 |  | EL CARMELO DE PUERTO PRÍNCIPE (HAITÍ) SOBREVIVE AL SEÍSMO | |  | Carmelitas Descalzas de Haití: “Estamos sanas y salvas” | |
|  | Communicationes PUERTO PRÍNCIPE (18-01-2010).- A última hora de la tarde de ayer, la hermana Jacqueline Marie de la Trinite, priora del monasterio de carmelitas descalzas de Puerto Príncipe (Haití), confirmaba que todas las hermanas de la comunidad se encontraban “sanas y salvas”.
Tras el devastador terremoto que el pasado 12 de enero asoló la capital de Haití con una magnitud de 7,3 en la escala de Richter, se perdió toda comunicación con el Monasterio de Puerto Príncipe. A la incertidumbre que generó esta falta de comunicación directa con las carmelitas hubo que sumar las noticias contradictoras que llegaban por distintos canales sobre el estado de la comunidad.
Sólo después de cinco días de producirse la tragedia se despajaron todas las dudas. La propia priora del Monasterio, la hermana Jacqueline Marie de la Trinite, pudo ponerse en contacto con su hermana y con el P. Robert Paul, Definidor General, para comunicar que “nosotras estamos, gracias a Dios, sanas y salvas” y solicitar que “continúen orando por la difícil situación en la que se encuentra sumido el país”.
Esta misma mañana el Vicario Regional del Caribe, P. Francisco Javier Mena, hacía llegar desde la vecina República Dominicana la confirmación del buen estado de las tres hermanas que componen la comunidad -Jacqueline Marie de la Trinite, Therèse Benedicte y Marie Therèse- y del monasterio. El P. Mena transmitía el testimonio de la hermana Inés del Mercado, carmelita de la enseñanza, que pudo comprobar directamente sobre el terreno el estado de la comunidad.
Solidaridad con Haití
El Secretario General para las Misiones de la Orden, el P. Julio Almansa, ha habilitado una cuenta bancaria para dar respuesta a las solicitudes de ayuda y donativos que en estos días están llegando hasta la Casa Generalicia de los Carmelitas Descalzos en Roma. Los fondos recibidos en esta cuenta serán canalizados para ayudar la comunidad de carmelitas de Puerto Príncipe y al pueblo haitiano afectado por la catástrofe.
(CARMELITANI SCALZI) Credito bergamasco- Filiale 89 - Via Bomcompagni 14 - Roma IBAN: IT22F0333603200000000001519 BIC o SWIFT: CREBIT22089 (Comunicationes Nº139)
|  | | |  | | | | |
2 comentários:
Supliquemos ardentemente a conversão de todos (vítimas e missionários) para adoradores do coração sacramentado e sempre aberto de nosso Senhor Jesus Cristo. Só a verdadeira adoração nos consola e conforma a vontade do Pai.
A tragédia do terremoto que dizimou centenas de vidas resultando em uma total destruição da capital do Haiti: Porto Príncipe, é um acontecimento que nos convoca a reflexão e escuta: por quê um país, que tem uma história de sofrimento e exclusão foi vítima de um desastre de tamanhas proporções?
Muitos tem buscado respostas: para os que não crêem parece ficar evidente que o silencio de Deus se torna desconcertante para os crentes. Para os que crêem, e para os cristãos em especialmente, que crêem em Deus que é Amor, a grande pergunta que se coloca,não se fixa em compreender as causas metafísicas da tragédia, mas se ilumina e se inspira no questionamento de Jesus diante da tragédia da Cruz:embora reconhecesse o terrível poder do mal, o enfrentou, com coragem e confiança; e ao se entregar, mesmo imerso num contexto de uma terrível noite, numa atitude de de fé amadurecida, soube Jesus, que o mal não tem a última palavra, e que a Palavra final está nas mãos do Pai: Deus é capaz de tirar de um mal imenso, um bem maior. Assim a tragédia da Cruz e do sofrimento, sem esgotar o seu mistério, pôde se torna vitória que explode em vida. A morte que passa à vida: a grande dinâmica da Páscoa.
Ademais, vemos como uma tragédia, pode sensibilizar a solidariedade humana, que deveria ser normativa mesmo em época sem crises. A convocação ao amor efetivo através da ajuda aos que sofrem nos permite ter a certeza de que aí (na comunhão e solidariedade), está a vontade de Deus. Nas tragédias da vida, a resposta da fé é ver Deus presente na ajuda para a transformação da dor em solidariedade e partilha. Deus presente no sofrimento do homem e Deus presente no ombro e mãos que sustenta o homem sofredor.
Que o Espírito de Deus nos ajude a compreender o mistério da Cruz Pascal de Jesus, no sofrimento do mundo e assim possamos efetivar a dinâmica da Páscoa.
Marcelo - OCDS - Diocese de Franca - SP
Postar um comentário