terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

NOTÍCIAS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN

A Escola de Formação Edith Stein, órgão vinculado à Comissão de Formação da OCDS - Província São José, promoveu nesse mês de janeiro/2016 dois módulos, sendo o primeiro no polo Fortaleza e o segundo no polo São Roque.


Em Fortaleza, de 07 a 10/01 aconteceu o Módulo III - Dimensão Carmelitana, onde foram abordados os temas: História da Ordem, História e Conhecimento da OCDS e Introdução Geral aos pais do Carmelo. 


O primeiro tema, História da Ordem, foi ministrado por Giovani Carvalho Mendes, ocds, o qual é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará em 1993, com residência médica em Pediatria em 1999. É Membro da Cooperativa dos Pediatras do Estado do Ceará (COOPED), foi membro da Comunidade Rainha do Carmelo desde novembro de 2009 e atualmente está na nova fundação de Fortaleza, a Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha. Fez Promessas Definitivas em novembro de 2015.

  
No segundo dia, o tema História e Conhecimento da OCDS ficou no encargo do nosso Presidente Provincial Luciano Dídimo, que tem graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Cerá e em Direito pela Universidade de Fortaleza. É Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. É Servidor Público Federal no cargo de Analista Judiciário do TRT da 7ª Região, sendo atualmente Diretor de Secretaria da 7ª Vara do Trabalho de Fortaleza.


O Tema sobre a Introdução aos Pais do Carmelo foi dividido em dois dias, sendo o primeiro dia para São João da Cruz, ministrado por Frei Claudiano de Aragão Lima, frade carmelita descalço com especialização em Comunicação pela PUC Minas. É pregador de retiro e ministra cursos sobre a Teologia espiritual. Está desenvolvendo um estudo sobre DEPRESSÃO E NOITE ESCURA. Está desenvolvendo a "Escola do Carmelo", que é uma escola virtual com temas carmelitanos. Com ajuda de especialistas em São João da Cruz, desenvolveu um trabalho sobre Antropologia de São João da Cruz. Estudou música com o Maestro Dario de Belo Horizonte, sendo flautista.

Frei Claudiano Aragão palestrando
sobre São João da Cruz
O segundo dia do tema Introdução aos Pais do Carmelo foi dedicado ao estudo de Santa Teresa de Jesus, sendo ministrado por Maria Lairte Castro Alves de Lima, que é Master em Mística e em Ciências Humanas pelo Centro Internacional Teresiano Sanjuanista - Universidad de la Mística" - Ávila - Espanha (Curso reconhecido pela Universidade de Salamanca e Faculdade de Teologia do Norte da Espanha - Sede em Burgos ). É graduada em Farmácia – Bioquímica, Analista.

Nosso Delegado Provincial para a OCDS do Norte/Nordeste Frei André Severo visitando a Escola de Formação

Foto Oficial do Módulo III - Dimensão Carmelitana - Fortaleza-CE - JAN/2016

Em São Roque, de 21 a 24/01, a Escola de Formação promoveu o Módulo IV - Dimensão Espiritual, onde foram abordados os seguintes temas: Introdução à Vida Cristã,  Oração Cristã, Espiritualidade Cristã e Crescimento da Vida Espiritual.

Frei Deneval Januário, ocd palestrando sobre a Oração


Os três primeiros temas foram ministrados por Frei Deneval Januário de Sousa, frade carmelita descalço, bacharel em  Filosofia pela Faculdade de Filosofia São Bento - SP e estudos teológicos na PUC - MG de 1984 a 1987. Em 1985 foi ordenado diácono e em dezembro de 1987 foi ordenado sacerdote. Foi vigário paroquial em Travessão de Campos, BH. Foi Provincial da OCD e foi coordenador provincial do S.A.V.(Serviço de Animação Vocacional)  carmelitano.  Atualmente é vigário paroquial em Itabaiana- SE.

O último tema, Crescimento da Vida Espiritual foi ministrado por Francisco Renaldo Costa, formador da Comunidade Nossa Senhora do Carmo e Santa Teresa de Jesus (Higienópolis-SP). Ele tem Licenciatura em Filosofia; É Master Coach e Trainer do Instituto Coaching & Vida. Tem cursos de: T&D Comportamental, Coach de Performance Escolar e MBA em Gestão de Pessoas. É professor de Filosofia e Empreendedorismo.

Francisco Renaldo Costa, ocds, palestrando sobre o Crescimento da Vida Espiritual

Durante o curso, também houve momentos de oração da Liturgia das Horas e celebração eucarística.




Para os alunos da Escola de Formação Edith Stein que concluíram os quatro módulos do Curso, aconteceu a solenidade de formatura. Em estilo de recreio teresiano, os concludentes foram chamados solenemente para adentrarem ao recinto, cantaram o Hino Nacional, ouviram os pronunciamentos do Coordenador da Escola Moisés Faria, da Diretora da Escola Rose Piotto, do presidente provincial Luciano Dídimo, e do orador da turma Sebastião Silva. Em seguida houve a entrega dos certificados, seguida de um brinde, bolo e dança da valsa.

O coordenador da Escola Moisés Farias comanda o cerimonial da solenidade de formatura 
canto do Hino Nacional

Concludentes com seus certificados

brinde dos concludentes

Equipe da Escola de Formação: da esquerda para a direita Cidinha (diretora acadêmica), Vanessa (secretária), Rose
Piotto (Diretora), Liliane (secretária), Moisés (coordenador) e Carmelita (tesoureira)

Foto Oficial do Módulo IV - Dimensão Espiritual - São Roque-SP - JAN/2016

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...