sexta-feira, 15 de maio de 2015

Inauguração da primeira Capela dedicada a SANTA MARIA DE JESUS CRUCIFICADO.


IBILLIN – No dia 18 de Abril de 2015, a Igreja Melquita da Galileia celebrou a inauguração da primeira capela dedicada a “Santa Maria de Jesus Crucificado” na sua terra natal, a Terra Santa.
Esta capela é a primeira dedicada à futura santa palestina na Terra Santa. Há já duas no mundo. Com efeito, os Padres de Betharram já dedicaram duas igrejas a Mariam: uma no Brasil em Brumadinho, Minas Gerais, que foi construída pelo Padre Dante Angelelli, e uma outra no seminário desta Congregação em Abiapodoume, Abidjan, Costa do Marfim.
Em Ibillin, as festividades começaram pela celebração da Missa. Presidida por Mons. Georges Bacouni, Arcebispo Melquita Católico concelebrada pelo Vigário Patriarcal Latino em Israel, Mons. Giacinto Marcuzzo, na presença de um grande número de padres e de uma multidão de fiéis.
A seguir à missa realizou-se uma grande procissão que atravessou as ruas da pequena vila que viu nascer a Beata carmelita.
“Todos nós damos graças, primeiro por este dom divino que é a Santidade de Mariam Baouardy, filha da nossa paróquia, lembrou na sua homilia S. Ex. Mons. Georges Bacouni, Arcebispo Melquita Grego Católico da Galileia. É uma graça que não merecemos, mas é uma dádiva do Senhor. Demos graças a Deus que nos deu esta capela  dedicada à Santa”.
Esta celebração foi também ocasião para reforçar ainda mais as boas relações ecumênicas nesta pequena vila do Norte da Terra Santa e isto graças à fraterna presença do Prior da paróquia Grega Ortodoxa, o Padre Saba Haj, que também tomou a palavra dizendo: “Santa Maria de Jesus Crucificado viveu as virtudes cristãs do amor do Amor da Fé e da Esperança. Como precisamos nós, hoje, destas virtudes nestes tempos tão difíceis. A Santa ofereceu-se a Deus apesar das dificuldades, dos sofrimentos, das diversas provações e, graças à sua determinação e à sua fé, fascinada pelo Espírito Santo e pela Virgem Maria, soube manter-se fiel aos seus votos e perseverar na vida cristã”.
Numa pequena meditação sobre a vida e as virtudes de Mariam, o atual prior da paróquia Melequita de Ibillin, o Padre Michel Tu’meh, dizia com admiração que “apesar de ser um exemplo de todas as virtudes e de a sua vida ter sido uma perpétua ação de graças ao Senhor, ela sentia-se sempre imperfeita”!         
O Sr. Zuheir Khoury, Presidente do Conselho Pastoral de Ibillin, não escondeu o orgulho de ser originário da mesma terra da futura Santa: “Estamos todos tão felizes, aqui em Ibillin; séculos depois da vinda de Jesus Cristo, Mariam Baouardy será proclamada santa. Estamos tão felizes por sermos nativos desta mesma pequena vila, a vila da Santa de Ibillin, a sua terra natal, onde ela recebeu o sacramento do Batismo e da Confirmação”. 
A capela ficará aberta 24 horas sobre 24 e será assim um santuário para todos os que desejem rezar para que a Santa interceda pela paz na Terra
A Beata Mariam Jeries Baouardy nasceu em Ibillin em 1846 e morreu em 1878, no Carmelo que ela mesmo começou a fundar em Belém, vindo com um grupo de monjas carmelitas do Carmelo de Pau, no Sudoeste de França.
Mariam viveu de forma heroica e admirável a sua fé cristã e a sua vocação carmelita, continuando enraizada na sua identidade oriental. Foi no Oriente que nasceu o monaquismo cristão no séc. III.
O Papa Francisco proclamará a Santidade da Beata Mariam e a da sua compatriota Marie-Alphonsine, co-fundadora das Irmãs do Rosário de Jerusalém, durante a Missa Pontifícia que presidirá em Roma, no próximo dia 17 de Maio.
Vários eventos terão lugar por esta ocasião na Terra Santa a partir do dia 9 de Maio. Nesse dia, realizar-se-ão duas vigílias de oração, uma no Carmelo de Belém e outra no Convento de Mamilla, em Jerusalém Ocidental. O convite para participarem nestes importantes momentos é dirigido a todos os fiéis da Terra Santa, locais ou estrangeiros, para o seu bem espiritual e para o bem da Igreja Mãe na Terra Santa. Vinde, com fervor e em grande número.


Firas Abedrabbo








































Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...