quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Frei Fabiano Alcides que irá para Roma se despede da paróquia em Caratinga-MG

O vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, frei Fabiano Alcides Pereira, despediu-se nesta segunda-feira, 27, da comunidade paroquial em que residia desde o ano passado, no bairro Esplanada, em Caratinga.

A missa de despedida foi presidida por ele próprio na igreja Matriz às 19 horas e concelebrada pelos demais frades da comunidade, inclusive o pároco, frei Marcos Matsubara, e o irmão de frei Fabiano, frei Leandro Alcides, que reside no noviciado da Ordem Carmelita, em Piedade de Caratinga.

Frei Fabiano, que há dias vem se preparando para a transferência, contou que foi interrogado pelo provincial, frei Alzinir, sobre seu interesse em novamente morar em Roma, assumindo juntamente os frades Edinaldo da Silva e Luís Fernando uma paróquia dentro da província romana, que a partir de agora deverá ficar sobre a responsabilidade da província brasileira.

O frade demonstrou durante sua homilia sensibilidade e gratidão ao povo de Caratinga, mas enfatizou que por necessidades pastorais a Igreja em Roma precisa de ajuda. Relembrando os frades italianos que marcaram a história do Carmelo em Caratinga por mais de três décadas, como frei Arcanjo, Samuel, Francisco e Patrício Sciadinni, afirmou que “cabe ajudá-los, pois estão morrendo, acabando, os freis na Europa”. Contudo, deixou claro que aceitou a transferência em vista do bem da Igreja e do Carmelo. Pediu ainda aos fiéis que rezassem por ele e pelos outros dois frades que vão, para que, como Santa Teresa, façam o nome de Jesus mais amado e conhecido.

O religioso, que tem 29 anos e é natural de Manhuaçu, teve parte de sua história relembrada por Maria Aparecida de Aquino, da pastoral litúrgica da paróquia, durante a homenagem que fez em nome de todos os paroquianos e amigos do frade. Também o pároco, na despedida, fez profundo agradecimento a frei Fabiano, valorizando seu zelo com a promoção vocacional, sua dinamicidade e amizade com os jovens e principalmente sua dedicação às capelas.

Após a celebração a comunidade preparou uma bonita confraternização no pátio do convento carmelita. Todas as pessoas que estiveram na missa foram convidadas e puderam dar um abraço de despedida no frade.

Frei Fabiano deixa Caratinga nesta terça-feira, 28 de setembro. Para Roma, embarca na segunda-feira, 04 de outubro, em companhia do superior geral da ordem que visita o Brasil.



Fonte: Diocese de Caratingahttp://www.diocesecaratinga.org.br/site/noticias/noticias/785-frade-carmelita-que-vai-para-roma-se-despede-da-paroquia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...