quarta-feira, 13 de maio de 2015

CAPÍTULO GERAL DA ORDEM - HOJE FALAMOS SOBRE A MISSÃO

Aqui estamos mais um dia com vocês para colocar em comunhão o que fizemos no Capítulo no dia de hoje.
Antes de tudo, um aviso especial e uma oração pelo papa do frei Benjamin Elias (Provincial de Keral do Sul - Índia), que faleceu na noite de 11 para 12 de maio. Rezamos em sua intenção tanto na Eucaristia como nas vésperas do dia de hoje.
Hoje a liturgia, pode-se dizer que foi uma espécie de mistura de italiano e francês, pois enquanto os salmos e os cantos foram em italiano, na realidade quem tocava era o grupo africano. De fato, quem presidiu foi Frei Georges Tambala (Malawi) e concelebrada pelos freis Emile M'Bra (Costa do Marfim) e Roger Tshimanga (Congo). Este último quase anunciando o que seria abordado na aula capitular, recordou em sua homilia que estamos em um momento histórico em que as barreiras da missão estão caindo, inclusive a própria Europa pode ser considerada  hoje zona de missão.
A apresentação do tema da missão, já na aula capitular, recaiu sobre o Frei Georges Tambala, que nos mostgrou como nossas leis abordam este tema de forma muito sucinta e é urgente incluir na formação inicial  e sensibilizar nossos jovens e os menos jovens sobre este tema que tanto interpelou o coração de Santa Teresa, atenta às necessidades eclesiais, as periferias da época e à missão em geral.
Esta tarde, entre às 16:30 e 18:30 horas, ao mesmo tempo que se realizou o habitual trabalho de reflexão, os grupos ibérico e latino-americano  receberam a visita do Padre Geral para escutar sua proposta em relação ao Definidor que desejariam para essa região.
Além dos temos próprios do Capítulo, também foi informado aos capitulares de outras atividades da cultura teresiana que terão lugar nestes dias em Ávila por ocasião do V Centenário de Nascimento de Santa Teresa de Jesus.
Especificamente, amanhã à noite, às 22 horas, acontecerá o Concerto em Homenagem ao novo Definitório Geral, a cargo da Orquestra Jovem TEPSICORE, na Aula Magna da CITES. Na sexta-feira 15, às 20:30 horas no Centro de Congressos e Exposições Lienzonorte haverá a estréia do musical "Para vós Nasci", com base no roteiro de Agueda Lucas e a música de Rogelio Cabado. Interpretará o Coral do Colégio Pablo VI de Ávila.
Como previsto, amanhã acontecerá na sala capitular a eleição dos Definidores Gerais que acompanharão Frei Savério durante este próximo sexênio, e à tarde, estamos todos convidados à Eucaristia no Mosteiro de São José às 18 horas.









Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...