sábado, 24 de junho de 2017

XIII Congresso Norte/Nordeste e I Congresso Mariano da OCDS: O Carmelo é todo de Maria!

Foto Oficial do XIII Congresso Norte Nordeste da OCDS - I Congresso Mariano da OCDS
Foto Oficial do XIII Congresso Norte Nordeste da OCDS - I Congresso Mariano da OCDS


Entre os dias 15 e 18 de junho de 2017, foi realizado o XIII Congresso Norte Nordeste da OCDS e I Congresso Mariano da OCDS. Com o tema “O Carmelo é todo de Maria” e o lema “De onde me vem a honra de vir a mim, a mãe do meu Senhor”, membros da OCDS, OCD e convidados viveram durante os dias do Congresso a experiência de estudar, refletir, orar e louvar a Deus por meio de Maria, rainha e formosura do Carmelo. 


A comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha – Fortaleza/CE, organizadora do evento, recebeu os congressistas no Carmelo Santa Teresinha onde foi realizada a missa de abertura. Logo após, todos foram levados para a Casa de Encontros e Retiros das Irmãs Cordimarianas, situada na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza.

Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha, OCDS.

Missa de Abertura

Mesa de abertura do Congresso
A mesa de abertura do Congresso foi composta por Luciano Dídimo e Rose Piotto, presidente e vice-presidente provincial da Associação OCDS; Frei Cleber da Trindade, delegado para a OCDS; Frei Henrique, assistente espiritual do Carmelo Jovem; e Danielle Meirelles, presidente da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha. Na ocasião foi realizada a entrada das comunidades participantes do Congresso com o seu respectivo banner e também a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparacida, padroeira do Brasil.


Nos dias seguintes, foi encaminhada a programação que teve todos os momentos ligados a Nossa Senhora e em unidade com a Igreja que celebra o Ano Santo Mariano no Brasil. Frei Cleber iniciou as palestras com o tema “O Carmelo é todo de Maria” citando a devoção, o amor à Maria entre os cristãos e especialmente em todo o Carmelo.

Palestra Frei Cleber

Frei Henrique ao apresentar o tema “Maria, mãe de Deus e da humanidade” convidou a todos a serem imitadores do SIM de Maria, a confiar e meditar a Palavra de Deus. Giovani Carvalho Mendes, membro da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha, palestrou o tema “O Pai-Nosso de Maria” traçando um paralelo entre a oração que Jesus nos ensinou e a vida de Nossa Senhora.

Palestra Frei Henrique

Palestra Giovani Carvalho

“As Referências Marianas no Catecismo da Igreja Católica” foi o tema apresentado por Paulo Gautiele, membro da Comunidade São João da Cruz de Ibiapina/CE, que trouxe a importância de se considerar Nossa Senhora para a compreensão da doutrina católica. Artur Viana, membro da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha, apresentou o tema “A Virgem Maria na Espiritualidade de Santa Elisabete da Trindade” mostrando que é em Nossa Senhora que a santa encontra a plenitude e a perfeição de seu ideal interior. O tema “Aparições Marianas” foi trabalhado por Ana Stela, Conselheira Provincial e membro da Comunidade São José de Santa Teresa – Fortaleza/CE, que trouxe a mensagem e os significados das aparições marianas como em Fátima, Lourdes, França, dentre outras. “Os Dogmas Marianos” foram apresentados por Raimundo Soares, membro da Comunidade Rainha do Carmelo – Fortaleza/CE, falando sobre a importância de se considerar os dogmas para a caminhada espiritual. 

Palestra Paulo Gautiele.

Palestra Artur Viana

Palestra Ana Stela

Palestra Raimundo Soares

Por fim, Madre Bernadete da Santa Mãe de Deus, priora do Carmelo Santa Teresinha – Fortaleza/CE, finalizou o ciclo de palestras com o tema “A Virgem Maria na vida do Carmelita Secular” ressaltando Nossa Senhora como modelo a ser seguido por todos os seculares nas comunidades, no trabalho e na sociedade em geral.

Palestra Madre Bernadete

Durante a programação, os congressistas participaram de outros momentos marianos como: a Oração da Coroa da Imaculada, realizada pela Comunidade Rainha do Carmelo; e a Coroação de Nossa Senhora, realizada pela Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha. 

Momento Mariano - Oração da Coroa da Imaculada

Relíquias dos Santos Jacinta e Francisco

Momento Mariano - Coroação de Nossa Senhora

Momento Mariano - Coroação de Nossa Senhora

A alegria fraterna foi garantida também com a realização dos recreios carmelitanos, sendo eles: Festa dos Anos 60 e a Festa Junina. Com brincadeiras, músicas e muita animação os participantes do Congresso demonstraram a alegria de ser Carmelita.

Recreio Carmelitano - Festa dos Anos 60

Recreio Carmelitano - Festa Junina

As orações litúrgicas, Adoração ao Santíssimo e as Santas Missas foram momentos fortes de oração e encontro com Aquele que sabemos que nos ama... A Celebração Eucarística de encerramento foi presidida por Dom Aldo Pagotto e na ocasião houve a imposição do escapulário de Nilda e as promessas temporárias de Teresa Cristina, membros da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha. 

Missa de Encerramento.

Louvamos e agradecemos a Deus pelo Congresso que, sem dúvidas, trouxe muitos frutos para Ordem dos Carmelitas Seculares, e a cada participante que disse SIM à este encontro com Deus e Nossa Senhora. O Carmelo é todo de Maria!


*Acompanhe a matéria na íntegra na próxima edição da Revista Virtual do Monte Carmelo (Maio/Junho de 2017)...

Um comentário:

Olga Santiago disse...

Muito rico, todas as palestras maravilhosas, momentos inesquecíveis ❤️🌼👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...