo II, na Polônia, beatificou 108 mártires da segunda guerra mundial, vítimas da perseguição nazista. Dentro desse grupo estava nosso irmão, o Padre Afonso Maria Mazurek, OCD.Alguns pensamentos seus:

Toda nossa santidade e perfeição consiste em conformar-nos com a vontade de Deus, que é a única e suprema norma de perfeição e de santidade.

Nada deveria perturbar a paz e a tranquilidade do coração, porque este coração deveria apegar-se somente a Deus e não às suas consolações, às suas graças ou aos seus dons.

Nas aflições, nas tribulações, nas angústias e nas tentações, sempre me refugiarei junto à melhor e amantíssima Maria, minha Mãe. A ela me ofereço e todas minhas coisas. Fielmente, junto com a Santíssima Maria, minha Mãe, quero estar sob a cruz de Jesus.

Oração

Deus onipotente que chamaste teu filho Afonso Maria a oferecer sua vida por amor a Cristo e à Igreja, ajuda-nos com sua graça para que, sustentados por seu exemplo, permaneçamos fiéis às promessas batismais durante toda nossa vida. Concede-nos também, por sua intercessão, la graça que com humildade e confiança te pedimos. Amém.

“A caridade sofre tudo o que tem a sofrer.”
São João da Cruz – C 13,12

“O que devem ter passado São Paulo, Santa Madalena e outros, cujo anseio do amor de Deus era tão intenso? Viver deve ter sido para eles um contínuo martírio.”
Santa Teresa de Jesus – V 21,7


SANTO DO DIA

São João de Sahagun



João Gonzáles de Castrillo, filho de nobres e cristãos, nasceu em 1430 na cidade de Sahagun, reino de León, Espanha. Estudou na sua cidade natal com os monges beneditinos da Abadia de São Facundo, recebendo a ordenação sacerdotal em 1453.Devoto da Santíssima Eucaristia, celebrava a Missa diariamente, ministrando o Sacramento, pregando para a população pobre e ignorante. Esta era sua maneira de catequizar. Mas depois João afastou-se para cursar teologia na faculdade de Salamanca, mas antes de retornar à sua diocese deixou sua marca nesta cidade.Certa vez, a comunidade se dividiu em dois partidos antagônicos e a disputa saiu do campo das idéias para chegar a uma luta de vida e morte. Entretanto, antes que a batalha iniciasse, João colocou-se entre os dois, pregou, orientou, aconselhou e um pacto de paz foi assinado entre eles para nunca mais haver derramamento de sangue. Desde então ganhou o apelido de "O Pacificador". Ingressou na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho em Salamanca. Chamado de Apóstolo de Salamanca, foi eleito Prior da comunidade em 1478. Ele mesmo previu a sua morte. Que ocorreu como uma conseqüência dos dons que possuía de enxergar o coração das pessoas e de aconselhá-las, para conseguir a conversão e a remissão da vida pecadora destes cristãos. Ele foi envenenado, por vingança de uma ex-amante, cujo homem convertido por ele, a abandonou para voltar à vida familiar cristã.João de Sahagun morreu em 11 de junho de 1479. O seu culto foi autorizado para o dia 12 de junho, quando foi declarado Santo pela Igreja em 1690. A cidade de Salamanca considera São João de Sahagun um dos seus padroeiros.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...