sexta-feira, 30 de setembro de 2016

III CICLA SUR CHILE 2016 "EL ES EL ÚNICO CAPAZ DE SACIARNOS"






Nos dias 22 a 26 de setembro do corrente ano, realizou-se na cidade de Auco no Chile, o III CICLA SUR DA OCDS. Estiveram presentes membros das Comunidades da OCDS  dos países latinoamericanos do Cone Sul: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.


As delegações das Províncias da OCDS latinoamericanas, sob a coordenação dos irmãos chilenos, encontraram-se desta vez na Casa de Retiro  no Santuário de Teresa de Los Andes, local aprazível e de grande significado, não apenas para o povo chileno, mas para toda a Ordem dos  Carmelitas Descalços. Lá estão os restos mortais da Santa Carmelita.
Abertura III CICLA SUR compõem a mesa :Fr.Antônio ,Sra.Angelica e Fr.Alzinir

Teresa dos Andes ou "jJuanita" como é carinhosamente chamada, jovem  monja, carmelita descalça, padroeira da Juventude da América Latina, tem despertado de um forma geral sobre  os carmelitas  latinoamericanos grande interesse e amor. Assim como Teresinha do Menino Jesus, Teresita de Los Andes se tornou bem popular pela maneira que trilhou o caminho de santidade."Pelo amor seremos sempre vencedores". E foi com estas palavras que o Delegado Geral para OCDS, Frei Alzinir Debastiani, abriu o III CICLA juntamente com a Presidente da OCDS do Chile, Angélica Santana e o reitor do Santuário Frei Antônio. Fr. Alzinir Debastiani nos trouxe saudações do Padre Geral, Fr.Saverio Cannistrá: "Os diferentes ramos da Ordem Carmelita possuem experiências distintas,expressam-se de formas diferentes em seu carisma,cada um vive a especificidade de seu carisma.Mas todos são carmelitas!"
Casa de Retiro no Santuário Teresa de Los Andes na cidade de Auco, Chile

Após as boas vindas e apresentações dos países, os participantes se dirigiram à Capela para a Celebração Eucarística que solenemente abriu o ciclo de conferências.

Missa de  abertura do  III CICLA SUR Chile 2016


Nos dias seguintes sucederam-se as palestras de representantes da Bolívia cujo o tema foi: “Teresa dos Andes enamorada de Jesus Cristo". Argentina discursou sobre :“Teresa dos Andes, Monja Carmelita". O Uruguai “Teresa dos Andes pelas mãos de Maria aprendeste a ser forte na dor e generosa para amar". Paraguai: "Teresa dos Andes: "Alegria e Ternura na Família.” Brasil (Província Sudeste), nosso Presidente Provincial Luciano Dídimo nos falou de "Teresa de Los Andes - Servidora dos Pobres". E Brasil (Província Sul), Sidnei Santos, Presidente Provincial: "Teresinha dos Andes soubeste rir, amar', sofrer e servir”.


Presidente Ocds da Argentina local escolhido para sediar o próximo CICLA




Representantes da Bolívia


Presidente da  OCDS - Província Sudeste: Luciano Dídimo 
Capela do Antigo Carmelo de Los Andes 

Durante os dias do Encontro Latino Americano foram organizados passeios ao antigo mosteiro Carmelita onde viveu  Teresa dos Andes e a sua capela, lugar de graças e milagres. Houve momentos de dinâmicas em grupos com oração mental, teatro e atividades diversas.


Imagem do antigo  túmulo de Santa Teresa de Los Andes 

Teatro:  representação da vida da jovem carmelita pelos irmãos chilenos
Foi realizada Celebração Eucarística no Santuário Teresa de Los Andes presidida por Fr.Alzinir e concelebrada por Fr. Xavier, delagado da OCDS da Província brasileira do Sul  e demais padres do Chile. Representando o Uruguai, Frei Jorge Presentado,ocd.


Momento marcante e de emoção: a visita ao túmulo onde estão os restos mortais de Teresita de Los Andes. 

Túmulo de Santa Teresa de Los Andes na cripta do Santuário 

 

Virgen del Carmen, Padroeira do Chile


Solene Procissão em honra Nossa Senhora do Carmo  com os Presidentes da OCDS 


Membros  da OCDS do  Brasil - Província Sudeste 

Almoço em Vina del Mar: Presidentes Ocds 
Frei Xavier, Ocd ,Presidente Ocds, Sidnei e membros da Província Sul
Presidente da OCDS - Província Sudeste, Luciano Dídimo e Frei Alzinir ,Ocd, Delegado Geral da OCDS
Vice- Presidente Rose Lemos, da Província Sudeste e Frei Xavier e Marta, da Província Sul



Virgem do Carmo, abençoai nosso Brasil!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...