sexta-feira, 18 de junho de 2010

SEXTA FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM = 18/06/2010.

III Sexta Feira do Saltério (Vésperas = II Salmo)

Ant 2 Israel, bendize o Senhor, cantai ao seu nome suave.

Salmo 134, 13-21 (135): Louvor ao Senhor por suas maravilhas.

A primeira parte deste Salmo antecipa a segunda (vv. 13-21): “Eu bem sei que o Senhor é tão grande, que é maior do que todos os deuses” nela se diz. Agora se despojam os deuses de todo seu poder (vv. 15-17) não sem antes haver afirmado o poder benevolente do Deus de Israel (vv.13-14). O louvor final é proclamado por diversos grupos, que convergem em bênção ao Deus presente em Jerusalém (vv. 19-21)
Do ponto de vista literário, este Salmo canta as grandezas do Senhor, manifestadas na criação, na natureza e, de modo especial, nos portentos realizados em favor de Israel ao longo de sua história: no Egito, nas estepes do Sinai e, finalmente, na conquista de Canaã. Nada escapa à Sua bondade e à Sua onipotência. A criação e a história da salvação é um tecido maravilhoso de Sua bondade sobre o Povo Eleito, que é agora a Igreja. Esta segunda parte do Salmo 134 repete o Salmo 113 B: Canto de confiança na misericórdia de Deus, que se faz presente em nossa vida e nos protege. A atividade protetora de Yahweh se contrapõe à inanidade dos ídolos de outros povos, que nem sequer têm vida. A confiança posta nos ídolos é inútil e estéril.
A Bíblia de Jerusalém dá a todo o Salmo 134 o título de “Hino de louvor”. Este cântico de louvor é inteiramente construído com reminiscências ou empréstimos de outros textos bíblicos tomados, principalmente do Saltério. O salmista termina convidando a todo o povo de Israel, particularmente os pertencentes à classe sacerdotal e à tribo de Levi, a reconhecer e agradecer os benefícios de Yahweh com cantos de aclamação, em Seu santuário. Em Sião tem Sua morada e dali envia bênçãos continuamente a Seu povo. Demos graças e bendigamos a Deus, que nos faz familiares e viventes em Jesus, Seu filho e nosso irmão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...