sábado, 11 de fevereiro de 2017

PRIMEIRO RETIRO ESPIRITUAL 2017
COMUNIDADE SÃO JOSÉ DE SETE LAGOAS


Nos dia 27 e 28 de Janeiro de 2017, a Comunidade São José de Sete Lagoas reuniu para o primeiro retiro espiritual 2017 com o tema “Meu julgo é suave e o meu fardo é leve (Mt 11,30) pregado pelo Padre Wantuil dos Santos Oliveira. O local de realização nos proporcionou tranqüilidade, silencio e uma natureza que nos convida a oração, a contemplação, reflexão, estudos e momentos de partilha.
Foram momentos fortes vivenciados na fé, amor, emoção, silêncio/deserto, orações, partilha, aprendizado, contemplação, como:
Após a abertura pelo Pe. Wantuil houve a introdução e acolhimento de Jesus crucificado, nos mostrando o fardo e o sofrimento passado por “Ele” em uma nova e derradeira aliança de amor, quando cheio de emoção e fé cada participante se dirigia a cruz e tocando-a e dizendo “uma palavra” que significasse a sua adesão á cruz e a missão de discípulos/missionários:
-“Entrego a minha dor na sua dor, em Ti eu me abandono, Senhor daí a vossa paz, aceitação, Sim eu aceito, eu estou aqui, uno o meu sacrifício ao seu sacrifício, renuncio a mim mesmo, Fica comigo Senhor, Amor, Paz.”
Leitura da palavra Mt 11,25-30.
Reflexição/partilha:
-Trazer-mos para a vida pessoal que “Jesus morreu por mim.”
-“Ele” nos chama (Mt 11,28), (Mc 3,13), não nos obriga, Nos convida a aprender com “Ele” (Mt 11,29), e (Apocalipse 3,20), com esperança e um coração novo, Para receber/aceitar/compreender (Mt 11,28-30), (Fl 4, 13), (Jô 16,33), (1 Cor 11,1), Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. (Sl 37,5), Conhecer a verdade (Jesus) e “Ele” a nós, (Jo 8,32), (Jo 13,6), Quando estamos com “Ele” nos sentimos fortalecidos, renovados e que precisamos também descansar. (Mc 6,31), Mas não será fácil, (Mc 6,48) e às vezes nos encostar no peito de Jesus, (Jo 13,25).
Reflexão, deserto/silencio:
- Paciência (Hb 10,36), alegria, esperança, perseverança na oração (Rm 12,12), Amor (Cor 13), (lc 7,34), Não Julgar (Jo 8, 1,11), Fé (At 16,30-32), (Jo 16,31), Retiro (6,15)
- Perseverar na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações,
(At 2,42), Vivemos como discípulos? (At 14,22), (Jo 16,22) e (Gl 2,20).
Orações e a Santa Missa: Liturgias das horas (Vésperas), logo após a Santa Missa.
Partilha e jantar.
Momento de perdão e “Vinde a mim” adoração silenciosa, (Lc 23, 34,40-42), vigília e descanso.
Domingo, 28/01, Orações, liturgia das horas – Laudes, partilha no café da manhã e reflexão/reflexão (Mt 23,1-12) e (Sl 100,2), deserto/silencio.
Chamando-nos a atenção aos nossos comportamentos de cristão, sobre as nossas obras.
A Santa Missa de encerramento com partilha e confraternização com um delicioso almoço.


Wilson Teixeira da Silva





a

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...