9º dia: “Vinde, Espírito glorificador!”
Orações iniciais (para todos os dias)
Sinal da Cruz
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Criador
Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos vossos fiéis;
enchei de graça celestial
os corações que vós criastes.
Vós sois chamado o Consolador,
dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, fogo, caridade
e unção espiritual.
Vós, com vossos sete dons,
sois força da destra de Deus;
Vós, o prometido pelo Pai,
Ditai-nos os gemidos da oração.
Acendei a vossa luz em nossas almas,
infundi vosso amor em nossos corações;
e a fraqueza da nossa carne,
fortalecei-a com redobrada força.
O inimigo, afugentai-o para bem longe;
dai-nos a paz o quanto antes;
abrindo-nos caminho como guia,
venceremos todos os perigos.
Que por Vós conheçamos o Pai,
conheçamos igualmente o Filho,
e em Vós, Espírito de ambos,
creiamos sempre.
Glória a Deus Pai,
e ao Filho que venceu a morte,
e ao Espírito Consolador
pelos séculos dos séculos. Amém.
V/: Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/: E renovareis a face da terra.
Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, dai-nos, pelo mesmo Espírito, amar o que é reto, e gozar sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
Intenções da novena (pessoais e comunitárias)
Oração da alma enamorada
(São João da Cruz – Ditos de luz e amor 26)
Senhor Deus, Amado meu, se ainda te recordas dos meus pecados, para não fazeres o que ando pedindo, faze neles, Deus meu, a tua vontade, pois é o que mais quero, e exerce neles a tua bondade e misericórdia e serás neles conhecido. Mas se esperas por obras minhas para, por esse meio, atenderes os meus rogos, dá-mas tu e opera-as tu por mim, assim como as penas que quiseres aceitar e faça-se. Mas se pelas minhas obras não esperas, por que esperas, clementíssimo Senhor meu? Por que tardas? Já que, enfim, há de ser graça e misericórdia o que em teu Filho te peço, toma as minhas moedinhas, pois as queres, e dá-me este bem, pois que tu também o queres. Quem se poderá libertar dos modos e termos baixos se tu não o levantas a ti em pureza de amor, Deus meu? Como se elevará a ti o homem, gerado e criado em torpezas, se não o levantares tu, Senhor, com a mão com que o fizeste? Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em teu único Filho, Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso confio que não tardarás, se espero. Com que dilações, esperas, [oh alma], se desde já podes amar a Deus em teu coração? Os céus são meus e minha a terra; minhas são as criaturas, os justos são meus e meus os pecadores; os anjos são meus e a Mãe de Deus e todas as coisas são minhas; e o próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim. Que pedes, pois, e buscas, alma minha? Tudo isto é teu e tudo para ti. Não te rebaixes, nem atentes às migalhas caídas da mesa de teu Pai. Sai de ti e gloria-te da tua glória. Esconde-te nela e goza, e alcançarás o que pede teu coração.
***
9º dia: “Vinde, Espírito glorificador!”
Dai o mérito da virtude,
dai o êxito da salvação,
dai a eterna alegria. Amém.
Súplica: Inflama nossas almas, oh Chama viva de amor, e faz-nos participar da glória que Deus reservou para nós!
Texto bíblico
“Por essa razão dobro os joelhos diante do Pai – de quem toma o nome toda família no céu e na terra –, para pedir-lhe que conceda, segundo a riqueza de sua glória, que vós sejais fortalecidos em poder pelo seu Espírito no homem interior, que Cristo habite pela fé em vossos corações e que sejais arraigados e fundados no amor. Assim tereis condições para compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e de conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que sejais plenificados com toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3, 14-19).
V/: Seremos fortalecidos em poder pelo Espírito Santo.
R/: Para gozar plenamente da plenitude de Deus.
Texto sanjuanista:
“A alma sente que, naquela força de deliciosa comunicação do Esposo, o Espírito Santo a está provocando e convidando com aquela imensa glória que lhe apresenta diante dos olhos (...). A alma sente todas estas coisas e as entende claramente em sublime sentido de glória, tal como o Espírito Santo lhe mostra naquele suave e terno cintilar, com vontade de introduzi-la nessa mesma glória. Por isso sente-se provocada e responde dizendo: acaba já se queres. Desta maneira apresenta ao Esposo as duas petições que Ele nos ensinou no evangelho: ‘Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade’ (Mt 6, 10), que é como se dissesse: acaba de me dar esse reino, se queres, isto é, segundo a tua vontade. E para que assim suceda: rasga a tela deste doce encontro.” (Chama de Amor Viva 1, 28).
V/: Insere-nos, Espírito Santo, na imensa glória que vislumbramos em tuas comunicações.
R/: E prepara-nos para que um dia nos fartemos daquilo que agora degustamos.
Meditação:
O Espírito Santo é glorificador do ser humano, e isso implica dizer não apenas que Ele nos insere no gozo da visão beatífica e nos faz participar de sua vida divina no céu, mas, para além disso, significa dizer que Ele nos apresenta diante de Deus como louvor de sua glória, como expressão de sua vitória, de sua bondade, de sua misericórdia, de seu amor para com o ser humano. A final de contas, a vocação última do homem não é apenas gozar da glória, mas ser glória, não somente desfrutar do cântico eterno da Jerusalém Celeste, senão ser um próprio louvor a Deus, e, portanto, ser a expressão mais pura de que Ele é vencedor acima de tudo, de que Ele é fiel apesar de tudo, de que Ele ama para sempre.
***
Orações finais
Sequência do Espírito Santo
Vinde, Santo Espírito,
e enviai do céu
um raio de vossa luz.
Vinde, pai dos pobre,
vinde, doador dos dons,
vinde, luz dos corações.
Consolador magnífico,
doce hóspede da alma,
doce refrigério.
Descanso no trabalho,
no calor aragem,
consolo no pranto.
Ó luz santíssima,
enchei o íntimo dos corações
dos vossos fiéis.
Sem vosso auxílio
nada há no homem,
nada de inocente.
Lavai o que está sujo,
regai o que está seco,
curai o que está enfermo.
Dobrai o que é rígido,
aquecei o que está frio,
dirigi o que está desviado.
Dai aos vossos fiéis,
que confiam em vós,
os sete dons sagrados.
Dai o mérito da virtude,
dai o êxito da salvação,
dai a eterna alegria. Amém.
Oração final
Oh Chama de amor viva, Espírito de Deus, “és a divina luz do meu entendimento, com o qual agora posso te ver, és a força da minha vontade, com a qual posso te amar e gozar, estando eu todo transformado no amor divino, és a glória de minha alma, sua delícia e ampliação, pois a meu respeito pode-se dizer o que se diz no Cântico dos cânticos: Quem é esta que sobe do deserto, encostada em seu amado (Ct 8, 5), carregada de delícias e derramando amor por todos os lados?” (Ch 1, 26). Concede-nos, Espírito Divino, a docilidade de coração para que permitamos ser guiados por ti rumo ao centro mais profundo da Santíssima Trindade, em cujo abismo de glória e amor vives e reinas com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.
Rainha do Céu
V/: Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia.
R/: Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
V/: Ressuscitou como disse, aleluia.
R/: Rogai a Deus por nós, aleluia.
V/: Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R/: Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
Oremos: Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, nós vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
***
Organização: Artur Viana, ocds.

