Páginas
- Início
- OCDS
- Histórico
- Cronologia da OCDS
- Conselho Provincial
- Comunidades e Grupos
- Comissões de Trabalho da OCDS
- Próprio dos Santos da OCD
- Revista Virtual Monte Carmelo
- Tesouraria
- Agenda da OCDS 2021
- Documentos da OCDS
- Escola de Formação Edith Stein
- Comunicados Provinciais
- 25 anos da Federação São José
- Cartas do Padre Geral à OCDS
LITURGIA DAS HORAS ON -LINE
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Mensagem da Comunidade Santa Teresa, do Rio de Janeiro
Frei Fabiano Alcides que irá para Roma se despede da paróquia em Caratinga-MG
O frade demonstrou durante sua homilia sensibilidade e gratidão ao povo de Caratinga, mas enfatizou que por necessidades pastorais a Igreja em Roma precisa de ajuda. Relembrando os frades italianos que marcaram a história do Carmelo em Caratinga por mais de três décadas, como frei Arcanjo, Samuel, Francisco e Patrício Sciadinni, afirmou que “cabe ajudá-los, pois estão morrendo, acabando, os freis na Europa”. Contudo, deixou claro que aceitou a transferência em vista do bem da Igreja e do Carmelo. Pediu ainda aos fiéis que rezassem por ele e pelos outros dois frades que vão, para que, como Santa Teresa, façam o nome de Jesus mais amado e conhecido.Fonte: Diocese de Caratingahttp://www.diocesecaratinga.org.br/site/noticias/noticias/785-frade-carmelita-que-vai-para-roma-se-despede-da-paroquia
Carta do Definitório nº 6
Comentário ao Evangelho do dia feito por São João da Cruz




(1542-1591), carmelita, Doutor da Igreja
Conselhos e máximas (a partir dos n.° 220-226 in trad. Seuil 1945, p. 1212 rev.)
«Os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de Meu Pai que está no Céu» (Mt 18,10)
Os anjos são os nossos pastores; não só levam a Deus as nossas mensagens,
como também trazem até nós as que Deus nos envia. Apascentam-nos a alma com
doces inspirações e comunicações divinas; sendo bons pastores, protegem-nos
e defendem-nos dos lobos, isto é, dos demónios.
Com as suas secretas inspirações, os anjos possibilitam à alma um
conhecimento mais elevado de Deus; inflamam-na assim de uma chama mais viva
de amor para com Ele; chegam até a deixá-la ferida de amor [...].
A luz de Deus ilumina o anjo, penetrando-o com o seu esplendor e
inflamando-o com o seu amor, porque o anjo é um espírito puro completamente
disposto a essa participação divina, mas, ao homem, ilumina-o habitualmente
de uma maneira obscura, dolorosa e penosa, porque o homem é impuro e fraco
[...].
Quando o homem se torna verdadeiramente espiritual e fica transformado pelo
amor divino que o purifica, recebe a união e a amorosa iluminação de Deus
com uma suavidade semelhante à dos anjos [...].
Lembrai-vos de como é vão, perigoso e funesto exultarmos com tudo o que não
seja serviço de Deus, e considerai a tamanha infelicidade dos anjos que
exultaram e se comprazeram com a sua própria beleza e seus próprios dons
naturais; pois foi esse o motivo por que alguns deles caíram, privados de
toda a beleza, no fundo dos abismos.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Deus não precisa de multidões.

Os novos tempos não serão fáceis. Ainda é muito o que falta. Também o novo padre, que acaba de completar 26 anos, terá de arregaçar as mangas. Oito anos atrás ele batia à porta do Carmelo na Polônia, porque não havia uma casa de carmelitas descalços na Bulgária. Terminados seus estudos na Polônia, na Croácia e em Roma, ele voltou a Sofia e ajudou na reforma de uma casa para os carmelitas - e na reconstrução das almas. É dessa casa - o Centro Roncalli - que deve partir a renovação espiritual. Aqui tinha vivido o futuro papa João XXIII durante nove anos como diplomata. Aqui se realizam hoje retiros espirituais. Aqui funciona, no sótão, a Editora da Ordem. E nos demais ambientes os carmelitas, junto com outros sacerdotes, formam leigos de todas as idades, num Instituto de Cultura Teológica e Espiritual. Um ponto chave deve ser a convivência com outras confissões religiosas: mais de oitenta por cento da população são ortodoxos, cerca de doze por cento são muçulmanos. A pequena planta da Igreja Católica na Bulgária acorda de sua existência letárgica.
Nos últimos anos foi possível restaurar a casa da Rua Roncalli em Sofia desde a sua base - com a ajuda de vocês. Quanto mais itensamente se desdobra a atividade pastoral, tanto mais urgente se torna a necessidade de adequar as instalaçôes da casa. Falta uma cozinha, faltam cadeiras no auditório, falta uma mesa no refeitório. Nos quartos dos monges faltam, além disso, simples armários. Os "Carmelitas Descalços de São José" estão acostumados com privações. O mesmo vale para as religiosas que sobreviveram ao tempo das ditaduras, e assim também para os leigos. A falta mais dolorosamente sentida foi a dos padres. Sem padres não há sacramentos. Agora, Deus lhes deu um jovem sacerdote. Para nós é, de certo modo, um desafio doar aos corajosos irmãos e irmãs na Bulgária, junto com uma centelha de generosidade, um pouco de futuro esperançoso de alegria.
Fonte: site da "Ajuda à Igreja que sofre"
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
CONVITE
Mini-Definitório tem início em Londrina

Participam os provinciais e representantes das 13 circunscrições do Carmelo Descalço Latinoamericano e caribenho e os Provinciais das províncias espanholas de Navarra, Burgos e Castela, que tinham responsabilidades com as Delegações ou vicariatos.
Dando as boas vindas, falou-nos alguns instantes o Bispo emérito de Londrina, D. Albano, destacando a necessidade de não viver apenas das rendas dos nossos santos, mas de dar testemunho de santidade.
Em seguida foram entregues pelo P. Geral, fr. Savério Cannistrà às novas delegações e vicariatos , as decisões do Definitório sobre a re-estruturação das presenças das Províncias.
Fr. Marcos Juchen apresentou a sua reflexão, fruto de sua visita fraterna a casa cisrcunscrição, que se intitulou "Radiografia da América Latina e Caribe", onde destacou de modo prático as necessidades mais urgentes para o Carmelo Teresiano em nosso Continente. A seguir houve o trabalho em grupos, que será apresentada pela tarde, mantendo um diálogo com o p. Geral.
As 17:00, fr. Milton, provincial de Colombia fará mais uma colocação.
Hoje pela tarde inicia-se também o Encontro das Presidentes e Delegadas das Associações das Carmelitas Descalças na AL e Caribe.
Nos dias 28 de setembro a 1 de outubro haverá o Encontro do P. Geral com as Prioras dos Mosteiros do Brasil.
fr. Alzinir

quarta-feira, 22 de setembro de 2010
DE 22/09 A 30/09 - NOVENA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Durante nove dias reza-se a coroa das 24 Glórias à Santíssima Trindade, em ação de graças pelos dons concedidos a Santa Teresinha durante os 24 anos da sua vida e pela glória que lhe concedeu no Céu, depois da morte. Oração:
"Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores e graças com que enriquecestes a alma de vossa Serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço, se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma. Amém".
Glória ao Pai...
V. Santa Teresinha do Menino Jesus!
R. Rogai por nós.
(no fim das 24 glórias)
Ave Maria... Pai Nosso...
“Farei cair uma chuva de rosas"
RECREIO DO CONGRESSO 2010

domingo, 19 de setembro de 2010
XXVII CONGRESSO PROVINCIAL OCDS
AUTOR: CARLOS FREDERICO BARBOSA DE SOUZA OCDS
"SEMPRE FUI AMIGA DE BONS LIVROS" Santa Teresa de Jesus
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
SANTO ALBERTO DE JERUSALÉM - 17/09/2010

Santo Alberto nasceu em Itália, por volta do ano 1149. Entrou para os cónegos regulares de Santa Cruz, vindo a ser Prior Geral da Congregação. Foi depois bispo de Bobbio e Vercelli.
A sua fama de santo tornava-o querido aos olhos dos papas, imperadores, reis, bispos e de todo o povo, que o venerava como santo que tinha o dom de estabelecer a paz entre os desavindos.
Por morte do Patriarca de Jerusalém, foram unânimes os bispos, príncipes e o povo, em escolher para bispo de Jerusalém S. Alberto. O Papa teve que insistir muito para que aceitasse este cargo, que mais do que honra, era carga pesada, devido às dificuldades de toda a espécie, em que se encontrava o reino de Jerusalém.
Embarcou para a Terra Santa no ano 1205, sendo o seu Patriarca de 1206 a 1214. Chegado à Terra Santa, fixou residência na vertente do Monte Carmelo.
Brocardo, então prior dos carmelitas, pediu ao Patriarca Alberto que lhes desse uma norma de vida. De bom grado S. Alberto a escreveu, tornando-se assim no Legislador da nossa Ordem. Por isso, e apesar de não ter sido carmelita, a Ordem do Carmo o representa nas suas imagens vestido de carmelita e com a Regra na mão.
Nas suas dificuldades encontrou consolação e coragem junto dos carmelitas, seus amigos, de que foi sempre admirador e protector.
A Regra começa assim: «Aos amados filhos que moram perto da fonte de Elias, no Monte do Carmo…»
Quando, no dia 14 de Setembro de 1214, presidia em S. João de Acre, aos pés do Carmelo, à procissão da Exaltação da Santa Cruz, foi barbaramente assassinado, morrendo vítima do ódio este santo homem que passou a vida amando e fazendo a paz.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Carmelo da Imaculada Conceição-Sete Lagoas/MGHá momentos especiais e importantes na vida de cada pessoa, cada família ou Comunidade. São “marcos” que deixam marcas e requerem ser celebrados e rezados. "Celebrar o Jubileu da Fundação do Carmelo é poder dizer, depois de 25 anos, como o Senhor é bom!" Fostes consagradas a Deus - porque é Deus que consagra e consagra para o seu serviço -, para dar testemunho de sua bondade, de seu amor, e assim ser sinal para os irmãos e irmãs. O jardim que vocês plantaram, ficou bem enraizado aqui, em nosso coração, em nossa mente e em nossa Diocese. E não é possível esquecer!
Agradeço a Deus pelo testemunho, presença e amizade. “São 25 anos sendo esse sinal de testemunho e fidelidade”
Que Maria, Virgem peregrina na fé e nossa Mãe celeste, vos acompanhem e vos auxiliem a pronunciar como Ela o sim à vontade de Deus, cantando juntamente com Ela o Magnificat, na confiança e na alegria perene do coração. Abraços e orações, Andréia - OCDS
É monge (a)quem está separado de todos, mas unido a todos!"(João Paulo II)
Realidade, o que podemos fazer?

Fico impressionado de como nossos jovens estão alienados! Acabo de ler uma notícia que me deixou ainda mais preocupado, pois tenho uma filha adolescente, veja na íntegra a notícia:
“Teria chegado ao Brasil uma nova e perigosa mania importada dos Estados Unidos e da Inglaterra. Em festas com amigos, jovens pingariam vodca nos olhos "para aumentar a sensação de embriaguez". Para especialistas, a idéia do efeito alucinógeno é mito, mas pode causar inflamações graves, queimação da córnea e até cegueira. Por causa dessa mania, um universitário de Campinas, interior de São Paulo, perdeu 95% da visão e terá que receber uma nova córnea. O rapaz disse que foi influenciado por vídeos do YouTube. Em um deles, o cantor Tico Santa Cruz, do grupo Detonautas, aparece pingando vodca nos olhos. Ontem, Tico, de 32 anos, tirou o vídeo do YouTube. No seu blog, o músico repudiou as afirmações de que teria estimulado outros jovens. "Foi uma brincadeira que não acrescentou nada na minha vida. Mas cada um tem que assumir as consequências do que faz. Não sou responsável se alguém pingou vodca nos olhos e teve problemas", desabafou Tico Santa Cruz.”
http://www.montesclaros.com/noticias.asp?codigo=50572
Como que nossos jovens estão hoje facilmente sugestionados por tudo e qualquer coisa, besteiras, que são nocivas, que eles usam e experimentam de forma alienada. Lembro-me que também sou jovem e nunca fui alienado assim, no muito experimentei algumas bebidas diferentes, mas com muito medo e cuidado. O que está acontecendo? Como podemos ajudar a mudar esse cenário? Um vídeo de um músico, no mínimo inconseqüente, postado num meio de comunicação como a internet. Outro alienado, universitário, assiste ao vídeo e repete a façanha, e o pior, está quase cego por isso.
Diante de uma situação dessa, o que, como carmelita secular, posso fazer?
O que, como pai e como cidadão, posso fazer?
Creio que esse é um tema pertinente para discutirmos e levantar pistas para uma ação efetiva e transformadora, posto que, somos e devemos ser luz no mundo, fermento na massa. Quem se interessar vamos conversar sobre o assunto, envie um email.
Paz e bem.
Marcelo Vilela
OCDS - Comunidade Beata Elisabete da Trindade, Montes Claros-MG
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
ORAÇÃO E AÇÃO !!!

CAROS IRMÃOS EM CRISTO E NO CARMELO, É COM ALEGRIA QUE CONVIDO PARA MAIS REUNIÃO DE ORAÇÃO NAS FAMÍLIAS QUE SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA 16/08/2010, NA CASA DA IRMÃ CELINA, NA RUA DR. JOSÉ MARREY JÚNIOR, 38C, BAIRRO SANTA RITA, MONTES CLAROS-MG. QUEM NÃO PUDER ESTAR PRESENTE PODE ENVIAR SUAS INTENÇÕES PARA ESTE EMAIL. ESTEJAMOS UNIDOS EM ORAÇÃO PELAS FAMÍLIAS NESTE DIA E SEMPRE. PAZ E BEM A TODOS.
domingo, 12 de setembro de 2010
BEATA MARIA DE JESUS - 12/09/2010

Nasceu em Tartanedo, Espanha, em 1560. Entrou para o Mosteiro das Carmelitas Descalças de Toledo, em 1577, e fez sua primeira profissão religiosa, em 1578. Aí passou a sua vida consagrada ao louvor divino, com exceção do tempo que dedicou à fundação do Mosteiro de Cuerva, em 1585.
Morreu em Toledo, no dia 13 de setembro de 1640. Santa Teresa de Jesus, nossa mãe, apreciou-a muito. Foi insigne pela contemplação dos mistérios de Cristo, vividos, intimamente, na Sagrada Liturgia e numa plena experiência pessoal.
sábado, 11 de setembro de 2010
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
XXVII CONGRESSO PROVINCIAL OCDS


sexta-feira, 3 de setembro de 2010
FELIZ ANIVERSARIO MARILENE!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010
SANTA TERESA MARGARIDA REDI DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 01/09/2010

Virgem
Na adolescência, procurava exercitar cada dia uma virtude. Na juventude, adorava rezar diante do sacrário, onde dizia palpitar não só o Amor, mas o Coração do Amor. Tinha 17 anos quando pensou ouvir uma voz que lhe dizia: «Sou Teresa de Jesus e quero-te entre as minhas filhas». Foi o seu chamamento ao Carmelo, à «Casa dos Anjos», como gostava de chamar aos conventos de carmelitas.
Ana Maria Redi foi uma alma contemplativa desde menina. Freqüentemente enchia-se de entusiasmo e questionava: “diga-me, quem é esse Deus?”
Ana Maria, como lírio imaculado, procurava os vales sorridentes do Carmo, onde entrou com 17 anos, no dia 1º de Setembro. No período de Postulando quis Deus conceder-lhe uma doença provocada por um tumor maligno que a fez sofrer muito. Uma vez restabelecida, iniciou o Noviciado, tomando o hábito do Carmo e mudando o seu nome pelo de Teresa Margarida do Coração de Jesus.
Durante toda a sua vida viveu o lema: “Escondida com Cristo em Deus”. Mais que “Mestra” foi um contínuo e magnífico testemunho de vida espiritual. Foi Apóstola do Sagrado Coração e de Nossa Senhora do Carmo, a quem amou entranhadamente.
Outro lema que lhe era muito caro, com fiel herdeira do espírito do Carmelo era “padecer e calar”.
Teve uma particular experiência contemplativa, fundada na palavra do Apostolo São João: “Deus é Amor”. O mistério da Cruz e os espinhos que rodeavam o Coração de Cristo atraíam-na fazendo-a humilde, alegre e caridosa. No dizer das Irmãs, era um anjo do Céu no convento, em Florença.
Viveu no amor e na imolação de si mesma e atingiu, rapidamente, a perfeição, no serviço constante e heróico de suas Irmãs.
Conforme um de seus biógrafos, ela pertence a mais pura estirpe espiritual Sanjoanista. A chama obscura do amor infuso que abrasa, consume, ilumina e dirige toda a vida, fazendo-a tocar o centro da vida trinitária, de onde se abre o mais ardente apostolado contemplativo.
Também foi uma grande mística que para tanto usou dois meios: uma vida de dura ascese e intensa caridade fraterna.
Assimilou com perfeição os ensinamentos de Santa Margarida Maria Alacoque sobre o Sagrado Coração de Jesus e viveu-os de modo bem pessoal, até chegar à intimidade com a Santíssima Trindade.
Soube cobrir com as cinzas da santa humildade seus dons naturais: nobreza, cultura e inteligência. Conservou no mais profundo silêncio as graças que recebia de Deus, dissimulando continuamente todo ato de virtude. Teresa Margarida encontrou na meditação da Paixão de Cristo e no seu Coração o segredo da sua pureza, simplicidade, amor e caridade.
No dia 4 de Março de 1770, pediu ao confessor que a ouvisse em confissão geral, pois queria, no dia seguinte, comungar tão preparada como se fosse a última vez. Assim foi, de fato; nesse dia, 5 de Março, depois de comungar fervorosamente, caiu doente. A doença degenerou em gangrena que lhe provocava dores horríveis e insuportáveis. O Crucifixo, que sempre teve nas mãos foi a sua força. Morreu dois dias depois da doença se ter declarado. Faleceu aos 23 anos, em Florença, no dia 7 de março de 1770. Expirou com a cabeça inclinada e abraçada ao seu crucifixo.
O Papa Pio XI a beatificou no dia 9 de junho de 1929 e a canonizou no dia 12 de março de 1934.
A seu respeito, disse o Papa Pio XII: “Santa Margarida, ardente do amor divino, mais se assemelhou a um anjo que uma criatura humana, podendo assim ajudar muitas almas a alcançar a virtude”.






