sábado, 28 de março de 2015

FELIZ ANIVERSÁRIO, SANTA MADRE TERESA DE JESUS! PARABÉNS!



     Hoje, todo Carmelo Descalço rejubila de alegria pelo aniversário de 500 anos de nossa Santa Madre Fundadora, Teresa de Jesus! Todos os Carmelos, de frades e monjas, e todos os lares dos carmelitas seculares, vivem, cada um com seu jeito próprio, um dia de graça e de muita gratidão ao Senhor Deus pelo dom da vida de nossa Santa Madre. 
       Celebrar o nascimento de nossa mãe, quer biológica, quer do coração, é o mesmo que celebrarmos o nosso próprio nascimento, pois, o que seríamos de nós sem ela? Fomos plasmados em seu ventre, gestados e esperados por nove meses, dados à luz em meio a dores, acolhidos em seus braços, alimentados em seus seios, embalados ao som de sua voz, amparados em nossas primeiras doenças e em nossa limitação pueril. Numa só palavra: somos frutos de seu amor materno. 
     Teresa nasceu hoje, há 500 anos atrás. E ela é nossa mãe. O que significa seu nascimento para nós, carmelitas? Tanto já foi dito nesses últimos cinco anos de preparação... Nós, seus filhos e filhas espalhados pelo mundo inteiro, nos debruçamos em seus escritos: nos livros e cartas por ela deixados. Avidamente "devoramos" suas palavras de luz e de fogo, e nos "alimentamos" de sua sã doutrina, totalmente evangélica, porém, que lança uma luz nova e brilhante em cada alma, em cada casa teresiana, onde ainda hoje Santa Madre vive e respira. 
      O que falamos anteriormente em relação às nossas mães biológicas ou do coração podemos aplicar também à nossa mãe Santa Teresa de Jesus. Somos seus filhos. Fomos "gestados" em seu coração. No Céu ela pediu a Jesus por nós e continua a pedir a todo instante, a cada momento. Fomos alimentados no "seio" de sua doutrina mística e oracional. Se somos carmelitas é porque nos apaixonamos por essa mulher maravilhosa e pedimos a ela que nos adotasse, que nos amparasse e nos alimentasse. Como somos felizes! Ah se correspondêssemos a seu amor sendo seus imitadores e a extensão de sua existência no mundo que nos rodeia! 
    Sim! Nosso estimado Padre Geral, Frei Savério Canistrá, ocd, nos intima a não sermos apenas "admiradores" ou "devotos" de Teresa, mas sermos seus imitadores, ao ponto de nos transformarmos outras "teresas" no mundo. 
     Assim como o mundo tem sede de Cristo, podemos dizer sem erro, que o mundo tem "sede de Teresa", pois ela não é nada mais, nada menos, do que uma "portadora" de Cristo e um santuário onde Ele habita. 
     Deus, em sua misericórdia infinita, concedeu ao mundo Teresa de Jesus. Na Luz de Cristo, ela é "nova luz" a nos inspirar, a nos fortalecer, a nos educar, a nos preparar, a nos animar e santificar.          Ela nos aponta de forma bem clara um Caminho a seguir, uma Vida a ser vivida e uma Verdade sempre nova, sempre atual, que renova todas as coisas. Sem sombra de dúvida, Teresa é um PRESENTE DE DEUS para a humanidade! Ela é um bálsamo, um "remédio", um "alimento", para um mundo tão cansado, tão carente e necessitado de Deus. 
     Que ela nos inspire, sempre mais, a sermos como ela: "inquietos e andarilhos" a levar a todos os cantos da terra, a Luz, a bondade, o amor e a misericórdia de Cristo. Amém! 
     Obrigado, Senhor, por nossa Mãe Santa Teresa. Que na gloriosíssima Morada, onde está, ela continue intercedendo por cada um de seus filhos e filhas; que ela nos acompanhe em nossas lidas e lutas diárias; que ela nos fortaleça em nosso cansaço; que ela nos anime em nossas cruzes e nos apresente sempre ao Amado Senhor, ao divino Rei, Sua Majestade, que precisa ser servido, muito bem servido, por todos nós. Amém! 


(Giovani Carvalho Mendes, ocds, Comunidade Rainha do Carmelo, Fortaleza - Ceará - Brasil) 




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...