terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Atividades das Comunidades e Grupos OCDS





Início do Ano Formativo Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha,Fortaleza/Ce no último sábado dia 24 de Fevereiro.A tarde teve início com oração e acolhimento de boas vindas aos membros .Formação Principal que faz parte do programa de formação da Província Sudeste do Brasil e  está no Livro de Formação Promessas Definitivas Parte I,foi dada pela Presidente Danielle Cabral e foi sobre os Estatutos OCDS.Um breve histórico de como surgiu as ordens terceiras com São Francisco de Assis,depois a fundação da ordem terceira pelo Beato João Soreth,a Regra de Vida ou Norma de Vida para os terceiros,leigos ou seculares .
Momento quaresmal
A divisão do ordenamento para os membros das Ordem Terceiras da O.Carmo ou antiga Observância e os leigos da Ordem dos carmelitas Descalços Seculares.Com o Concílio Vaticano II as autoridades religiosas  do Carmelo Descalço juntamente com o ramo civil,os  seculares ,redigiu e aprovou as Constituições de 2003,a princípio como experiência mas para a surpresa de todos, a Santa Sé aprovou-a como definitiva.Surgiu a Ratio Instituciones em 2009 a filosofia por detrás da letra da lei e o documento de assistência Pastoral em 2006 .Em 2014 a reformulação,aprovação dos Estatutos particulares de cada província pela Casa Geral dos Carmelitas Descalços.A segunda Formação ,uma formação paralela ,subsídio extra para os membros ,foi sobre Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face.A formação será ministrada durante todo o ano pelo Conselho ,como sugestão do Formador Artur Viana e ele mesmo deu início ao Ciclo de palestras e forneceu rica  Bibliografia para o estudo da Doutora da Igreja durante 2018 como comemoração aos 100 anos de OCDS que culminará com o Fórum em Novembro em Aparecida/SP.








Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha,Fortaleza/Ce reunida Ermida São José








Comunidade Santa Teresa e Santa Miriam,OCDS e Grupo Vinha do Senhor,OCDS

No dia 2 de fevereiro , o Carmelo de Santa Teresa e Santa Miriam,
Franca /SP,sediou  o V Encontro de Espiritualidade Carmelitana. Coordenado pela Comunidade Santa Teresa e Santa Miriam,  o dia foi muito alegre e contou com a presença do frade carmelita descalço, Frei Pierino,OCD  que trouxe as relíquias  de Santa Zélia  e Luis Martin os pais de Santa Teresinha, contou também com a presença da vice-presidente provincial ,sra. Rose Piotto, seu marido Marcelo Piotto e a responsável pelos livros de Formação a sra. Lourdes .Esteve  também presente o Grupo  OCDS"Vinha do Senhor" da cidade paulista de Ribeirão Preto, foi um dia de oração  e muita alegria.

Presidente Sebastião ,Ocds e esposa Fátima,OCDS Franca/SP
Relicário com as  relíquias dos Santos Pais


Comunidade Flor do Carmelo de Bauru /SP,segue com a exposição nas Paróquias das Santas relíquias dos pais de Santa Teresa de Lisieux,Santa Zélia Martin e São Luis Martin.A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré acolheu as relíquias dos Santos Pais da Doutora da Pequena Via em Celebração Eucarística.

Comunidade Flor do Carmelo,Bauru/SP


Grupo Madre Teresa Margarida em Campo Belo,MG,acolhe a visita da Conselheira Mariza,em retiro espiritual dirigido pelo Frade Carmelita descalço,Frei João de Deus. Após celebração Eucaristica,segue com a exposição das relíquias de Santa Madre Teresa de Jesus.

Grupo Madre Teresa Margarida,Campo Belo/MG
Banner do Grupo homenagem a nossa "Mãe"
Como deve viver o carmelita?em obséquio de Jesus Cristo 
Relíquia Santa Teresa de Jesus 
Comunidade Rainha do Carmelo,Fortaleza/Ce,segue o seu segundo encontro formativo trabalhando o tema ;"As Bem-Aventuranças."Recebe a visita da Conselheira provincial que fala sobre o Forum Arquidiocesano dos leigos em Fortaleza/Ce promovido pela arquidiocese local com os leigos do Estado.

Presidente Efigênia e Conselheira Anastela
Livro de Formação 


Comunidade Rainha do Carmelo Fortaleza/CE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...