
Manuscrito de Sta Teresinha
Tradução:
"Eu vim ao Carmelo
para salvar as almas
e sobretudo para rezar
pelos sacerdotes".

“Santa Teresinha do Menino Jesus: um raio de luz que brota da Palavra de Deus”
Foi a partir desse tema que celebramos hoje nossa ação de graças iniciando o tríduo em preparação à festa de nossa querida Santa Teresinha do menino Jesus.
Foi na palavra de Deus que Teresinha confiou e apostou sua vocação, sem olhar atrás, sabendo com o coração e com a memória recitar e experimentar o livro de ouro ou seja o Evangelho.
Com entusiasmo carmelitano Frei Alzinir presidiu a celebração, que foi concelebrada por Freis ( Hudson, Mariano, Jorge).
A reflexão nos levou a fazer uma experiência profunda da Palavra de Deus e a questionar nosso amor e vivência da mesma
“Olhe para a Palavra de Jesus; lá está a única condição para nossa felicidade, a prova de nosso amor por Ele.”
Uma celebração animada pelas pastorais de nossa comunidade, fazendo vibrar no coração de todos o amor pelo Amor.
Matriz do Carmo- Caratinga-Minas Gerais
Os membros da Comunidade "Santa Teresesinha do Menino Jesus" estiveram reunidos, dia 24/09, no Centro Catequético Teresiano, em Caratinga, juntamente com os aspirantes, noviços e a Irmã Renata do Carmelo Teresiano.
Objetivo: o encerramento do estudo do Livro "Caminho de Perfeição", de Santa Teresa. Este momento foi direcionado pelo nosso querido Frei Alzinir que, com sua simplicidade e organização, nos ajudou a compreender de forma prática, as experiências vividas pela Santa.
Encerramos o dia com uma pequena e simples confraternização.
Agradecemos ao Frei pelo carinho e por nos tornar, ainda mais, apaixonados por Teresa.





A inserção na vida da Igreja que Santa Teresa nos recomenda é completa, concreta, e baseada na importância da vida interior e na eficácia da oração. A Autora não duvida em caracterizá--lo com tons decisivamente combativos.
Para alcançar esse objetivo, é preciso plantar a oração no sólido alicerce de virtudes práticas: amor fraterno, desapego de todo o criado, humildade; todas cercadas pela fortaleza.
A partir de tais princípios se abre o caminho da oração...
Tema central do Caminho é a “iniciação do carmelita à vida de oração”
(Introdução do C.Perf.)
Como vistes, a oração encerra em si todo o caminho espiritual, desde o princípio até o ponto em que Deus engolfa a alma e dá-lhe de beber abundamentemente da fonte de água viva que, como eu disse, se encontra no fim do caminho...
Aos que desejam seguir por esse Caminho então e não parar até o fim, que é chegar a beber dessa água de vida, como devem começar? “Digo que muito importa, sobretudo, ter uma grande e muito decidida determinação de não parar enquanto não alcançar a meta, surja o que surgir, aconteça o que acontecer, sofra-se o que se sofrer, murmure quem murmurar, mesmo que não se tenham forças para prosseguir, mesmo que se morra no caminho ou não se suportem os padecimentos que nele há, ainda que o mundo venha abaixo”.
Não mais voltar atrás depois que se inicia a caminhar na vida de oração.
(TRECHOS DO LIVRO CAMINHO DE PERFEIÇÃO)
Nossa Comunidade atenta à leitura sobre Santa Teresinha. Lemos também diversas frases escritas por ela, que nos fala sobre a Confiança no Nosso Bom Deus. 
Sua Excia.Revma.Dom Fernando Arêas Rifan celebra na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé da Cidade do Rio de Janeiro a Solene Santa Missa Pontifical em Comemoração 4° ano do Motu Proprio Summorum Pontificum e 1 ano da aplicação do Summorum Pontificum do Papa Bento XVI na Arquidiocese do Rio de Janeiro. A cerimônia começará às 09:00h da manhã, no próximo domingo, dia 25.