domingo, 7 de janeiro de 2018

Solenidade da Epifania do Senhor



Os reis de toda a terra. 
 Hão de adorá-lo. 
 E todas as nações hão de servi-lo
.” Isaías

“Hoje a Igreja se uniu a seu celeste Esposo,
porque Cristo lavou no Jordão o pecado;
para as núpcias reais correm Magos com presentes;
e os convivas se alegrem com a água feita vinho. “Isaías

Com essas duas antífonas da Profecia de Isaías , na
Liturgia das horas ,Responsório Breve e  Cântico Evangélico(Benedictus)
 a Igreja celebra não somente uma, mas as três Epifanias de Jesus:a sua manifestação aos povos pagãos,à vinda de Reis/Sábios do oriente para adorá-lo,seu Batismo no Rio Jordão e as bodas de Caná.

"O Batismo de Jesus nos Jordão é uma segunda Epifania, do grego:epi, que significa sobre, e phania, que significa manifestação: assim como Jesus se manifestou aos Magos do Oriente, assim se manifesta agora no seu Batismo como verdadeiro Filho de Deus.





A esta segunda Epifania pode chamar-se, portanto, Teofania, de Theos, palavra grega que significa Deus: o batismo de Jesus é manifestação de Deus, manifestação da Santíssima Trindade. 

E haverá ainda uma terceira Epifania, que aconteceu em Caná da Galileia, quando Jesus converteu a água em vinho, texto que infelizmente, só se lê hoje no «Ano C»).

Santo António de Lisboa, num dos seus sermões, depois de comentar os anteriores significados, chama-lhe Bethfania, de beth, em hebraico, que significa casa, “porque, passado um ano do batismo, realizou um milagre divino entre as paredes de uma casa, numa festa de núpcias” (Sermão para a Epifania do Senhor, 2)




Estas três epifanias são celebradas desde há muitos séculos em dias distintos.... Mas no texto da liturgia de hoje,ressalta  a sua unidade!Como a antífona do Benedictus da Solenidade da Epifania do Senhor de hoje : “Hoje a Igreja uniu-se ao seu esposo celeste, porque, no Jordão, Cristo a lavou dos seus pecados; os Magos, com presentes, correm às festas das núpcias reais; e os convivas alegram-se com a água transformada em vinho. Aleluia”.

"Animados por esse desejo, amados filhos, deveis empenhar-vos em ser úteis uns aos outros, para que no reino de Deus, aonde se entra graças à integridade da fé e às boas obras, resplandeçais como filhos da luz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo por todos os séculos dos séculos."
São Leão Magno

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...