terça-feira, 22 de junho de 2010

TERÇA FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM = 22/06/2010

IV Terça Feira do Saltério – (Vésperas = II Salmo)

Ant 2 Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó meu Deus.

Salmo 137(138): Ação de graças.

Embora apresente a forma de uma ação de graças individual, no Salmo 137 se expressa a comunidade israelita, sendo que todo povo aclama ou tem um representante em seu nome.
Os “anjos”, ante o que expressa o salmista, podem ser os deuses derrotados de outras nações. Eles e seus senhores devem agora unir-se ao louvor ao Único Senhor. A Este se pede que não abandone a obra de Suas mãos, que é Israel. “O Salmo estava destinado a ser recitado pelos fiéis reunidos no Templo, em uma cerimônia de ação de graças pela libertação do exílio”. O salmista parece fazer eco aos sentimentos de gratidão do povo, ao ser libertado da opressão babilônica. Assim, louva Yahweh pelo cumprimento de Suas antigas promessas, o que servirá para que todos os reis da terra reconheçam Seu senhorio e poder. Esta esperança de conversão das nações aparece no Salmo 101, 15-16 e na segunda parte do livro de Isaías (cc 40-66).
É um canto de ação de graças que, por sua vez dispõe o coração do orante para terminar em súplica confiante. A Bíblia de Jerusalém dá a este Salmo o título de “Hino de ação de graças”. Pode entender-se como um hino de louvor a Deus por haver dado cumprimento a suas promessas de libertação. O salmista, havendo recebido de Deus um grande benefício ou conjunto de benefícios, Lhe dá graças no Templo. O benefício é tão singular que todos os reis da terra louvam a Yahweh, quando chega a palavra em sua boca. Em verdade, isto somente terá realização plena no Messias, cuja Ressurreição foi a salvação do mundo inteiro.
“Ação de graças pelos dons recebidos e atitude de confiança esperando a proteção de Deus nos novos perigos que nos acercam: em nosso caminhar, a Eucaristia é, por excelência, a ação de graças e a nova graça”.
O Salmo consta de três partes:
- uma ação de graças (vv 1-3);
- um louvor universal (vv. 4-6);
- uma confissão de confiança sem limites (vv. 7-8).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...