terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Noticias OCDS -Início Ano Formativo 2018-Grupo São José RJ




RETIRO QUARESMAL sobre "Vida Fraterna", iniciado com uma manhã de RETIRO do SILÊNCIO com SANTA TERESINHA (Manuscrito C):
- Grupo São José, de Petrópolis.

Proposta:
Que todos nós, nesta Quaresma, em sintonia com a Província São José, neste Centenário da OCDS, que escolheu a Santa Teresenha do Menino Jesus como baluarte deste ano, possamos ser cumulados por sua intercessão nesta subida ao Monte Calvário, a partir das suas experiências fraternas.

××××××××××××××××××××××××××××××

RETIRO QUARESMAL COM SANTA TERESINHA - GRUPO SÃO JOSÉ
II DOMINGO - 25.02.2018
2a. Semana da Quaresma:

292,14
REZAR PELOS QUE NOS OFENDERAM.
(A EXPERIÊNCIA DO RECREIO)

"Não me restringia a rezar muito pela irmã que me levava a tantos combates..."

"Encontra-se na comunidade uma irmã que tem o dom de desagradar- me em tudo, suas maneiras, suas palavras, seu caráter eram-me muito desagradáveis, porém é uma santa religiosa que deve ser muito agradável a Deus. Não querendo entregar-me à antipatia natural que sentia, disse a mim mesma que a caridade não deveria assentar-se nos sentimentos, mas nas obras.
Então, apliquei-me em fazer por essa irmã o que teria feito pela pessoa que mais amo. Cada vez que a encontrava, rezava por ela, oferecendo a Deus todas as suas virtudes e méritos. Sentia que isso agradava a Jesus, pois não há artista que não goste de receber elogios pelas suas obras, e Jesus, o artista das almas, fica feliz quando, em vez de olhar apenas o exterior, entramos no santuário íntimo que ele escolheu para morada e admiramos sua beleza.
Não me restringia a rezar muito pela irmã que me levava a tantos combates, procurava prestar-lhe todos os serviços possíveis. Quando estava tentada a responder-lhe de modo desagradável, contentava-me em lhe dar meu mais agradável sorriso e procurava desviar a conversa, pois diz-se na Imitação que é melhor deixar cada um no seu sentimento que se entregar à contestação.
Muitas vezes também quando não estava no recreio (quero dizer, durante as horas de trabalho), tendo algum relacionamento de serviço com essa irmã, quando os combates se faziam violentos demais, fugia como desertora. Como ela ignorava completamente o que eu sentia por ela, nunca suspeitou os motivos do meu comportamento e está persuadida de que o caráter dela me é agradável. Um dia, no recreio, disse-me, aproximadamente, as seguintes palavras com ar contentíssimo: "Aceitaríeis dizer-me, Irmã Teresa do Menino Jesus, o que tanto vos atrai em mim, pois cada vez que me olhais vejo-vos sorrir?" Ah! o que me atraía era Jesus oculto no fundo da alma dela... Jesus que torna suave o que é amargo... Respondi que sorria por estar contente em vê-Ia (obviamente não acrescentei que era do ponto de vista espiritual)."

ORAÇÃO:
(290b)
Ah, Senhor! sei que não ordenais nada impossível, conheceis minha fraqueza e minha imperfeição melhor do que eu mesma; bem sabeis que nunca poderei amar as minhas irmãs como vós as amastes, se vós mesmo, ó meu Jesus, não as amásseis em mim. É porque queríeis me conceder essa graça que fizestes um mandamento novo. Oh! como o amo, sendo que me dás a certeza de que vossa vontade é amar em mim todos aqueles que me ordenastes amar!...

 Da Escritura:
"Nenhuma palavra perniciosa deve sair dos vossos lábios, mas sim alguma palavra boa, capaz de edificar oportunamente e de trazer graça aos que a ouvem. Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda a espécie de maldade. Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo." 
(Ef 4,29-32)
. Vinde Espírito Santo...
. Pai Nosso...
. Ave Maria...




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...