quinta-feira, 17 de maio de 2018

15 anos da Província São José!


Neste dia 17 de maio de 2018 estamos celebrando os 15 anos de ereção canônica da nossa Província São José, ocorrida no Capítulo Geral da Ordem no ano de 2003. 

A Província São José debuta em um ano muito especial para a OCDS, ano em que esta celebra os 100 anos de sua presença no Brasil a partir da segunda vinda dos frades carmelitas descalços ao país e ano em que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil instituiu como Ano Nacional do Laicato, sob a luz do pedido do Papa Francisco, de fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”.

Portanto, como OCDS e como Província, temos muito agradecer por todo o caminho percorrido até aqui e por tudo o que já foi construído pelos que nos antecederam.

Cabe agora a nós a responsabilidade de cultivar o que já foi plantado e continuar semeando, podando e distribuindo os frutos de nosso carisma para a Igreja e para a sociedade humana.

Cabe a nós, frades, monjas e seculares, que somos e fazemos a Província São José, aprendendo com os erros e acertos do passado, prosseguir a nossa caminhada com ousadia e determinada determinação, vivendo com fidelidade a nossa vocação!

Cabe a nós, que somos a família carmelitana, buscar a centralidade de nossas vidas no Filho, abandonados na vontade do Pai, entregues à condução do Espírito e confiantes na intercessão amorosa de nossa Mãe do Carmo e de todos os santos do Carmelo!

Parabéns pelos 15 anos da nossa Província São José!
Parabéns pelos 100 anos da nossa OCDS!

Luciano Dídimo, ocds



ORAÇÃO CARMELITANA

Ó Senhor, Pai Santo, fonte de toda santidade, com o dom do Espírito Santo, nos chamastes a viver em obséquio de Jesus Cristo, Vosso Filho, uma vida casta, pobre e obediente.

Olhai com bondade a família do Carmelo, que suscitaste na vossa Igreja, confiando-a à materna proteção da Virgem Maria.

Dai-nos a humilde confiança de São José na vossa palavra, concedei-nos o carisma da oração e do amor à Igreja, que vivia no coração de Santa Teresa, nossa Mãe.

Ensinai-nos o caminho da fé, da esperança e da caridade, percorrido por São João da Cruz, nosso Pai; concedei-nos o amor ao silêncio e à solidão que marcaram a vida de Santa Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus; dai-nos a simplicidade de coração e o zelo apostólico que inspiraram Santa Teresinha do Menino Jesus.

Alimentai em nós o amor à Virgem Maria e o desejo de imitar-lhe as virtudes, na escola dos santos do Carmelo.

Renovai com o vosso amor esta família para que, em profunda comunhão com a Igreja, trabalhe incessantemente pela salvação do mundo e a vinda de vosso Reino.

Enviai operários à vossa messe; dai-nos o vosso Espírito e suscitai vocações para a Igreja e a Ordem do Carmelo. Fazei que toda a nossa vida seja um hino de louvor e glória ao vosso nome.

Olhai com amor, Senhor Pai Santo, à nossa família religiosa nesta região do Brasil; fazei que, em plena comunhão de corações e de intentos, saibamos realizar fecunda presença e autêntico testemunho do nosso ideal carmelitano; concedei-nos responder generosamente, sempre fiéis ao nosso carisma, às peculiares necessidades da Igreja em nosso país, inserindo-nos na sua realidade. Nós vo-lo pedimos pela proteção e intercessão de São José, a quem estamos particularmente confiados.

Amém.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...