sábado, 28 de março de 2015

Quero ser a luz de Teresa, quero ser Teresa!




Hoje nós da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, juntamente com toda a família carmelitana, com toda a Igreja e com todo o povo de Deus, celebramos os 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus!

Santa Teresa foi uma mulher à frente do seu tempo, guerreira, andarilha, missionária, mestra, doutora, nunca mediu esforços e sempre foi incansável em cumprir tudo aquilo o que Deus lhe pedia.

Como forma de celebrar esse V Centenário e revivendo esse espírito missionário e andarilho de Santa Teresa, a relíquia do seu cajado saiu em peregrinação pelo mundo a partir do dia 15/10/2014 no chamado Caminho de Luz, saindo de Ávila e iniciando o percurso de 30 países pelo Brasil. 

Foi a OCDS quem recebeu o Cajado em São Paulo! Para nós isso é muito significativo, pois Santa Teresa quis iniciar sua peregrinação primeiramente pelos leigos, através dos carmelitas seculares, para depois chegar na vida religiosa através dos frades e das monjas carmelitas!


Isso também gera uma grande responsabilidade para nós, pois é como se a Luz de Santa Teresa precisasse atingir primeiro o laicato, o povo de Deus, para que assim essa Luz pudesse ser irradiada para o clero e para os religiosos, iluminando assim toda a Igreja! 


E qual não foi minha surpresa, que o Caminho de Luz finalizou exatamente com o Papa Francisco, que tocou e beijou o cajado, confirmando assim o grande amor que toda a Igreja tem por Santa Teresa, e que não só o Carmelo, mas toda a Igreja tem a missão levar a Luz de Teresa para iluminar e mostrar ao mundo todo, que o caminho a seguir é aquele que nos leva a Jesus. 

O nosso Padre Geral, Frei Savério Canistrà, em sua mensagem por ocasião do início do ano jubilar teresiano, sabiamente nos advertiu de que não celebraremos adequadamente só fazendo coisas para honrar a memoria de Santa Teresa, mas sim fazendo-nos Teresa” Ou seja, a melhor maneira que podemos honrá-la é sendo Teresa

Seremos Teresa no mundo de hoje se conseguirmos vivenciar os três pontos fundamentais do carisma teresiano, que é a humildade, o desapego e o amor fraterno, combatermos os três grande males da humanidade, que são a ânsia pelo poder, pelo possuir e pelo prazer, respectivamente. 

A mensagem de Santa Teresa continua e continuará sempre atual, pois tudo aquilo que ela ensinou serve para nós como exemplo, como direcionamento, como testemunho. Teresa nasceu para Deus e para todos nós e é como ela que eu quero ser. Quero ser a luz de Teresa, quero ser Teresa!



Feliz Festa de Santa Teresa! 

Luciano Dídimo
Presidente da OCDS - Província São José

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...